Segmentação dos mercados nos centros hípicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/13130 |
Resumo: | O setor equestre e o cavalo desde cedo que acompanham a história de Portugal, mas é um setor com poucos estudos económicos. O presente estudo foca-se nos centros hípicos e estabelece como objetivo geral identificar segmentos de mercado ao nível do público-alvo dos centros hípicos e como objetivos específicos, identificar os critérios e variáveis de segmentação e caracterizar os elementos que compõem cada segmento. O estudo apresenta a fundamentação teórica sobre a segmentação de mercado, posteriormente sobre centros hípicos e aspetos relacionados. No seguimento explica-se a metodologia, determinam-se os resultados obtidos com base na estatística descritiva e multivariada e finalmente apresentam-se as conclusões. Conclusivamente verificaram-se 3 segmentos, um segmento de cavaleiros preocupados com a sua carreira desportiva, mas sensíveis ao estatuto social associado, um segundo segmento de indivíduos que gostam da equitação por causa dos cavalos e um terceiro segmento de cavaleiros que apenas pretendem uma carreira no setor; Market Segmentation in Equestrian Centers Abstract: The equestrian market and the horse have a long history in Portugal, but needs to grow in matter of economic studies. The present study focuses on equestrian centers, specifically, aims to identify market segments in equestrian centers, identify the targeting criteria, the respective variables and characterize the individuals of each segment. The study presents the theoretical background about the market segmentation, the equestrian center and related aspects. Further on, the methodology is explained, the results are determinate with the descriptive and multivariate statistics and finally the conclusions are presented. Conclusively, 3 segments were identified, one segment of concerned riders with their sports career and their social status, a second segment of respondents who enjoys riding because of horses and finally a segment of riders that are concerned with their sports career without other constraints. |
id |
RCAP_d37eed1782138be74c2d019bebc1093c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/13130 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Segmentação dos mercados nos centros hípicosCentro hípicoSegmentação de mercado e segmentosEquestrian centerMarket segmentation and segmentsO setor equestre e o cavalo desde cedo que acompanham a história de Portugal, mas é um setor com poucos estudos económicos. O presente estudo foca-se nos centros hípicos e estabelece como objetivo geral identificar segmentos de mercado ao nível do público-alvo dos centros hípicos e como objetivos específicos, identificar os critérios e variáveis de segmentação e caracterizar os elementos que compõem cada segmento. O estudo apresenta a fundamentação teórica sobre a segmentação de mercado, posteriormente sobre centros hípicos e aspetos relacionados. No seguimento explica-se a metodologia, determinam-se os resultados obtidos com base na estatística descritiva e multivariada e finalmente apresentam-se as conclusões. Conclusivamente verificaram-se 3 segmentos, um segmento de cavaleiros preocupados com a sua carreira desportiva, mas sensíveis ao estatuto social associado, um segundo segmento de indivíduos que gostam da equitação por causa dos cavalos e um terceiro segmento de cavaleiros que apenas pretendem uma carreira no setor; Market Segmentation in Equestrian Centers Abstract: The equestrian market and the horse have a long history in Portugal, but needs to grow in matter of economic studies. The present study focuses on equestrian centers, specifically, aims to identify market segments in equestrian centers, identify the targeting criteria, the respective variables and characterize the individuals of each segment. The study presents the theoretical background about the market segmentation, the equestrian center and related aspects. Further on, the methodology is explained, the results are determinate with the descriptive and multivariate statistics and finally the conclusions are presented. Conclusively, 3 segments were identified, one segment of concerned riders with their sports career and their social status, a second segment of respondents who enjoys riding because of horses and finally a segment of riders that are concerned with their sports career without other constraints.Universidade de Évora2015-03-02T17:10:40Z2015-03-022014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13130http://hdl.handle.net/10174/13130TID:201179865porDepartamento de Gestãoantonioricomartins@gmail.com256Martins, António Carlos Pereira Ricoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13130Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:12.966133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Segmentação dos mercados nos centros hípicos |
title |
Segmentação dos mercados nos centros hípicos |
spellingShingle |
Segmentação dos mercados nos centros hípicos Martins, António Carlos Pereira Rico Centro hípico Segmentação de mercado e segmentos Equestrian center Market segmentation and segments |
title_short |
Segmentação dos mercados nos centros hípicos |
title_full |
Segmentação dos mercados nos centros hípicos |
title_fullStr |
Segmentação dos mercados nos centros hípicos |
title_full_unstemmed |
Segmentação dos mercados nos centros hípicos |
title_sort |
Segmentação dos mercados nos centros hípicos |
author |
Martins, António Carlos Pereira Rico |
author_facet |
Martins, António Carlos Pereira Rico |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, António Carlos Pereira Rico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Centro hípico Segmentação de mercado e segmentos Equestrian center Market segmentation and segments |
topic |
Centro hípico Segmentação de mercado e segmentos Equestrian center Market segmentation and segments |
description |
O setor equestre e o cavalo desde cedo que acompanham a história de Portugal, mas é um setor com poucos estudos económicos. O presente estudo foca-se nos centros hípicos e estabelece como objetivo geral identificar segmentos de mercado ao nível do público-alvo dos centros hípicos e como objetivos específicos, identificar os critérios e variáveis de segmentação e caracterizar os elementos que compõem cada segmento. O estudo apresenta a fundamentação teórica sobre a segmentação de mercado, posteriormente sobre centros hípicos e aspetos relacionados. No seguimento explica-se a metodologia, determinam-se os resultados obtidos com base na estatística descritiva e multivariada e finalmente apresentam-se as conclusões. Conclusivamente verificaram-se 3 segmentos, um segmento de cavaleiros preocupados com a sua carreira desportiva, mas sensíveis ao estatuto social associado, um segundo segmento de indivíduos que gostam da equitação por causa dos cavalos e um terceiro segmento de cavaleiros que apenas pretendem uma carreira no setor; Market Segmentation in Equestrian Centers Abstract: The equestrian market and the horse have a long history in Portugal, but needs to grow in matter of economic studies. The present study focuses on equestrian centers, specifically, aims to identify market segments in equestrian centers, identify the targeting criteria, the respective variables and characterize the individuals of each segment. The study presents the theoretical background about the market segmentation, the equestrian center and related aspects. Further on, the methodology is explained, the results are determinate with the descriptive and multivariate statistics and finally the conclusions are presented. Conclusively, 3 segments were identified, one segment of concerned riders with their sports career and their social status, a second segment of respondents who enjoys riding because of horses and finally a segment of riders that are concerned with their sports career without other constraints. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-03-02T17:10:40Z 2015-03-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/13130 http://hdl.handle.net/10174/13130 TID:201179865 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/13130 |
identifier_str_mv |
TID:201179865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão antonioricomartins@gmail.com 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136547134504960 |