Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loss, Adriana
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Caetano, Ana, Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/34816
Resumo: Após vários diálogos entre profissionais da educação do Brasil e de Portugal delineou-se a proposta de apresentação de alguns dos estudos e investigações de formadores de professores e/ou educadores que investem seu tempo intelectual, emocional e social para contribuir com o aperfeiçoamento da educacional. Diversos encontros (in) esperados propiciaram uma “rede conectiva de diálogos” da qual resultou um conjunto de textos que constituem a obra que aqui apresentamos. Estes textos representam distintas abordagens no que tange a abrangência diversa dos temas de educação, mas se interconectam pela dimensão do eixo-temático “A formação de professores e/ou educadores”. Alguns dos textos abordam questões de natureza transversal com reflexões acerca dos desafios da Identidade e da Formação do Profissional da Educação, enquanto outros nos revelam aspectos teórico-práticos da formação de professores que possibilitam a reflexão sobre a práxis pedagógica da docência.
id RCAP_d37e09b7e8c1343d5564399f4abad54b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/34816
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e PráticasFormação de professoresInvestigaçãoApós vários diálogos entre profissionais da educação do Brasil e de Portugal delineou-se a proposta de apresentação de alguns dos estudos e investigações de formadores de professores e/ou educadores que investem seu tempo intelectual, emocional e social para contribuir com o aperfeiçoamento da educacional. Diversos encontros (in) esperados propiciaram uma “rede conectiva de diálogos” da qual resultou um conjunto de textos que constituem a obra que aqui apresentamos. Estes textos representam distintas abordagens no que tange a abrangência diversa dos temas de educação, mas se interconectam pela dimensão do eixo-temático “A formação de professores e/ou educadores”. Alguns dos textos abordam questões de natureza transversal com reflexões acerca dos desafios da Identidade e da Formação do Profissional da Educação, enquanto outros nos revelam aspectos teórico-práticos da formação de professores que possibilitam a reflexão sobre a práxis pedagógica da docência.ApprisRepositório da Universidade de LisboaLoss, AdrianaCaetano, AnaPonte, João Pedro da2018-09-19T09:34:27Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/34816porLoss, A. S., Caetano, A. P., & Ponte, J. P. (2015). Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e práticas. Curitiba: Appris.978-85-8192-864-7metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:26:29Zoai:repositorio.ul.pt:10451/34816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:47:38.212225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas
title Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas
spellingShingle Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas
Loss, Adriana
Formação de professores
Investigação
title_short Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas
title_full Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas
title_fullStr Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas
title_full_unstemmed Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas
title_sort Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e Práticas
author Loss, Adriana
author_facet Loss, Adriana
Caetano, Ana
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Caetano, Ana
Ponte, João Pedro da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Loss, Adriana
Caetano, Ana
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Investigação
topic Formação de professores
Investigação
description Após vários diálogos entre profissionais da educação do Brasil e de Portugal delineou-se a proposta de apresentação de alguns dos estudos e investigações de formadores de professores e/ou educadores que investem seu tempo intelectual, emocional e social para contribuir com o aperfeiçoamento da educacional. Diversos encontros (in) esperados propiciaram uma “rede conectiva de diálogos” da qual resultou um conjunto de textos que constituem a obra que aqui apresentamos. Estes textos representam distintas abordagens no que tange a abrangência diversa dos temas de educação, mas se interconectam pela dimensão do eixo-temático “A formação de professores e/ou educadores”. Alguns dos textos abordam questões de natureza transversal com reflexões acerca dos desafios da Identidade e da Formação do Profissional da Educação, enquanto outros nos revelam aspectos teórico-práticos da formação de professores que possibilitam a reflexão sobre a práxis pedagógica da docência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2018-09-19T09:34:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/34816
url http://hdl.handle.net/10451/34816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Loss, A. S., Caetano, A. P., & Ponte, J. P. (2015). Formação de professores e educadores no Brasil e em Portugal: Pesquisas, debates e práticas. Curitiba: Appris.
978-85-8192-864-7
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Appris
publisher.none.fl_str_mv Appris
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134402853208064