Otite média serosa e o impacto na aprendizagem e aquisição de linguagem : revisão bibliográfica
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/26569 |
Resumo: | Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2016 |
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Otite média serosa e o impacto na aprendizagem e aquisição de linguagem : revisão bibliográficaOtite média serosaPerda auditivaDesenvolvimento da linguagemOtorrinolaringologiaDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2016Objetivo: O objetivo deste trabalho foi compilar artigos que explicitassem qual o impacto das otites médias sobre a perda auditiva associada e a aquisição da linguagem em crianças na idade escolar. Fontes dos dados: Foram selecionados artigos catalogados na base PubMed com os filtros otite média, linguagem, processamento central, audição e criança. Todos os artigos utilizados foram publicados entre o ano 2000 e 2015. Síntese dos dados: A revisão de literatura demonstrou que a perda auditiva observada nas otites médias está associada a uma perda leve e flutuante, com discrepância central dos dados entre ambos os ouvidos por uma perda auditiva de condução, que atrasa a passagem do som pelo ouvido médio, afectando a audição binaural. A perda condutiva persistente traduz-se centralmente mesmo após a perda periférica ter resolvido. Dados acerca dos três primeiros anos de vida sublinham que estes são críticos para o desenvolvimento da linguagem e que, crianças com otites médias nesse período, têm maior risco de apresentar distúrbios na aquisição da linguagem, no comportamento e, futuramente, no aproveitamento escolar. Conclusões: As principais consequências das otites médias e da perda auditiva sobre a linguagem nessas crianças são erros fonéticos e de articulação da fala, bem como dificuldade para compreensão da leitura e discriminação do som em ambientes ruidosos, como as salas de aula. Os achados sublinham a necessidade para intervenção precoce e sensibilização para a potencial capacidade auditiva reduzido, mesmo após resolução do processo no ouvido médio.Cassul, AugustoRepositório da Universidade de LisboaTeixeira, Frederica Josefa de Nóbrega Passos2017-02-17T17:01:51Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26569TID:201287471porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26569Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:13.086549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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