Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.297-311 |
Resumo: | O presente artigo tem como objectivo investigar a construção da profissionalidade dos formadores de professores primários e de educadores de adultos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene, buscando compreender os diversos elementos que contribuem no processo de formação docente, a partir de três questionamentos: qual é o perfil do formador de professores primários e de educadores de adultos no Instituto de Formação de Professores de Chongoene? Que desafios esses profissionais enfrentam no processo de ensino e aprendizagem? E quais são as percepções, expectativas e motivações dos formadores do Instituto de Formação de Professores de Chongoene sobre o novo modelo de formação de professores e educadores de adultos? Para a concretização dos objectivos definidos, este estudo recorreu ao paradigma interpretativista O estudo assumiu a forma de um estudo de caso múltiplo, integrando 16 participantes, considerando-se cada sujeito um caso ou unidade de análise. As especificidades da profissionalidade docente dos participantes deste estudo emergiram nos dados e constituíram-se em dez categorias de análise às suas percepções, expectativas e motivações e revela-se pela constante mobilização de saberes diversos para identificar e resolver problemas quotidianos marcados pela incerteza, imbuídos por uma forte motivação intrínseca. |
id |
RCAP_d380e71ea7dc847416e5214425988820 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/98 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de ChongoeneProfessionalism in teaching: A look at the condition of the primary teacher trainers and adult educators at the Chongoene teacher training instituteProfissionalidade Docente; Formação de Professores; Competência; Habilidades; Prática Docente.Professionalism in Teaching; Teacher Education; Competence; Skills; Teaching PracticeO presente artigo tem como objectivo investigar a construção da profissionalidade dos formadores de professores primários e de educadores de adultos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene, buscando compreender os diversos elementos que contribuem no processo de formação docente, a partir de três questionamentos: qual é o perfil do formador de professores primários e de educadores de adultos no Instituto de Formação de Professores de Chongoene? Que desafios esses profissionais enfrentam no processo de ensino e aprendizagem? E quais são as percepções, expectativas e motivações dos formadores do Instituto de Formação de Professores de Chongoene sobre o novo modelo de formação de professores e educadores de adultos? Para a concretização dos objectivos definidos, este estudo recorreu ao paradigma interpretativista O estudo assumiu a forma de um estudo de caso múltiplo, integrando 16 participantes, considerando-se cada sujeito um caso ou unidade de análise. As especificidades da profissionalidade docente dos participantes deste estudo emergiram nos dados e constituíram-se em dez categorias de análise às suas percepções, expectativas e motivações e revela-se pela constante mobilização de saberes diversos para identificar e resolver problemas quotidianos marcados pela incerteza, imbuídos por uma forte motivação intrínseca.This article aims to investigate the construction of the professionalism of primary teacher trainers and adult educators at the Chongoene Teacher Training Institute, seeking to understand the various elements that contribute to the teacher training process, based on three questions: What is the profile of the primary teacher trainer and adult educators at the Chongoene Teacher Training Institute? What challenges do these professionals face in the teaching and learning process? And what are the perceptions, expectations and motivations of the trainers of the Chongoene Teacher Training Institute about the new model for training teachers and adult educators? In order to achieve the defined objectives, this study used the interpretive paradigm. The study took the form of a multiple case study, comprising 16 participants, of whom each was considered a case or unit of analysis. The specificities of the professionalism in teaching of the participants emerged in the data and constituted ten categories of analysis to their perceptions, expectations and motivations and is revealed by the constant mobilization of diverse knowledge for identify and effort to solve everyday problems marked by uncertainty, imbued with a strong intrinsic motivation.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.297-311https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.297-311New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 297-311New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 297-311New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 297-3112184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/98https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/98/95Mataruca, Isabel Vasco Mamudeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:14Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/98Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:56.931507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene Professionalism in teaching: A look at the condition of the primary teacher trainers and adult educators at the Chongoene teacher training institute |
title |
Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene |
spellingShingle |
Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene Mataruca, Isabel Vasco Mamude Profissionalidade Docente; Formação de Professores; Competência; Habilidades; Prática Docente. Professionalism in Teaching; Teacher Education; Competence; Skills; Teaching Practice |
title_short |
Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene |
title_full |
Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene |
title_fullStr |
Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene |
title_full_unstemmed |
Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene |
title_sort |
Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene |
author |
Mataruca, Isabel Vasco Mamude |
author_facet |
Mataruca, Isabel Vasco Mamude |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mataruca, Isabel Vasco Mamude |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissionalidade Docente; Formação de Professores; Competência; Habilidades; Prática Docente. Professionalism in Teaching; Teacher Education; Competence; Skills; Teaching Practice |
topic |
Profissionalidade Docente; Formação de Professores; Competência; Habilidades; Prática Docente. Professionalism in Teaching; Teacher Education; Competence; Skills; Teaching Practice |
description |
O presente artigo tem como objectivo investigar a construção da profissionalidade dos formadores de professores primários e de educadores de adultos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene, buscando compreender os diversos elementos que contribuem no processo de formação docente, a partir de três questionamentos: qual é o perfil do formador de professores primários e de educadores de adultos no Instituto de Formação de Professores de Chongoene? Que desafios esses profissionais enfrentam no processo de ensino e aprendizagem? E quais são as percepções, expectativas e motivações dos formadores do Instituto de Formação de Professores de Chongoene sobre o novo modelo de formação de professores e educadores de adultos? Para a concretização dos objectivos definidos, este estudo recorreu ao paradigma interpretativista O estudo assumiu a forma de um estudo de caso múltiplo, integrando 16 participantes, considerando-se cada sujeito um caso ou unidade de análise. As especificidades da profissionalidade docente dos participantes deste estudo emergiram nos dados e constituíram-se em dez categorias de análise às suas percepções, expectativas e motivações e revela-se pela constante mobilização de saberes diversos para identificar e resolver problemas quotidianos marcados pela incerteza, imbuídos por uma forte motivação intrínseca. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.297-311 https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.297-311 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.297-311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/98 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/98/95 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 297-311 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 297-311 New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 297-311 2184-7770 10.36367/ntqr.2.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130346392911872 |