O diretor da escola privada e a sua liderança (estudo de caso)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Filipa Xavier Guerra de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9434
Resumo: A temática da liderança escolar suscita grandes debates, sendo por vezes difícil encontrar consensos. A presente investigação tem como principal objetivo conhecer o impacto da liderança do diretor no dia-a-dia e com os seus pares, o modo pelo qual as características e estratégias utilizadas pelo diretor pedagógico fazem com que exista, ou não, o reconhecimento do sucesso da instituição e a existência de um sentimento de familiaridade, pertença. Sustentado por uma opção que recaiu sobre uma escola privada do sul do país, este estudo de caso, enquanto estratégia metodológica, permitiu o uso da entrevista semiestruturada e a aplicação de questionários. A análise dos resultados seguiu a metodologia de análise de conteúdo, por se configurar a mais adequada, face à natureza qualitativa dos dados obtidos. Da investigação realizada foi possível concluir que na instituição de ensino privado estudada o diretor pedagógico tem um impacto real na sua comunidade educativa, é considerado um líder preocupado criando um clima de familiaridade e de pertença, atento às necessidades dos pais/encarregados de educação e da instituição, apesar da modalidade de escolha do diretor utilizada na organização escolar privada seja a nomeação.
id RCAP_d3a0ff97c8ed595dccd4f26a01b1908b
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/9434
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diretor da escola privada e a sua liderança (estudo de caso)liderançaescola privadaA temática da liderança escolar suscita grandes debates, sendo por vezes difícil encontrar consensos. A presente investigação tem como principal objetivo conhecer o impacto da liderança do diretor no dia-a-dia e com os seus pares, o modo pelo qual as características e estratégias utilizadas pelo diretor pedagógico fazem com que exista, ou não, o reconhecimento do sucesso da instituição e a existência de um sentimento de familiaridade, pertença. Sustentado por uma opção que recaiu sobre uma escola privada do sul do país, este estudo de caso, enquanto estratégia metodológica, permitiu o uso da entrevista semiestruturada e a aplicação de questionários. A análise dos resultados seguiu a metodologia de análise de conteúdo, por se configurar a mais adequada, face à natureza qualitativa dos dados obtidos. Da investigação realizada foi possível concluir que na instituição de ensino privado estudada o diretor pedagógico tem um impacto real na sua comunidade educativa, é considerado um líder preocupado criando um clima de familiaridade e de pertença, atento às necessidades dos pais/encarregados de educação e da instituição, apesar da modalidade de escolha do diretor utilizada na organização escolar privada seja a nomeação.The issue of school leadership raises serious debates, and sometimes it is difficult to find consensus. This research aims to know the impact of the school director's leadership on the day-to-day and with his/her peers, how the features and strategies used by the pedagogical director make it possible to recognise the success of the institution and how it allows a feeling of familiarity, belonging. Supported by an option that fell on a private school in the south of the country, this case study, as a methodological strategy, allowed the use of semi-structured interview and questionnaires. The analysis of the results followed the content analysis methodology, because it is the most appropriate, given the qualitative nature of the data obtained. From the research carried out, it was possible to conclude that in the studied private educational institution the pedagogical director has a real impact on his educational community, he is considered a concerned leader creating a climate of familiarity and belonging, attentive to the needs of parents/guardians and institution, although the modality of choice of the director used in the private school organization is the nomination.2019-07-09T13:10:17Z2019-06-12T00:00:00Z2019-06-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9434porCarvalho, Ana Filipa Xavier Guerra deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:51:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9434Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:21.066678Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diretor da escola privada e a sua liderança (estudo de caso)
title O diretor da escola privada e a sua liderança (estudo de caso)
spellingShingle O diretor da escola privada e a sua liderança (estudo de caso)
Carvalho, Ana Filipa Xavier Guerra de
liderança
escola privada
title_short O diretor da escola privada e a sua liderança (estudo de caso)
title_full O diretor da escola privada e a sua liderança (estudo de caso)
title_fullStr O diretor da escola privada e a sua liderança (estudo de caso)
title_full_unstemmed O diretor da escola privada e a sua liderança (estudo de caso)
title_sort O diretor da escola privada e a sua liderança (estudo de caso)
author Carvalho, Ana Filipa Xavier Guerra de
author_facet Carvalho, Ana Filipa Xavier Guerra de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Ana Filipa Xavier Guerra de
dc.subject.por.fl_str_mv liderança
escola privada
topic liderança
escola privada
description A temática da liderança escolar suscita grandes debates, sendo por vezes difícil encontrar consensos. A presente investigação tem como principal objetivo conhecer o impacto da liderança do diretor no dia-a-dia e com os seus pares, o modo pelo qual as características e estratégias utilizadas pelo diretor pedagógico fazem com que exista, ou não, o reconhecimento do sucesso da instituição e a existência de um sentimento de familiaridade, pertença. Sustentado por uma opção que recaiu sobre uma escola privada do sul do país, este estudo de caso, enquanto estratégia metodológica, permitiu o uso da entrevista semiestruturada e a aplicação de questionários. A análise dos resultados seguiu a metodologia de análise de conteúdo, por se configurar a mais adequada, face à natureza qualitativa dos dados obtidos. Da investigação realizada foi possível concluir que na instituição de ensino privado estudada o diretor pedagógico tem um impacto real na sua comunidade educativa, é considerado um líder preocupado criando um clima de familiaridade e de pertença, atento às necessidades dos pais/encarregados de educação e da instituição, apesar da modalidade de escolha do diretor utilizada na organização escolar privada seja a nomeação.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09T13:10:17Z
2019-06-12T00:00:00Z
2019-06-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/9434
url http://hdl.handle.net/10348/9434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137140219576320