A publicidade como recurso didático nas disciplinas de Português e Espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Débora Jaehnert
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/138281
Resumo: O presente relatório irá centrar-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, para a disciplina de Espanhol, e no Colégio Minerva para a disciplina de Português, no ano letivo de 2020/2021. A reflexão apresentada decorre da observação atenta das aulas e da consequente prática de ensino. Lecionei Português e Espanhol ao 10º ano de escolaridade, em ambas as instituições de ensino. Por ser um tema de grande abrangência motivacional e pedagógica e de possível utilização como objeto de aprendizagem em sala de aula, a publicidade é um género textual multimodal que pode ser utilizado como recurso didaticamente pertinente para intervenção pedagógica nas aulas de Português, língua materna, e de Espanhol, língua estrangeira (ELE). O anúncio publicitário é um material acessível a todos e permite uma aproximação entre a escola e o mundo exterior, além de ser atrativo e persuasivo no momento de captar a atenção de consumidores, tão exigentes como os alunos que participaram deste estudo. Uma vez que abrange diversos temas pertencentes ao quotidiano, adaptá-los aos temas escolares foi uma tarefa fácil e prazerosa. Os resultados obtidos demonstram que o trabalho com textos publicitários estimula os alunos a expressarem as suas opiniões, mostrando, ao mesmo tempo, uma realidade necessária na sua formação enquanto seres sociais.
id RCAP_d3a4821a8813d37986f105ebd3d206ac
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/138281
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A publicidade como recurso didático nas disciplinas de Português e EspanholEnsino de PortuguêsEnsino de EspanholPublicidadeGénero MultimodalMotivaçãoPersuasãoEducaçãoAdvertisingMultimodal GenderMotivationPersuasionEducationDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório irá centrar-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, para a disciplina de Espanhol, e no Colégio Minerva para a disciplina de Português, no ano letivo de 2020/2021. A reflexão apresentada decorre da observação atenta das aulas e da consequente prática de ensino. Lecionei Português e Espanhol ao 10º ano de escolaridade, em ambas as instituições de ensino. Por ser um tema de grande abrangência motivacional e pedagógica e de possível utilização como objeto de aprendizagem em sala de aula, a publicidade é um género textual multimodal que pode ser utilizado como recurso didaticamente pertinente para intervenção pedagógica nas aulas de Português, língua materna, e de Espanhol, língua estrangeira (ELE). O anúncio publicitário é um material acessível a todos e permite uma aproximação entre a escola e o mundo exterior, além de ser atrativo e persuasivo no momento de captar a atenção de consumidores, tão exigentes como os alunos que participaram deste estudo. Uma vez que abrange diversos temas pertencentes ao quotidiano, adaptá-los aos temas escolares foi uma tarefa fácil e prazerosa. Os resultados obtidos demonstram que o trabalho com textos publicitários estimula os alunos a expressarem as suas opiniões, mostrando, ao mesmo tempo, uma realidade necessária na sua formação enquanto seres sociais.This report will focus on the Supervised Teaching Practice of Spanish as a subject carried out at Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, and at Colégio Minerva for Portuguese, during the academic year 2020/2021. The reflection presented results from the careful observation of the classes and the consequent teaching practice after having taught grade 10s Portuguese and Spanish at both educational institutions. Because it is a theme of great motivational and pedagogical scope and of possible use as a learning object in the classroom, advertising is a multimodal textual genre that can be used as a didactically relevant resource for pedagogical intervention in Portuguese classes, mother tongue, and in Spanish, foreign language. An advertisement is accessible to everyone and allows for a rapprochement between the school and the outside world, in addition to being attractive and persuasive in capturing the attention of consumers, in particular, as demanding as the students who participated in this study. Since it covers several themes related to everyday life, adapting them to school themes was an easy and pleasurable task. The results obtained demonstrate that working with advertising texts encourages students to express their opinions, showing, at the same time, a necessary reality in educating them as social beings.Moriano, Beatriz MorianoValentim, Helena Virgínia TopaRUNBarros, Débora Jaehnert2022-03-312021-122025-03-31T00:00:00Z2022-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/138281TID:202983714porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:15:36Zoai:run.unl.pt:10362/138281Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:49:03.520111Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A publicidade como recurso didático nas disciplinas de Português e Espanhol
title A publicidade como recurso didático nas disciplinas de Português e Espanhol
spellingShingle A publicidade como recurso didático nas disciplinas de Português e Espanhol
Barros, Débora Jaehnert
Ensino de Português
Ensino de Espanhol
Publicidade
Género Multimodal
Motivação
Persuasão
Educação
Advertising
Multimodal Gender
Motivation
Persuasion
Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A publicidade como recurso didático nas disciplinas de Português e Espanhol
title_full A publicidade como recurso didático nas disciplinas de Português e Espanhol
title_fullStr A publicidade como recurso didático nas disciplinas de Português e Espanhol
title_full_unstemmed A publicidade como recurso didático nas disciplinas de Português e Espanhol
title_sort A publicidade como recurso didático nas disciplinas de Português e Espanhol
author Barros, Débora Jaehnert
author_facet Barros, Débora Jaehnert
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moriano, Beatriz Moriano
Valentim, Helena Virgínia Topa
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Débora Jaehnert
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Português
Ensino de Espanhol
Publicidade
Género Multimodal
Motivação
Persuasão
Educação
Advertising
Multimodal Gender
Motivation
Persuasion
Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino de Português
Ensino de Espanhol
Publicidade
Género Multimodal
Motivação
Persuasão
Educação
Advertising
Multimodal Gender
Motivation
Persuasion
Education
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório irá centrar-se na Prática de Ensino Supervisionada realizada no Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, para a disciplina de Espanhol, e no Colégio Minerva para a disciplina de Português, no ano letivo de 2020/2021. A reflexão apresentada decorre da observação atenta das aulas e da consequente prática de ensino. Lecionei Português e Espanhol ao 10º ano de escolaridade, em ambas as instituições de ensino. Por ser um tema de grande abrangência motivacional e pedagógica e de possível utilização como objeto de aprendizagem em sala de aula, a publicidade é um género textual multimodal que pode ser utilizado como recurso didaticamente pertinente para intervenção pedagógica nas aulas de Português, língua materna, e de Espanhol, língua estrangeira (ELE). O anúncio publicitário é um material acessível a todos e permite uma aproximação entre a escola e o mundo exterior, além de ser atrativo e persuasivo no momento de captar a atenção de consumidores, tão exigentes como os alunos que participaram deste estudo. Uma vez que abrange diversos temas pertencentes ao quotidiano, adaptá-los aos temas escolares foi uma tarefa fácil e prazerosa. Os resultados obtidos demonstram que o trabalho com textos publicitários estimula os alunos a expressarem as suas opiniões, mostrando, ao mesmo tempo, uma realidade necessária na sua formação enquanto seres sociais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12
2022-03-31
2022-03-31T00:00:00Z
2025-03-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/138281
TID:202983714
url http://hdl.handle.net/10362/138281
identifier_str_mv TID:202983714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138090394058752