O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Janária Canuto.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22180
Resumo: A gramática da língua sempre foi vista como difícil. Importante que, diante dessa realidade, busquemos estratégias e atrair os alunos para se engajarem com prazer nesse conhecimento. E para isso, temos disponível uma gama de jogos educativos ou mesmo adaptáveis à educação. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo propor um jogo de gramática, com ênfase na regência verbal e nominal. Para tanto, discutimos concepções gramaticais, destacando a regência verbal e nominal; debatemos estratégias de ensino de Língua portuguesa, com ênfase na competência linguística por meio de jogos na sala de aula; e elaboramos um jogo para estudar gramática, focalizando a regência verbal e nominal. A pesquisa está fundamentada nos aportes teóricos de Travaglia (2009); Lima (2011); Oliveira (2010); Antunes (2007); que juntos contribuem para estudos e reflexões acerca do ensino de gramática em diversas perspectivas, suas dificuldades e aplicabilidade em sala de aula. Além desses autores mencionados, temos Almeida Santos (2012, 2013); Almeida de Nunes (2007); Kishimoto (2007); Santos (1997) e Fardo (2013) que abordam assuntos relacionados aos jogos e gamificação inseridos no ensino e que favorecem um melhor desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos, além das discussões inseridas na BNCC (2018). Para o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Como resultado da pesquisa, construímos um jogo de gramática, sendo este uma adaptação de um jogo de dominó, destinado às turmas do 9º ano do Ensino Fundamental.
id UFCG_0cf6f4d9dc799414e72740cf82600d9a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22180
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental.The game with a focus on grammar: working with nominal and verbal regency in the 9th grade of elementary school.GramáticaJogos de regênciaGramática e ensinoRegência verbal e nominalJogosGrammarconducting gamesgrammar and teachingVerbal and Nominal ConductingGamesLetras - Língua Portuguesa.A gramática da língua sempre foi vista como difícil. Importante que, diante dessa realidade, busquemos estratégias e atrair os alunos para se engajarem com prazer nesse conhecimento. E para isso, temos disponível uma gama de jogos educativos ou mesmo adaptáveis à educação. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo propor um jogo de gramática, com ênfase na regência verbal e nominal. Para tanto, discutimos concepções gramaticais, destacando a regência verbal e nominal; debatemos estratégias de ensino de Língua portuguesa, com ênfase na competência linguística por meio de jogos na sala de aula; e elaboramos um jogo para estudar gramática, focalizando a regência verbal e nominal. A pesquisa está fundamentada nos aportes teóricos de Travaglia (2009); Lima (2011); Oliveira (2010); Antunes (2007); que juntos contribuem para estudos e reflexões acerca do ensino de gramática em diversas perspectivas, suas dificuldades e aplicabilidade em sala de aula. Além desses autores mencionados, temos Almeida Santos (2012, 2013); Almeida de Nunes (2007); Kishimoto (2007); Santos (1997) e Fardo (2013) que abordam assuntos relacionados aos jogos e gamificação inseridos no ensino e que favorecem um melhor desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos, além das discussões inseridas na BNCC (2018). Para o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Como resultado da pesquisa, construímos um jogo de gramática, sendo este uma adaptação de um jogo de dominó, destinado às turmas do 9º ano do Ensino Fundamental.A language’s grammar has always been seen as difficult. It is important that, given that reality, we need strategies to attract students to engage themselves with that knowledge with pleasure. And for that, we have a range of educational or even adaptable to education games. In this sense, this work aims to propose a grammar game, with emphasis on Portuguese verbal and nominal regency. For that, we discuss grammatical rules, highlighting the Portuguese verbal and nominal regency; we debate Portuguese teaching strategies, with emphasis on linguistic competence through classroom games and we developed a game to study grammar, focusing on Portuguese verbal and nominal regency. This research is based on the theoretical contributions of Travaglia (2009); Lima (2011); Oliveira (2010); Antunes (2007), which together contribute to studies and reflections on Portuguese grammar teaching in different perspectives, its difficulties and applicability in the classroom. In addition to mentioned authors, we also have some studies by Almeida Santos (2012, 2013); Almeida de Nunes (2007); Kishimoto (2007); Santos (1997) and Fardo (2013) that address issues related to games and gamification inserted in teaching and that favor a better development of students' skills and competences, in addition to the discussions included in the BNCC (2018). For the development of this research, the methodology used was bibliographical with a qualitative approach of an applied nature. As a result of this research, we developed a grammar game, which is an adaptation of a dominoes game, aimed at 9th grade Elementary School classes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.SILVA, Inácio Francisco Teixeira.CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.MARTINS, Janária Canuto.2021-10-012021-11-29T14:29:02Z2021-11-292021-11-29T14:29:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22180MARTINS, Janária Canuto.O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental . 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-01T12:07:15Zoai:localhost:riufcg/22180Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-01T12:07:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental.
The game with a focus on grammar: working with nominal and verbal regency in the 9th grade of elementary school.
title O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental.
spellingShingle O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental.
MARTINS, Janária Canuto.
Gramática
Jogos de regência
Gramática e ensino
Regência verbal e nominal
Jogos
Grammar
conducting games
grammar and teaching
Verbal and Nominal Conducting
Games
Letras - Língua Portuguesa.
title_short O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental.
title_full O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental.
title_fullStr O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental.
title_sort O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental.
author MARTINS, Janária Canuto.
author_facet MARTINS, Janária Canuto.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
SILVA, Inácio Francisco Teixeira.
CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Janária Canuto.
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática
Jogos de regência
Gramática e ensino
Regência verbal e nominal
Jogos
Grammar
conducting games
grammar and teaching
Verbal and Nominal Conducting
Games
Letras - Língua Portuguesa.
topic Gramática
Jogos de regência
Gramática e ensino
Regência verbal e nominal
Jogos
Grammar
conducting games
grammar and teaching
Verbal and Nominal Conducting
Games
Letras - Língua Portuguesa.
description A gramática da língua sempre foi vista como difícil. Importante que, diante dessa realidade, busquemos estratégias e atrair os alunos para se engajarem com prazer nesse conhecimento. E para isso, temos disponível uma gama de jogos educativos ou mesmo adaptáveis à educação. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo propor um jogo de gramática, com ênfase na regência verbal e nominal. Para tanto, discutimos concepções gramaticais, destacando a regência verbal e nominal; debatemos estratégias de ensino de Língua portuguesa, com ênfase na competência linguística por meio de jogos na sala de aula; e elaboramos um jogo para estudar gramática, focalizando a regência verbal e nominal. A pesquisa está fundamentada nos aportes teóricos de Travaglia (2009); Lima (2011); Oliveira (2010); Antunes (2007); que juntos contribuem para estudos e reflexões acerca do ensino de gramática em diversas perspectivas, suas dificuldades e aplicabilidade em sala de aula. Além desses autores mencionados, temos Almeida Santos (2012, 2013); Almeida de Nunes (2007); Kishimoto (2007); Santos (1997) e Fardo (2013) que abordam assuntos relacionados aos jogos e gamificação inseridos no ensino e que favorecem um melhor desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos, além das discussões inseridas na BNCC (2018). Para o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Como resultado da pesquisa, construímos um jogo de gramática, sendo este uma adaptação de um jogo de dominó, destinado às turmas do 9º ano do Ensino Fundamental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
2021-11-29T14:29:02Z
2021-11-29
2021-11-29T14:29:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22180
MARTINS, Janária Canuto.O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental . 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22180
identifier_str_mv MARTINS, Janária Canuto.O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental . 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744516158062592