A racionalização e o trabalho docente na rede estadual de educação de São Paulo: a pedagogia das \"competências e habilidades\"
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-26102020-120517/ |
Resumo: | Esta pesquisa analisa a evolução e transformação do termo competência nas perspectivas histórica e epistemológica e o seu transbordamento do campo do trabalho para o campo da educação. Apresenta, no enfoque histórico, dois eventos, um econômico, o Consenso de Washington de 1989 e, outro educacional, a Conferência Mundial de Educação para todos, de 1990, ocorrida em Jomtien, como fundamentais para difusão das competências; no enfoque epistemológico, apresenta uma discussão acerca da compreensão do termo competências em duas perspectivas; uma que entende o termo das competências como complexo, o que possibilitaria a pessoa encarar a complexidade dos desafios da atualidade; outra perspectiva das competências como um termo polissêmico, em consonância com a contemporaneidade cercada pela tecnologia digital que exige um alto grau de flexibilização e adaptação. O estudo aborda e analisa a pedagogia das competências e habilidades implementada como Proposta Curricular na Rede Estadual de Educação do São Paulo, em 2008. A partir desse ano, uma série de outros documentos vão adensando essa pedagogia como a Matriz de Avaliação do Saresp: documento básico de 2009, a Matriz de Avaliação Processual de todas as disciplinas da educação básica de 2016. Simultaneamente a esse processo de adensamento das competências, ocorre a inserção da tecnologia digital, por meio do aplicativo da Secretaria Escolar Digital, que reúne o Método de Melhoria de Resultados, a Plataforma Foco Aprendizagem e o Sistema de Acompanhamento de Resultados das Avaliações; este último processa os dados das avaliações estaduais, do Saresp e Avaliação da Aprendizagem em Processo, disponibilizando Mapas de competências e habilidades na Plataforma Foco Aprendizagem. As questões discutidas, no trabalho, giram em torno da articulação e combinação do currículo, da avaliação e da tecnologia digital que impactam o cotidiano escolar, afetando tanto o aluno como o professor. Foi realizada uma pesquisa empírica com 7 (sete) professores e 1(um) coordenador de 4 (quatro) escolas da Diretoria de Ensino do centro-oeste da Rede de Educação Estadual de São Paulo, com o intuito de investigar o cotidiano de trabalho e os saberes docentes. Concluímos, com a compreensão da configuração de um aparato das competências e habilidades composto por um eixo do currículo, da avaliação e da tecnologia digital que, muitas vezes, é recusado por parte dos professores ao resistir e imprimir outros e novos significados, para além daquele histórico e epistemológico que a pedagogia das competências e habilidades configura. |
id |
USP_b27b5ea04d08ded3d480993112fa9c76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-26102020-120517 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A racionalização e o trabalho docente na rede estadual de educação de São Paulo: a pedagogia das \"competências e habilidades\"Rationalization and Teaching Work in the State Education Network of São Paulo: the pedagogy of \"competences and skills\"CompetenceCompetênciaHabilidadesProfissão docenteRacionalizaçãoRationalizationSaberes docentesSkillsTeaching knowledgeTeaching professionEsta pesquisa analisa a evolução e transformação do termo competência nas perspectivas histórica e epistemológica e o seu transbordamento do campo do trabalho para o campo da educação. Apresenta, no enfoque histórico, dois eventos, um econômico, o Consenso de Washington de 1989 e, outro educacional, a Conferência Mundial de Educação para todos, de 1990, ocorrida em Jomtien, como fundamentais para difusão das competências; no enfoque epistemológico, apresenta uma discussão acerca da compreensão do termo competências em duas perspectivas; uma que entende o termo das competências como complexo, o que possibilitaria a pessoa encarar a complexidade dos desafios da atualidade; outra perspectiva das competências como um termo polissêmico, em consonância com a contemporaneidade cercada pela tecnologia digital que exige um alto grau de flexibilização e adaptação. O estudo aborda e analisa a pedagogia das competências e habilidades implementada como Proposta Curricular na Rede Estadual de Educação do São Paulo, em 2008. A partir desse ano, uma série de outros documentos vão adensando essa pedagogia como a Matriz de Avaliação do Saresp: documento básico de 2009, a Matriz de Avaliação Processual de todas as disciplinas da educação básica de 2016. Simultaneamente a esse processo de adensamento das competências, ocorre a inserção da tecnologia digital, por meio do aplicativo da Secretaria Escolar Digital, que reúne o Método de Melhoria de Resultados, a Plataforma Foco Aprendizagem e o Sistema de Acompanhamento de Resultados das Avaliações; este último processa os dados das avaliações estaduais, do Saresp e Avaliação da Aprendizagem em Processo, disponibilizando Mapas de competências e habilidades na Plataforma Foco Aprendizagem. As questões discutidas, no trabalho, giram em torno da articulação e combinação do currículo, da avaliação e da tecnologia digital que impactam o cotidiano escolar, afetando tanto o aluno como o professor. Foi realizada uma pesquisa empírica com 7 (sete) professores e 1(um) coordenador de 4 (quatro) escolas da Diretoria de Ensino do centro-oeste da Rede de Educação Estadual de São Paulo, com o intuito de investigar o cotidiano de trabalho e os saberes docentes. Concluímos, com a compreensão da configuração de um aparato das competências e habilidades composto por um eixo do currículo, da avaliação e da tecnologia digital que, muitas vezes, é recusado por parte dos professores ao resistir e imprimir outros e novos significados, para além daquele histórico e epistemológico que a pedagogia das competências e habilidades configura.This research analyzes the evolution and transformation of the term competence in the historical and epistemological perspectives and its overflow from the field of work to the field of education. It presents, in the historical focus, two events, one economic, the Washington Consensus of 1989 and another educational, the 1990 World Conference on Education for All, held in Jomtien, as fundamental for the diffusion of competences; in the epistemological approach, it presents a discussion about the understanding of the term competences in two perspectives; one that understands the term competences as complex, which would allow the person to face the complexity of today\'s challenges; another perspective of competences as a polysemic term, in line with the contemporary times surrounded by digital technology that requires a high degree of flexibility and adaptation. The study addresses and analyzes the pedagogy of competences and skills implemented as a Curriculum Proposal in the State Education Network of São Paulo, in 2008. From that year on, a series of other documents will consolidate this pedagogy as the Saresp Evaluation Matrix: basic document for 2009, the Procedural Evaluation Matrix of all basic education disciplines in 2016. Simultaneously to this process of densification of the competences , digital technology is inserted through the Digital School Secretariat application, which brings together the Results Improvement Method, the Learning Focus Platform and the Evaluation Results Monitoring System; the latter processes the data from state assessments, Saresp and Assessment of Learning in Process, providing Maps of competences and skills in the Focus Learning Platform. The issues discussed in the work revolve around the articulation and combination of the curriculum, assessment and digital technology that impact the school routine, affecting both the student and the teacher. An empirical research was carried out with 7 (seven) teachers and 1 (one) coordinator of 4 (four) schools of the Directorate of Education of the central-west of the State Education Network of São Paulo, in order to investigate the daily work and the teaching knowledge. We conclude, with the understanding of the configuration of an apparatus of competences and abilities composed of an axis of the curriculum, of evaluation and of digital technology that, many times, is rejected by the teachers when resisting and printing other and new meanings, for besides that historical and epistemological that the pedagogy of competences and abilities configures.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCacete, Nuria HangleiGomes, Igor2020-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-26102020-120517/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-11-03T03:45:02Zoai:teses.usp.br:tde-26102020-120517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-11-03T03:45:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A racionalização e o trabalho docente na rede estadual de educação de São Paulo: a pedagogia das \"competências e habilidades\" Rationalization and Teaching Work in the State Education Network of São Paulo: the pedagogy of \"competences and skills\" |
title |
A racionalização e o trabalho docente na rede estadual de educação de São Paulo: a pedagogia das \"competências e habilidades\" |
spellingShingle |
A racionalização e o trabalho docente na rede estadual de educação de São Paulo: a pedagogia das \"competências e habilidades\" Gomes, Igor Competence Competência Habilidades Profissão docente Racionalização Rationalization Saberes docentes Skills Teaching knowledge Teaching profession |
title_short |
A racionalização e o trabalho docente na rede estadual de educação de São Paulo: a pedagogia das \"competências e habilidades\" |
title_full |
A racionalização e o trabalho docente na rede estadual de educação de São Paulo: a pedagogia das \"competências e habilidades\" |
title_fullStr |
A racionalização e o trabalho docente na rede estadual de educação de São Paulo: a pedagogia das \"competências e habilidades\" |
title_full_unstemmed |
A racionalização e o trabalho docente na rede estadual de educação de São Paulo: a pedagogia das \"competências e habilidades\" |
title_sort |
A racionalização e o trabalho docente na rede estadual de educação de São Paulo: a pedagogia das \"competências e habilidades\" |
author |
Gomes, Igor |
author_facet |
Gomes, Igor |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cacete, Nuria Hanglei |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Igor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competence Competência Habilidades Profissão docente Racionalização Rationalization Saberes docentes Skills Teaching knowledge Teaching profession |
topic |
Competence Competência Habilidades Profissão docente Racionalização Rationalization Saberes docentes Skills Teaching knowledge Teaching profession |
description |
Esta pesquisa analisa a evolução e transformação do termo competência nas perspectivas histórica e epistemológica e o seu transbordamento do campo do trabalho para o campo da educação. Apresenta, no enfoque histórico, dois eventos, um econômico, o Consenso de Washington de 1989 e, outro educacional, a Conferência Mundial de Educação para todos, de 1990, ocorrida em Jomtien, como fundamentais para difusão das competências; no enfoque epistemológico, apresenta uma discussão acerca da compreensão do termo competências em duas perspectivas; uma que entende o termo das competências como complexo, o que possibilitaria a pessoa encarar a complexidade dos desafios da atualidade; outra perspectiva das competências como um termo polissêmico, em consonância com a contemporaneidade cercada pela tecnologia digital que exige um alto grau de flexibilização e adaptação. O estudo aborda e analisa a pedagogia das competências e habilidades implementada como Proposta Curricular na Rede Estadual de Educação do São Paulo, em 2008. A partir desse ano, uma série de outros documentos vão adensando essa pedagogia como a Matriz de Avaliação do Saresp: documento básico de 2009, a Matriz de Avaliação Processual de todas as disciplinas da educação básica de 2016. Simultaneamente a esse processo de adensamento das competências, ocorre a inserção da tecnologia digital, por meio do aplicativo da Secretaria Escolar Digital, que reúne o Método de Melhoria de Resultados, a Plataforma Foco Aprendizagem e o Sistema de Acompanhamento de Resultados das Avaliações; este último processa os dados das avaliações estaduais, do Saresp e Avaliação da Aprendizagem em Processo, disponibilizando Mapas de competências e habilidades na Plataforma Foco Aprendizagem. As questões discutidas, no trabalho, giram em torno da articulação e combinação do currículo, da avaliação e da tecnologia digital que impactam o cotidiano escolar, afetando tanto o aluno como o professor. Foi realizada uma pesquisa empírica com 7 (sete) professores e 1(um) coordenador de 4 (quatro) escolas da Diretoria de Ensino do centro-oeste da Rede de Educação Estadual de São Paulo, com o intuito de investigar o cotidiano de trabalho e os saberes docentes. Concluímos, com a compreensão da configuração de um aparato das competências e habilidades composto por um eixo do currículo, da avaliação e da tecnologia digital que, muitas vezes, é recusado por parte dos professores ao resistir e imprimir outros e novos significados, para além daquele histórico e epistemológico que a pedagogia das competências e habilidades configura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-26102020-120517/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48140/tde-26102020-120517/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257406187241472 |