Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mataruca, Isabel Vasco Mamude
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.297-311
Resumo: O presente artigo tem como objectivo investigar a construção da profissionalidade dos formadores de professores primários e de educadores de adultos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene, buscando compreender os diversos elementos que contribuem no processo de formação docente, a partir de três questionamentos: qual é o perfil do formador de professores primários e de educadores de adultos no Instituto de Formação de Professores de Chongoene? Que desafios esses profissionais enfrentam no processo de ensino e aprendizagem? E quais são as percepções, expectativas e motivações dos formadores do Instituto de Formação de Professores de Chongoene sobre o novo modelo de formação de professores e educadores de adultos? Para a concretização dos objectivos definidos, este estudo recorreu ao paradigma interpretativista O estudo assumiu a forma de um estudo de caso múltiplo, integrando 16 participantes, considerando-se cada sujeito um caso ou unidade de análise. As especificidades da profissionalidade docente dos participantes deste estudo emergiram nos dados e constituíram-se em dez categorias de análise às suas percepções, expectativas e motivações e revela-se pela constante mobilização de saberes diversos para identificar e resolver problemas quotidianos marcados pela incerteza, imbuídos por uma forte motivação intrínseca.
id RCAP_d380e71ea7dc847416e5214425988820
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/98
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de ChongoeneProfessionalism in teaching: A look at the condition of the primary teacher trainers and adult educators at the Chongoene teacher training instituteProfissionalidade Docente; Formação de Professores; Competência; Habilidades; Prática Docente.Professionalism in Teaching; Teacher Education; Competence; Skills; Teaching PracticeO presente artigo tem como objectivo investigar a construção da profissionalidade dos formadores de professores primários e de educadores de adultos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene, buscando compreender os diversos elementos que contribuem no processo de formação docente, a partir de três questionamentos: qual é o perfil do formador de professores primários e de educadores de adultos no Instituto de Formação de Professores de Chongoene? Que desafios esses profissionais enfrentam no processo de ensino e aprendizagem? E quais são as percepções, expectativas e motivações dos formadores do Instituto de Formação de Professores de Chongoene sobre o novo modelo de formação de professores e educadores de adultos? Para a concretização dos objectivos definidos, este estudo recorreu ao paradigma interpretativista O estudo assumiu a forma de um estudo de caso múltiplo, integrando 16 participantes, considerando-se cada sujeito um caso ou unidade de análise. As especificidades da profissionalidade docente dos participantes deste estudo emergiram nos dados e constituíram-se em dez categorias de análise às suas percepções, expectativas e motivações e revela-se pela constante mobilização de saberes diversos para identificar e resolver problemas quotidianos marcados pela incerteza, imbuídos por uma forte motivação intrínseca.This article aims to investigate the construction of the professionalism of primary teacher trainers and adult educators at the Chongoene Teacher Training Institute, seeking to understand the various elements that contribute to the teacher training process, based on three questions: What is the profile of the primary teacher trainer and adult educators at the Chongoene Teacher Training Institute? What challenges do these professionals face in the teaching and learning process? And what are the perceptions, expectations and motivations of the trainers of the Chongoene Teacher Training Institute about the new model for training teachers and adult educators? In order to achieve the defined objectives, this study used the interpretive paradigm. The study took the form of a multiple case study, comprising 16 participants, of whom each was considered a case or unit of analysis. The specificities of the professionalism in teaching of the participants emerged in the data and constituted ten categories of analysis to their perceptions, expectations and motivations and is revealed by the constant mobilization of diverse knowledge for identify and effort to solve everyday problems marked by uncertainty, imbued with a strong intrinsic motivation.Ludomedia2020-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.297-311https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.297-311New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 297-311New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 297-311New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 297-3112184-777010.36367/ntqr.2.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/98https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/98/95Mataruca, Isabel Vasco Mamudeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:14Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/98Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:56.931507Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene
Professionalism in teaching: A look at the condition of the primary teacher trainers and adult educators at the Chongoene teacher training institute
title Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene
spellingShingle Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene
Mataruca, Isabel Vasco Mamude
Profissionalidade Docente; Formação de Professores; Competência; Habilidades; Prática Docente.
Professionalism in Teaching; Teacher Education; Competence; Skills; Teaching Practice
title_short Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene
title_full Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene
title_fullStr Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene
title_full_unstemmed Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene
title_sort Profissionalidade docente: Um olhar sobre a condição de trabalho do formador do instituto de formação de professores de Chongoene
author Mataruca, Isabel Vasco Mamude
author_facet Mataruca, Isabel Vasco Mamude
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mataruca, Isabel Vasco Mamude
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionalidade Docente; Formação de Professores; Competência; Habilidades; Prática Docente.
Professionalism in Teaching; Teacher Education; Competence; Skills; Teaching Practice
topic Profissionalidade Docente; Formação de Professores; Competência; Habilidades; Prática Docente.
Professionalism in Teaching; Teacher Education; Competence; Skills; Teaching Practice
description O presente artigo tem como objectivo investigar a construção da profissionalidade dos formadores de professores primários e de educadores de adultos do Instituto de Formação de Professores de Chongoene, buscando compreender os diversos elementos que contribuem no processo de formação docente, a partir de três questionamentos: qual é o perfil do formador de professores primários e de educadores de adultos no Instituto de Formação de Professores de Chongoene? Que desafios esses profissionais enfrentam no processo de ensino e aprendizagem? E quais são as percepções, expectativas e motivações dos formadores do Instituto de Formação de Professores de Chongoene sobre o novo modelo de formação de professores e educadores de adultos? Para a concretização dos objectivos definidos, este estudo recorreu ao paradigma interpretativista O estudo assumiu a forma de um estudo de caso múltiplo, integrando 16 participantes, considerando-se cada sujeito um caso ou unidade de análise. As especificidades da profissionalidade docente dos participantes deste estudo emergiram nos dados e constituíram-se em dez categorias de análise às suas percepções, expectativas e motivações e revela-se pela constante mobilização de saberes diversos para identificar e resolver problemas quotidianos marcados pela incerteza, imbuídos por uma forte motivação intrínseca.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.297-311
https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.297-311
url https://doi.org/10.36367/ntqr.2.2020.297-311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/98
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/98/95
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Qualitative Research in Education: advances and challenges; 297-311
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigación Cualitativa en Educación: avances y desafíos; 297-311
New Trends in Qualitative Research; Vol. 2 (2020): Investigação Qualitativa em Educação: avanços e desafios; 297-311
2184-7770
10.36367/ntqr.2.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346392911872