A liturgia da Semana Santa: textos e ritos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Joaquim Félix de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/35399
Resumo: A "Semana Santa de Braga" condensa, nas práticas litúrgicas e devocionais, heranças seculares. Há ritos e procissões que, à semelhança de ‘pérolas’ de espiritualidade, se incrustam na liturgia renovada pelo II Concílio do Vaticano. Desenvolvidas em idiossincrasias culturais passadas, elas permanecem, todavia, com uma vitalidade que dá que pensar. Anacrónicas por um lado, repletas de tempo por outro, ‘sensibilizam’ a memória da fé de uma comunidade cristã, que as preserva como manifestações privilegiadas da sua identidade. Segundo o método de estudo da liturgia comparada, analisamos ritos das celebrações litúrgicas do Domingo de Ramos (bênção, procissão de ramos e entrada na porta da catedral) e do Tríduo Pascal: lava-pés na missa vespertina, na quinta-feira santa; adoração da santa cruz e procissão teofórica, na sexta-feira santa; candelabro pascal, rito do Accendite e procissão da ressurreição, no sábado santo.
id RCAP_d38ec8851f9bc08d558fc93ecffb2263
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/35399
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling A liturgia da Semana Santa: textos e ritosSemana Santa de BragaRitosTextosLiturgia comparadaHoly Week of BragaRitesTextsComparative liturgyA "Semana Santa de Braga" condensa, nas práticas litúrgicas e devocionais, heranças seculares. Há ritos e procissões que, à semelhança de ‘pérolas’ de espiritualidade, se incrustam na liturgia renovada pelo II Concílio do Vaticano. Desenvolvidas em idiossincrasias culturais passadas, elas permanecem, todavia, com uma vitalidade que dá que pensar. Anacrónicas por um lado, repletas de tempo por outro, ‘sensibilizam’ a memória da fé de uma comunidade cristã, que as preserva como manifestações privilegiadas da sua identidade. Segundo o método de estudo da liturgia comparada, analisamos ritos das celebrações litúrgicas do Domingo de Ramos (bênção, procissão de ramos e entrada na porta da catedral) e do Tríduo Pascal: lava-pés na missa vespertina, na quinta-feira santa; adoração da santa cruz e procissão teofórica, na sexta-feira santa; candelabro pascal, rito do Accendite e procissão da ressurreição, no sábado santo.The “Holly Week of Braga” condenses, in the liturgical practices and devotionals, secular heritages. There are rites and processions that, in the same way of spiritual “pearls”, inlaid in the renewed liturgy by the Second Vatican Council. Developed in past cultural idiosyncrasies, they remain with such vitality that make us think. Anachronic on one hand, full of time on the other hand, they ‘sensitize’ faith’s memory of a Cristian community that preserve them as a privileged manifestation of her identity. According the method of study of comparative liturgy, we have analyzed rites of liturgical celebrations from Palm Sunday (blessing, palm procession and entrance on the cathedral door) and Easter Triduum: foot washing on the evening mass on Holy Thursday; adoration of the holy cross and Theophoric Procession on the Good Friday; Easter light, Accendite rite and resurrection procession on Holy Saturday.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCarvalho, Joaquim Félix de2021-10-05T18:19:39Z2018-01-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/35399por0872-234X10.34632/theologica.2018.26info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:40:54ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv A liturgia da Semana Santa: textos e ritos
title A liturgia da Semana Santa: textos e ritos
spellingShingle A liturgia da Semana Santa: textos e ritos
Carvalho, Joaquim Félix de
Semana Santa de Braga
Ritos
Textos
Liturgia comparada
Holy Week of Braga
Rites
Texts
Comparative liturgy
title_short A liturgia da Semana Santa: textos e ritos
title_full A liturgia da Semana Santa: textos e ritos
title_fullStr A liturgia da Semana Santa: textos e ritos
title_full_unstemmed A liturgia da Semana Santa: textos e ritos
title_sort A liturgia da Semana Santa: textos e ritos
author Carvalho, Joaquim Félix de
author_facet Carvalho, Joaquim Félix de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Joaquim Félix de
dc.subject.por.fl_str_mv Semana Santa de Braga
Ritos
Textos
Liturgia comparada
Holy Week of Braga
Rites
Texts
Comparative liturgy
topic Semana Santa de Braga
Ritos
Textos
Liturgia comparada
Holy Week of Braga
Rites
Texts
Comparative liturgy
description A "Semana Santa de Braga" condensa, nas práticas litúrgicas e devocionais, heranças seculares. Há ritos e procissões que, à semelhança de ‘pérolas’ de espiritualidade, se incrustam na liturgia renovada pelo II Concílio do Vaticano. Desenvolvidas em idiossincrasias culturais passadas, elas permanecem, todavia, com uma vitalidade que dá que pensar. Anacrónicas por um lado, repletas de tempo por outro, ‘sensibilizam’ a memória da fé de uma comunidade cristã, que as preserva como manifestações privilegiadas da sua identidade. Segundo o método de estudo da liturgia comparada, analisamos ritos das celebrações litúrgicas do Domingo de Ramos (bênção, procissão de ramos e entrada na porta da catedral) e do Tríduo Pascal: lava-pés na missa vespertina, na quinta-feira santa; adoração da santa cruz e procissão teofórica, na sexta-feira santa; candelabro pascal, rito do Accendite e procissão da ressurreição, no sábado santo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
2018-01-01T00:00:00Z
2021-10-05T18:19:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/35399
url http://hdl.handle.net/10400.14/35399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-234X
10.34632/theologica.2018.26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303209881108480