As dimensões pedagógicas em creche e a articulação com identidades profissionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rosa Maria Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/74265
Resumo: Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Supervisão, Pedagogia e Interculturalidade na Infância)
id RCAP_d39c2a0ad20530ffa14e18e08c0f66ef
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74265
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As dimensões pedagógicas em creche e a articulação com identidades profissionaisPedagogical dimensions in daycare and the articulation with professional identitiesPedagogia em crechePráticas pedagógicasIdentidade profissionalDaycare pedagogyPedagogical practicesProfessional identityCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Supervisão, Pedagogia e Interculturalidade na Infância)Nos últimos anos tem sido realizada muita investigação na área da educação e dos cuidados das crianças mais pequenas em contexto de creche, bem como na formação dos profissionais de educação de infância que desempenham as suas funções com a faixa etária dos zero aos três anos. A presente dissertação tem como pressuposto a abordagem da pedagogia em contexto de creche e a sua articulação com a construção e desenvolvimento da identidade profissional de educadoras de infância. Este é um trabalho que mobiliza saberes interdisciplinares, de diferentes áreas do saber que suportam a pedagogia em creche e as identidades profissionais correlacionadas. Pretende-se, assim, ajudar a melhorar a resposta de atendimento das necessidades das crianças muito pequenas e das suas famílias, e contribuir para o enriquecimento da formação específica de profissionais para o desempenho de funções com esta faixa etária. Para esta pesquisa foi utilizada a metodologia de investigação narrativa com o propósito de desenvolver um estudo científico com base na prática pedagógica, através de entrevistas narrativas a quatro educadoras a desempenhar as suas funções em creches distintas. Deste modo, pretendeu-se recolher o conteúdo de experiências de quem está no terreno de ação com o intuito de se obter concetualizações (crenças e teorias implícitas) e vivências mais diferenciadas, para dar resposta à questão: qual a articulação entre as diferentes dimensões da pedagogia em creche e a construção de identidades profissionais?In recent years, much research has been conducted in the area of education and care of younger children in day care settings, as well as in the training of early childhood education professionals who perform their duties with children in the age group from zero to three years old. The present dissertation is based on the approach of pedagogy in day care contexts and its articulation with the construction and development of the professional identity of early childhood educators. This is a work that mobilizes interdisciplinary knowledge from different areas that support pedagogy in day care and the correlated professional identities. It is intended to help improve the response to the needs of very young children and their families, and to contribute to the enrichment of the specific training of professionals to work with this age group. For this research, the narrative research methodology was used with the purpose of developing a scientific study based on pedagogical practice, through narrative interviews with four educators working in different day care centers. Thus, we intended to collect the content of the experiences of those who are in the field of action with the purpose of obtaining more differentiated conceptualizations (implicit beliefs and theories) and experiences to answer the question: what is the articulation between the different dimensions of pedagogy in day care and the construction of professional identities?Sarmento, TeresaUniversidade do MinhoFernandes, Rosa Maria Moreira20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/74265por202721388info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/74265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:08:17.748783Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As dimensões pedagógicas em creche e a articulação com identidades profissionais
Pedagogical dimensions in daycare and the articulation with professional identities
title As dimensões pedagógicas em creche e a articulação com identidades profissionais
spellingShingle As dimensões pedagógicas em creche e a articulação com identidades profissionais
Fernandes, Rosa Maria Moreira
Pedagogia em creche
Práticas pedagógicas
Identidade profissional
Daycare pedagogy
Pedagogical practices
Professional identity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As dimensões pedagógicas em creche e a articulação com identidades profissionais
title_full As dimensões pedagógicas em creche e a articulação com identidades profissionais
title_fullStr As dimensões pedagógicas em creche e a articulação com identidades profissionais
title_full_unstemmed As dimensões pedagógicas em creche e a articulação com identidades profissionais
title_sort As dimensões pedagógicas em creche e a articulação com identidades profissionais
author Fernandes, Rosa Maria Moreira
author_facet Fernandes, Rosa Maria Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarmento, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rosa Maria Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia em creche
Práticas pedagógicas
Identidade profissional
Daycare pedagogy
Pedagogical practices
Professional identity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pedagogia em creche
Práticas pedagógicas
Identidade profissional
Daycare pedagogy
Pedagogical practices
Professional identity
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Supervisão, Pedagogia e Interculturalidade na Infância)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/74265
url http://hdl.handle.net/1822/74265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202721388
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132504530092032