Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/34816 |
Resumo: | Após vários diálogos entre profissionais da educação do Brasil e de Portugal delineou-se a proposta de apresentação de alguns dos estudos e investigações de formadores de professores e/ou educadores que investem seu tempo intelectual, emocional e social para contribuir com o aperfeiçoamento da educacional. Diversos encontros (in) esperados propiciaram uma “rede conectiva de diálogos” da qual resultou um conjunto de textos que constituem a obra que aqui apresentamos. Estes textos representam distintas abordagens no que tange a abrangência diversa dos temas de educação, mas se interconectam pela dimensão do eixo-temático “A formação de professores e/ou educadores”. Alguns dos textos abordam questões de natureza transversal com reflexões acerca dos desafios da Identidade e da Formação do Profissional da Educação, enquanto outros nos revelam aspectos teórico-práticos da formação de professores que possibilitam a reflexão sobre a práxis pedagógica da docência. |
id |
RCAP_d37e09b7e8c1343d5564399f4abad54b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/34816 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e PráticasFormação de professoresInvestigaçãoApós vários diálogos entre profissionais da educação do Brasil e de Portugal delineou-se a proposta de apresentação de alguns dos estudos e investigações de formadores de professores e/ou educadores que investem seu tempo intelectual, emocional e social para contribuir com o aperfeiçoamento da educacional. Diversos encontros (in) esperados propiciaram uma “rede conectiva de diálogos” da qual resultou um conjunto de textos que constituem a obra que aqui apresentamos. Estes textos representam distintas abordagens no que tange a abrangência diversa dos temas de educação, mas se interconectam pela dimensão do eixo-temático “A formação de professores e/ou educadores”. Alguns dos textos abordam questões de natureza transversal com reflexões acerca dos desafios da Identidade e da Formação do Profissional da Educação, enquanto outros nos revelam aspectos teórico-práticos da formação de professores que possibilitam a reflexão sobre a práxis pedagógica da docência.ApprisRepositório da Universidade de LisboaLoss, AdrianaCaetano, AnaPonte, João Pedro da2018-09-19T09:34:27Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34816porLoss, A. S., Caetano, A. P., & Ponte, J. P. (2015). Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e práticas. Curitiba: Appris.978-85-8192-864-7metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:38.212225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas |
title |
Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas |
spellingShingle |
Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas Loss, Adriana Formação de professores Investigação |
title_short |
Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas |
title_full |
Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas |
title_fullStr |
Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas |
title_sort |
Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas |
author |
Loss, Adriana |
author_facet |
Loss, Adriana Caetano, Ana Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Caetano, Ana Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Loss, Adriana Caetano, Ana Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Investigação |
topic |
Formação de professores Investigação |
description |
Após vários diálogos entre profissionais da educação do Brasil e de Portugal delineou-se a proposta de apresentação de alguns dos estudos e investigações de formadores de professores e/ou educadores que investem seu tempo intelectual, emocional e social para contribuir com o aperfeiçoamento da educacional. Diversos encontros (in) esperados propiciaram uma “rede conectiva de diálogos” da qual resultou um conjunto de textos que constituem a obra que aqui apresentamos. Estes textos representam distintas abordagens no que tange a abrangência diversa dos temas de educação, mas se interconectam pela dimensão do eixo-temático “A formação de professores e/ou educadores”. Alguns dos textos abordam questões de natureza transversal com reflexões acerca dos desafios da Identidade e da Formação do Profissional da Educação, enquanto outros nos revelam aspectos teórico-práticos da formação de professores que possibilitam a reflexão sobre a práxis pedagógica da docência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2018-09-19T09:34:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/34816 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/34816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Loss, A. S., Caetano, A. P., & Ponte, J. P. (2015). Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e práticas. Curitiba: Appris. 978-85-8192-864-7 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Appris |
publisher.none.fl_str_mv |
Appris |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134402853208064 |