Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000400043 |
Resumo: | Resumo Introdução: A qualidade dos cuidados de enfermagem (CE) tem um forte impacto na satisfação dos clientes (SC) e é uma dimensão essencial do ambiente de prática de enfermagem. Objetivos: Analisar a evidência científica acerca da satisfação dos clientes face aos cuidados de enfermagem em Cuidados de Saúde Primários (CSP). Métodos: Revisão integrativa da literatura em 3 etapas. 1) Uma pesquisa inicial na CINHAL e MEDLINE. 2)Uma pesquisa mais alargada, utilizando as mesmas palavras-chave e termos de pesquisa, nas restantes bases de dados da plataforma EBSCOHost. 3) Pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados foram do período entre 2009 e 2019. Resultados: Selecionaram-se vinte estudos que relatam achados sobre as dimensões que constituem o conceito de SC: arte no atendimento; qualidade técnica ou científica; custos; organização física e ambiental; disponibilidade dos profissionais; continuidade de cuidados; e resultados dos CE. Conclusão: A SC é descrita como o valor e reação aos CE que receberam. A SC com os CE é considerada como indicador fundamental da qualidade dos cuidados de enfermagem. |
id |
RCAP_c1ba1bf015568391b52f744db82f7ba7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0873-30152021000400043 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literaturaenfermagemsatisfação do clientequalidade dos cuidados de saúdeorganização e administraçãorevisãoResumo Introdução: A qualidade dos cuidados de enfermagem (CE) tem um forte impacto na satisfação dos clientes (SC) e é uma dimensão essencial do ambiente de prática de enfermagem. Objetivos: Analisar a evidência científica acerca da satisfação dos clientes face aos cuidados de enfermagem em Cuidados de Saúde Primários (CSP). Métodos: Revisão integrativa da literatura em 3 etapas. 1) Uma pesquisa inicial na CINHAL e MEDLINE. 2)Uma pesquisa mais alargada, utilizando as mesmas palavras-chave e termos de pesquisa, nas restantes bases de dados da plataforma EBSCOHost. 3) Pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados foram do período entre 2009 e 2019. Resultados: Selecionaram-se vinte estudos que relatam achados sobre as dimensões que constituem o conceito de SC: arte no atendimento; qualidade técnica ou científica; custos; organização física e ambiental; disponibilidade dos profissionais; continuidade de cuidados; e resultados dos CE. Conclusão: A SC é descrita como o valor e reação aos CE que receberam. A SC com os CE é considerada como indicador fundamental da qualidade dos cuidados de enfermagem.Instituto Politécnico de Viseu (IPV)2021-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000400043Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health n.esp9 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000400043Bernardo,DeolindaLucas,Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:10:15Zoai:scielo:S0873-30152021000400043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:21:52.001577Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura |
title |
Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura |
spellingShingle |
Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura Bernardo,Deolinda enfermagem satisfação do cliente qualidade dos cuidados de saúde organização e administração revisão |
title_short |
Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura |
title_full |
Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura |
title_fullStr |
Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura |
title_full_unstemmed |
Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura |
title_sort |
Satisfação dos clientes com os cuidados de enfermagem em cuidados de saúde primários- revisão integrativa da literatura |
author |
Bernardo,Deolinda |
author_facet |
Bernardo,Deolinda Lucas,Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Lucas,Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bernardo,Deolinda Lucas,Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
enfermagem satisfação do cliente qualidade dos cuidados de saúde organização e administração revisão |
topic |
enfermagem satisfação do cliente qualidade dos cuidados de saúde organização e administração revisão |
description |
Resumo Introdução: A qualidade dos cuidados de enfermagem (CE) tem um forte impacto na satisfação dos clientes (SC) e é uma dimensão essencial do ambiente de prática de enfermagem. Objetivos: Analisar a evidência científica acerca da satisfação dos clientes face aos cuidados de enfermagem em Cuidados de Saúde Primários (CSP). Métodos: Revisão integrativa da literatura em 3 etapas. 1) Uma pesquisa inicial na CINHAL e MEDLINE. 2)Uma pesquisa mais alargada, utilizando as mesmas palavras-chave e termos de pesquisa, nas restantes bases de dados da plataforma EBSCOHost. 3) Pesquisa nas referências bibliográficas dos artigos selecionados. Os estudos selecionados foram do período entre 2009 e 2019. Resultados: Selecionaram-se vinte estudos que relatam achados sobre as dimensões que constituem o conceito de SC: arte no atendimento; qualidade técnica ou científica; custos; organização física e ambiental; disponibilidade dos profissionais; continuidade de cuidados; e resultados dos CE. Conclusão: A SC é descrita como o valor e reação aos CE que receberam. A SC com os CE é considerada como indicador fundamental da qualidade dos cuidados de enfermagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000400043 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000400043 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0873-30152021000400043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu (IPV) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Viseu (IPV) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health n.esp9 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137303588765696 |