Segmentação dos mercados nos centros hípicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, António Carlos Pereira Rico
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13130
Resumo: O setor equestre e o cavalo desde cedo que acompanham a história de Portugal, mas é um setor com poucos estudos económicos. O presente estudo foca-se nos centros hípicos e estabelece como objetivo geral identificar segmentos de mercado ao nível do público-alvo dos centros hípicos e como objetivos específicos, identificar os critérios e variáveis de segmentação e caracterizar os elementos que compõem cada segmento. O estudo apresenta a fundamentação teórica sobre a segmentação de mercado, posteriormente sobre centros hípicos e aspetos relacionados. No seguimento explica-se a metodologia, determinam-se os resultados obtidos com base na estatística descritiva e multivariada e finalmente apresentam-se as conclusões. Conclusivamente verificaram-se 3 segmentos, um segmento de cavaleiros preocupados com a sua carreira desportiva, mas sensíveis ao estatuto social associado, um segundo segmento de indivíduos que gostam da equitação por causa dos cavalos e um terceiro segmento de cavaleiros que apenas pretendem uma carreira no setor; Market Segmentation in Equestrian Centers Abstract: The equestrian market and the horse have a long history in Portugal, but needs to grow in matter of economic studies. The present study focuses on equestrian centers, specifically, aims to identify market segments in equestrian centers, identify the targeting criteria, the respective variables and characterize the individuals of each segment. The study presents the theoretical background about the market segmentation, the equestrian center and related aspects. Further on, the methodology is explained, the results are determinate with the descriptive and multivariate statistics and finally the conclusions are presented. Conclusively, 3 segments were identified, one segment of concerned riders with their sports career and their social status, a second segment of respondents who enjoys riding because of horses and finally a segment of riders that are concerned with their sports career without other constraints.
id RCAP_d37eed1782138be74c2d019bebc1093c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13130
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Segmentação dos mercados nos centros hípicosCentro hípicoSegmentação de mercado e segmentosEquestrian centerMarket segmentation and segmentsO setor equestre e o cavalo desde cedo que acompanham a história de Portugal, mas é um setor com poucos estudos económicos. O presente estudo foca-se nos centros hípicos e estabelece como objetivo geral identificar segmentos de mercado ao nível do público-alvo dos centros hípicos e como objetivos específicos, identificar os critérios e variáveis de segmentação e caracterizar os elementos que compõem cada segmento. O estudo apresenta a fundamentação teórica sobre a segmentação de mercado, posteriormente sobre centros hípicos e aspetos relacionados. No seguimento explica-se a metodologia, determinam-se os resultados obtidos com base na estatística descritiva e multivariada e finalmente apresentam-se as conclusões. Conclusivamente verificaram-se 3 segmentos, um segmento de cavaleiros preocupados com a sua carreira desportiva, mas sensíveis ao estatuto social associado, um segundo segmento de indivíduos que gostam da equitação por causa dos cavalos e um terceiro segmento de cavaleiros que apenas pretendem uma carreira no setor; Market Segmentation in Equestrian Centers Abstract: The equestrian market and the horse have a long history in Portugal, but needs to grow in matter of economic studies. The present study focuses on equestrian centers, specifically, aims to identify market segments in equestrian centers, identify the targeting criteria, the respective variables and characterize the individuals of each segment. The study presents the theoretical background about the market segmentation, the equestrian center and related aspects. Further on, the methodology is explained, the results are determinate with the descriptive and multivariate statistics and finally the conclusions are presented. Conclusively, 3 segments were identified, one segment of concerned riders with their sports career and their social status, a second segment of respondents who enjoys riding because of horses and finally a segment of riders that are concerned with their sports career without other constraints.Universidade de Évora2015-03-02T17:10:40Z2015-03-022014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13130http://hdl.handle.net/10174/13130TID:201179865porDepartamento de Gestãoantonioricomartins@gmail.com256Martins, António Carlos Pereira Ricoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:12.966133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Segmentação dos mercados nos centros hípicos
title Segmentação dos mercados nos centros hípicos
spellingShingle Segmentação dos mercados nos centros hípicos
Martins, António Carlos Pereira Rico
Centro hípico
Segmentação de mercado e segmentos
Equestrian center
Market segmentation and segments
title_short Segmentação dos mercados nos centros hípicos
title_full Segmentação dos mercados nos centros hípicos
title_fullStr Segmentação dos mercados nos centros hípicos
title_full_unstemmed Segmentação dos mercados nos centros hípicos
title_sort Segmentação dos mercados nos centros hípicos
author Martins, António Carlos Pereira Rico
author_facet Martins, António Carlos Pereira Rico
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, António Carlos Pereira Rico
dc.subject.por.fl_str_mv Centro hípico
Segmentação de mercado e segmentos
Equestrian center
Market segmentation and segments
topic Centro hípico
Segmentação de mercado e segmentos
Equestrian center
Market segmentation and segments
description O setor equestre e o cavalo desde cedo que acompanham a história de Portugal, mas é um setor com poucos estudos económicos. O presente estudo foca-se nos centros hípicos e estabelece como objetivo geral identificar segmentos de mercado ao nível do público-alvo dos centros hípicos e como objetivos específicos, identificar os critérios e variáveis de segmentação e caracterizar os elementos que compõem cada segmento. O estudo apresenta a fundamentação teórica sobre a segmentação de mercado, posteriormente sobre centros hípicos e aspetos relacionados. No seguimento explica-se a metodologia, determinam-se os resultados obtidos com base na estatística descritiva e multivariada e finalmente apresentam-se as conclusões. Conclusivamente verificaram-se 3 segmentos, um segmento de cavaleiros preocupados com a sua carreira desportiva, mas sensíveis ao estatuto social associado, um segundo segmento de indivíduos que gostam da equitação por causa dos cavalos e um terceiro segmento de cavaleiros que apenas pretendem uma carreira no setor; Market Segmentation in Equestrian Centers Abstract: The equestrian market and the horse have a long history in Portugal, but needs to grow in matter of economic studies. The present study focuses on equestrian centers, specifically, aims to identify market segments in equestrian centers, identify the targeting criteria, the respective variables and characterize the individuals of each segment. The study presents the theoretical background about the market segmentation, the equestrian center and related aspects. Further on, the methodology is explained, the results are determinate with the descriptive and multivariate statistics and finally the conclusions are presented. Conclusively, 3 segments were identified, one segment of concerned riders with their sports career and their social status, a second segment of respondents who enjoys riding because of horses and finally a segment of riders that are concerned with their sports career without other constraints.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-03-02T17:10:40Z
2015-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13130
http://hdl.handle.net/10174/13130
TID:201179865
url http://hdl.handle.net/10174/13130
identifier_str_mv TID:201179865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
antonioricomartins@gmail.com
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136547134504960