O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Isabel Andrade
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/12821
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_d38f7a7d1f2c6383e356e88bc2fecd1a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12821
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino BásicoAprendizagemGramáticaJogo didáticoApprenticeshipGrammarDidactic gameRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do período de intervenção que decorreu no seguimento da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, realizado em duas turmas do 5.º ano de escolaridade. Do período de intervenção surgiu uma investigação que se realizou em ambas as turmas. A partir da identificação das fragilidades e potencialidades dos alunos, foi realizado um estudo que se foca na abordagem da gramática através de jogos didáticos. A problemática da presente investigação centra-se na questão: Em que medida é que a implementação de jogos em sala de aula facilita o desenvolvimento de competências de Gramática no 2.º CEB?. Como objetivo geral de atuação, visou-se Desenvolver competências de Gramática, tendo sido projetados quatro objetivos específicos do estudo: (i) conhecer os conteúdos gramaticais; (ii) desenvolver as competências gramaticais através de jogos; (iii) desenvolver uma relação de interesse pela gramática com recurso aos jogos; (iv) desenvolver competências de cooperação e respeito. Neste sentido, e tendo em consideração o objeto de estudo, utilizou-se uma metodologia de natureza mista, sendo esta na sua maioria qualitativa e com procedimentos similares aos da investigação-ação, e também quantitativa, na medida em que se procedeu à análise de dados relativos à realização de um pré-teste e de um pós-teste. Os resultados obtidos permitem observar uma evolução significativa no que respeita à aquisição de conteúdos gramaticais através do recurso ao jogo didático, uma vez que existem dados estatísticos que suportam esta afirmação e que demonstram a evolução dos conhecimentos dos alunos, tornando-se possível afirmar que esta é uma estratégia positiva no que concerne à aquisição de gramática.ABSTRACT The present report concerns the intervening period which occurred following the Supervised Teaching Practice II Curriculum Unit of Primary School and Portuguese History and Geography, in the Second Cycle of Basic Education Master. My investigation took place in two 5th grade classes. Drawing on the analysis of the student’s weaknesses and potential, I performed an accurate study, focused in the grammar approach through didactic games. The nature of the present investigation focuses on the question: In what extent does implementing classroom games facilitate the development of Grammatical competences in the Second Cycle of Basic Education? Developing grammatical competences was the main goal, so four specific study objectives were established: (i) knowing grammatical contents; (ii) developing grammatical competences through gaming; (iii) developing an interest in grammar using games; (iv) developing and encouraging cooperation and mutual respect skills. Having in mind the main goal of this study, a dual methodology was used, being mostly qualitative and making use of similar procedures to those of the action-investigation stage; as well as a quantitative methodology, when analysing the data of the pre and post evaluation assessment outcomes. The results that have been achieved show a significative improvement in what concerns to learning grammatical contents using didactic games, once there are statistic data that support this statement and prove the students’ knowledge improvement. Therefore, it is possible to say this is a positive strategy when it comes to grammar learning.Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de LisboaEstrela, AntóniaRCIPLMartins, Ana Isabel Andrade2021-02-11T15:57:33Z2020-07-102020-07-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/12821TID:202628914porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:06:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/12821Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:20:50.501112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino Básico
title O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino Básico
Martins, Ana Isabel Andrade
Aprendizagem
Gramática
Jogo didático
Apprenticeship
Grammar
Didactic game
title_short O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino Básico
title_full O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino Básico
title_sort O recurso ao jogo didático como estratégia para a aprendizagem de gramática no 2.º ciclo do Ensino Básico
author Martins, Ana Isabel Andrade
author_facet Martins, Ana Isabel Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estrela, Antónia
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Isabel Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Gramática
Jogo didático
Apprenticeship
Grammar
Didactic game
topic Aprendizagem
Gramática
Jogo didático
Apprenticeship
Grammar
Didactic game
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-10
2020-07-10T00:00:00Z
2021-02-11T15:57:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/12821
TID:202628914
url http://hdl.handle.net/10400.21/12821
identifier_str_mv TID:202628914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133478345768960