Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas: caracterização do ferfil de consumo em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/42667 |
Resumo: | A produção e o consumo de produtos biológicos têm vindo a crescer em Portugal. Assim, e com o objetivo de perceber os hábitos de consumo de plantas aromáticas e medicinais biológicas (PAMB) desenvolveu-se o presente estudo. Foi elaborado e partilhado nas redes sociais um questionário online. O questionário incluiu um total de 30 questões que podem ser agrupadas em 3 partes. Uma parte inicial de caracterização sociodemográfica e socioeconómica da amostra, um conjunto de questões relativas ao local de aquisição e modo apresentação das PAMB e uma questão, fraturante, relativamente à preocupação com os seus modos de produção. A segunda parte com questões direcionadas à identificação das PAMB mais consumidas, seus hábitos e frequência de consumo e modo de preparação e confeção. A terceira parte com questões relativas aos principais benefícios das PAMB e o conhecimento sobre as suas propriedades nutricionais e químicas, terminando com questões relacionadas com o nível de qualidade de informação e canais de aquisição do conhecimento. Foram obtidas 300 respostas no total, sendo que, uma vez que 33% indicaram que não tinham preocupação em consumir produtos biológicos, pelo que, foram consideradas 67% de questionários para análise estatística descritiva dos resultados. As PAMB mais mencionadas foram, para consumo em fresco: salsa (Petrosselinum crispum, 61,7%), alho (Allium sativum, 56,3%), coentro (Coriandrum sativum, 52,3%), e para consumo em “seco”, foram: orégãos (Origanum vulgare , 50%), erva-cidreira (Melissa officinalis, 33%), lúcia-lima (Aloysia citrodora , 31,3%). No que respeita à compra, a mulher é a principal responsável por esta tarefa. As grandes e médias superfícies são os locais habituais para a aquisição e não é difícil encontrarem as variedades pretendidas, sendo que a aquisição de produtos frescos a granel de produção biológica é a primeira opção nas duas situações. Em relação às utilizações, os inquiridos têm por hábito adicionar PAMB às refeições que preparam e metade da amostra tem nas suas casas entre 7 e 15 variedades. A frequência de consumo diária dos inquiridos é de 44,3% nas PAMB. Os pratos principais são a primeira escolha mais utilizado é o cru; relativamente à sua utilização em bebidas verifica-se 77,1% em infusões. Foram mencionados vários aspetos de saúde que induzem este consumo das PAMB. Os aspetos de saúde mencionados foram as propriedades anti-inflamatórias, 67,7%, prevenção de doenças cardiovasculares, 62,7%, prevenção de colesterol elevado, 60,2%, prevenção de doenças gastrointestinais, 55,7%, prevenção de hipertensão arterial, 55,7%, prevenção de obesidade, 50,2%, prevenção de diabetes, 46,8% e propriedades antienvelhecimento 43,3%. Relativamente ao nível de informação das propriedades nutricionais e químicas das PAMB, os inquiridos consideram-se suficientemente informados , 40,2%, pouco informados, 16,9%, e insuficiente informados, 2,5%, sendo que a origem dessa informação, 57,7% é do percurso académico, 53,7% de livros e revistas e 49,8% da internet. O consumo de PAMB é, para grande parte dos participantes no estudo, diário e frequente, com diversas aplicações culinárias. A principal razão apontada para o seu consumo é o benefício para a saúde, seguido dos benefícios para o ambiente e para minimizar o consumo de sal. Da análise das principais fontes de Informação sobre as propriedades nutricionais das PAMB sobressai a oportunidade que existe de se aumentar a literacia sobre estes produtos de forma a promover um maior consumo informado por parte da população. |
id |
RCAP_d39437b86d93228fa3df78d4243baa49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42667 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas: caracterização do ferfil de consumo em PortugalPlantas Aromáticas e Medicinais BiológicasConsumoBenefíciosA produção e o consumo de produtos biológicos têm vindo a crescer em Portugal. Assim, e com o objetivo de perceber os hábitos de consumo de plantas aromáticas e medicinais biológicas (PAMB) desenvolveu-se o presente estudo. Foi elaborado e partilhado nas redes sociais um questionário online. O questionário incluiu um total de 30 questões que podem ser agrupadas em 3 partes. Uma parte inicial de caracterização sociodemográfica e socioeconómica da amostra, um conjunto de questões relativas ao local de aquisição e modo apresentação das PAMB e uma questão, fraturante, relativamente à preocupação com os seus modos de produção. A segunda parte com questões direcionadas à identificação das PAMB mais consumidas, seus hábitos e frequência de consumo e modo de preparação e confeção. A terceira parte com questões relativas aos principais benefícios das PAMB e o conhecimento sobre as suas propriedades nutricionais e químicas, terminando com questões relacionadas com o nível de qualidade de informação e canais de aquisição do conhecimento. Foram obtidas 300 respostas no total, sendo que, uma vez que 33% indicaram que não tinham preocupação em consumir produtos biológicos, pelo que, foram consideradas 67% de questionários para análise estatística descritiva dos resultados. As PAMB mais mencionadas foram, para consumo em fresco: salsa (Petrosselinum crispum, 61,7%), alho (Allium sativum, 56,3%), coentro (Coriandrum sativum, 52,3%), e para consumo em “seco”, foram: orégãos (Origanum vulgare , 50%), erva-cidreira (Melissa officinalis, 33%), lúcia-lima (Aloysia citrodora , 31,3%). No que respeita à compra, a mulher é a principal responsável por esta tarefa. As grandes e médias superfícies são os locais habituais para a aquisição e não é difícil encontrarem as variedades pretendidas, sendo que a aquisição de produtos frescos a granel de produção biológica é a primeira opção nas duas situações. Em relação às utilizações, os inquiridos têm por hábito adicionar PAMB às refeições que preparam e metade da amostra tem nas suas casas entre 7 e 15 variedades. A frequência de consumo diária dos inquiridos é de 44,3% nas PAMB. Os pratos principais são a primeira escolha mais utilizado é o cru; relativamente à sua utilização em bebidas verifica-se 77,1% em infusões. Foram mencionados vários aspetos de saúde que induzem este consumo das PAMB. Os aspetos de saúde mencionados foram as propriedades anti-inflamatórias, 67,7%, prevenção de doenças cardiovasculares, 62,7%, prevenção de colesterol elevado, 60,2%, prevenção de doenças gastrointestinais, 55,7%, prevenção de hipertensão arterial, 55,7%, prevenção de obesidade, 50,2%, prevenção de diabetes, 46,8% e propriedades antienvelhecimento 43,3%. Relativamente ao nível de informação das propriedades nutricionais e químicas das PAMB, os inquiridos consideram-se suficientemente informados , 40,2%, pouco informados, 16,9%, e insuficiente informados, 2,5%, sendo que a origem dessa informação, 57,7% é do percurso académico, 53,7% de livros e revistas e 49,8% da internet. O consumo de PAMB é, para grande parte dos participantes no estudo, diário e frequente, com diversas aplicações culinárias. A principal razão apontada para o seu consumo é o benefício para a saúde, seguido dos benefícios para o ambiente e para minimizar o consumo de sal. Da análise das principais fontes de Informação sobre as propriedades nutricionais das PAMB sobressai a oportunidade que existe de se aumentar a literacia sobre estes produtos de forma a promover um maior consumo informado por parte da população.The production and consumption of organic products have been growing in Portugal. Thus, with the objective of perceiving the consumption habits of organic aromatic and medicinal plants (PAMB) the present study was developed. An online questionnaire has been prepared and shared on social networks. The questionnaire included a total of 30 questions that can be grouped into 3 parts. An initial part of the socio-demographic and socio-economic characterization of the sample, a set of questions relating to the place of acquisition and mode of presentation of THE PAMBs and a fractured question regarding the concern with their modes of production. The second part with questions directed to the identification of the most consumed PAMBs, their habits and frequency of consumption and mode of preparation and confection. The third part with questions regarding the main benefits of PAMB and knowledge about their nutritional and chemical properties, ending with issues related to the level of quality of information and channels of knowledge acquisition. A total of 300 responses were obtained, since 33% indicated that they had no concern about consuming biological products, so 67% of questionnaires were considered for descriptive statistical analysis of the results. The most mentioned PAMBs were, for consumption in fresh: parsley (Petrosselinum crispum, 61.7%), garlic (Allium sativum, 56.3%), coriander (Coriandrum sativum, 52.3%), and for consumption in "dry", were: ogons (Origanum vulgare , 50%), lemon balm (Melissa officinalis, 33%), lucia-lime (Aloysia citrodora , 31,3%). As far as buying, the woman is the main responsible for this task. Large and medium-sized surfaces are the usual places for acquisition and it is not difficult to find the desired varieties, and the acquisition of fresh bulk organic products is the first option in both situations. Regarding uses, respondents have the habit of adding PAMB to the meals they prepare and half of the sample has between 7 and 15 varieties in their homes. The frequency of daily consumption of respondents is 44.3% in PAMB. The main dishes are the first choice most used is raw; 77.1% in infusions. Several health aspects that induce this consumption of PAMB have been mentioned. The health aspects mentioned were the anti-inflammatory properties, 67.7%, prevention of cardiovascular diseases, 62.7%, prevention of high cholesterol, 60.2%, prevention of gastrointestinal diseases, 55.7%, prevention of hypertension, 55.7%, prevention of obesity, 50.2%, prevention of diabetes, 46.8% and anti-aging properties 43.3%. Regarding the level of information on the nutritional and chemical properties of THE PAMB, respondents consider themselves sufficiently informed , 40.2%, poorly informed, 16.9%,and insufficiently informed, 2.5%, and the origin of this information, 57.7% is from the academic path, 53.7% from books and magazines and 49.8% from the Internet. Pamb consumption is, for most participants in the study, daily and frequent, with various culinary applications. The main reason for its consumption is the health benefit, followed by the benefits for the environment and to minimize salt consumption. The analysis of the main sources of information on the nutritional properties of PAMB sits the opportunity to increase literacy about these products in order to promote greater informed consumption by the population.Botelho, Goreti Maria dos AnjosRepositório ComumMendes, Ana Carla Duarte2022-12-15T18:23:36Z2024-07-27T00:00:00Z2022-07-272022-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42667TID:203124391porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-02-02T02:16:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42667Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:44.539133Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas: caracterização do ferfil de consumo em Portugal |
title |
Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas: caracterização do ferfil de consumo em Portugal |
spellingShingle |
Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas: caracterização do ferfil de consumo em Portugal Mendes, Ana Carla Duarte Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas Consumo Benefícios |
title_short |
Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas: caracterização do ferfil de consumo em Portugal |
title_full |
Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas: caracterização do ferfil de consumo em Portugal |
title_fullStr |
Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas: caracterização do ferfil de consumo em Portugal |
title_full_unstemmed |
Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas: caracterização do ferfil de consumo em Portugal |
title_sort |
Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas: caracterização do ferfil de consumo em Portugal |
author |
Mendes, Ana Carla Duarte |
author_facet |
Mendes, Ana Carla Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Botelho, Goreti Maria dos Anjos Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Ana Carla Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas Consumo Benefícios |
topic |
Plantas Aromáticas e Medicinais Biológicas Consumo Benefícios |
description |
A produção e o consumo de produtos biológicos têm vindo a crescer em Portugal. Assim, e com o objetivo de perceber os hábitos de consumo de plantas aromáticas e medicinais biológicas (PAMB) desenvolveu-se o presente estudo. Foi elaborado e partilhado nas redes sociais um questionário online. O questionário incluiu um total de 30 questões que podem ser agrupadas em 3 partes. Uma parte inicial de caracterização sociodemográfica e socioeconómica da amostra, um conjunto de questões relativas ao local de aquisição e modo apresentação das PAMB e uma questão, fraturante, relativamente à preocupação com os seus modos de produção. A segunda parte com questões direcionadas à identificação das PAMB mais consumidas, seus hábitos e frequência de consumo e modo de preparação e confeção. A terceira parte com questões relativas aos principais benefícios das PAMB e o conhecimento sobre as suas propriedades nutricionais e químicas, terminando com questões relacionadas com o nível de qualidade de informação e canais de aquisição do conhecimento. Foram obtidas 300 respostas no total, sendo que, uma vez que 33% indicaram que não tinham preocupação em consumir produtos biológicos, pelo que, foram consideradas 67% de questionários para análise estatística descritiva dos resultados. As PAMB mais mencionadas foram, para consumo em fresco: salsa (Petrosselinum crispum, 61,7%), alho (Allium sativum, 56,3%), coentro (Coriandrum sativum, 52,3%), e para consumo em “seco”, foram: orégãos (Origanum vulgare , 50%), erva-cidreira (Melissa officinalis, 33%), lúcia-lima (Aloysia citrodora , 31,3%). No que respeita à compra, a mulher é a principal responsável por esta tarefa. As grandes e médias superfícies são os locais habituais para a aquisição e não é difícil encontrarem as variedades pretendidas, sendo que a aquisição de produtos frescos a granel de produção biológica é a primeira opção nas duas situações. Em relação às utilizações, os inquiridos têm por hábito adicionar PAMB às refeições que preparam e metade da amostra tem nas suas casas entre 7 e 15 variedades. A frequência de consumo diária dos inquiridos é de 44,3% nas PAMB. Os pratos principais são a primeira escolha mais utilizado é o cru; relativamente à sua utilização em bebidas verifica-se 77,1% em infusões. Foram mencionados vários aspetos de saúde que induzem este consumo das PAMB. Os aspetos de saúde mencionados foram as propriedades anti-inflamatórias, 67,7%, prevenção de doenças cardiovasculares, 62,7%, prevenção de colesterol elevado, 60,2%, prevenção de doenças gastrointestinais, 55,7%, prevenção de hipertensão arterial, 55,7%, prevenção de obesidade, 50,2%, prevenção de diabetes, 46,8% e propriedades antienvelhecimento 43,3%. Relativamente ao nível de informação das propriedades nutricionais e químicas das PAMB, os inquiridos consideram-se suficientemente informados , 40,2%, pouco informados, 16,9%, e insuficiente informados, 2,5%, sendo que a origem dessa informação, 57,7% é do percurso académico, 53,7% de livros e revistas e 49,8% da internet. O consumo de PAMB é, para grande parte dos participantes no estudo, diário e frequente, com diversas aplicações culinárias. A principal razão apontada para o seu consumo é o benefício para a saúde, seguido dos benefícios para o ambiente e para minimizar o consumo de sal. Da análise das principais fontes de Informação sobre as propriedades nutricionais das PAMB sobressai a oportunidade que existe de se aumentar a literacia sobre estes produtos de forma a promover um maior consumo informado por parte da população. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-15T18:23:36Z 2022-07-27 2022-07-27T00:00:00Z 2024-07-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/42667 TID:203124391 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/42667 |
identifier_str_mv |
TID:203124391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130744906317824 |