Pele de prata do café como fonte de compostos bioativos para incorporação em peloides

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Anabela
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ferreira da Vinha, Ana, Nunes, M. Antónia, Alves, Rita C., Oliveira, M. Beatriz P.P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/9793
Resumo: A valorização de resíduos agroalimentares em subprodutos de valor acrescentado é uma necessidade premente numa sociedade que visa a sustentabilidade ambiental, social e económica. Deste modo, promove-se a redução dos lixos a tratar, obtendo-se mais-valias onde só se tinha despesa. Neste estudo usou-se a pele de prata do café, um subproduto sem valor acrescentado da indústria de torrefação do café como fonte de compostos bioativos com ação antioxidante. Estudou-se o efeito das principais variáveis que afetam os rendimentos de extração e a atividade antioxidante dos extratos. Quantificou-se o teor em compostos fenólicos totais e flavonoides, bem como a atividade antioxidante (FRAP) e anti-radicalar (DPPH•). A composição dos extratos variou significativamente com as condições utilizadas. No entanto, é possível obter uma solução de compromisso entre os vários métodos de extração e os parâmetros analisados. A extração com 50% de etanol e 50% de água, durante 60 minutos, à temperatura de 40°C, permitiu a obtenção dos extratos mais ricos em compostos fenólicos e, simultaneamente, com uma elevada capacidade antioxidante. Estas condições permitem, comparativamente com outras “mais eficazes” para um ou outro parâmetro, uma redução de custos, por economia de tempo e de energia. A atividade antioxidante determinada sugere que a incorporação deste tipo de extratos em peloides poderá ter efeito benéfico.
id RCAP_d3ca60d13335d09defa68f16be2115c7
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/9793
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pele de prata do café como fonte de compostos bioativos para incorporação em peloidesPele de prataCompostos bioativosAtividade antioxidanteSustentabilidadeA valorização de resíduos agroalimentares em subprodutos de valor acrescentado é uma necessidade premente numa sociedade que visa a sustentabilidade ambiental, social e económica. Deste modo, promove-se a redução dos lixos a tratar, obtendo-se mais-valias onde só se tinha despesa. Neste estudo usou-se a pele de prata do café, um subproduto sem valor acrescentado da indústria de torrefação do café como fonte de compostos bioativos com ação antioxidante. Estudou-se o efeito das principais variáveis que afetam os rendimentos de extração e a atividade antioxidante dos extratos. Quantificou-se o teor em compostos fenólicos totais e flavonoides, bem como a atividade antioxidante (FRAP) e anti-radicalar (DPPH•). A composição dos extratos variou significativamente com as condições utilizadas. No entanto, é possível obter uma solução de compromisso entre os vários métodos de extração e os parâmetros analisados. A extração com 50% de etanol e 50% de água, durante 60 minutos, à temperatura de 40°C, permitiu a obtenção dos extratos mais ricos em compostos fenólicos e, simultaneamente, com uma elevada capacidade antioxidante. Estas condições permitem, comparativamente com outras “mais eficazes” para um ou outro parâmetro, uma redução de custos, por economia de tempo e de energia. A atividade antioxidante determinada sugere que a incorporação deste tipo de extratos em peloides poderá ter efeito benéfico.INOVA - Instituto de Inovação Tecnológica dos AçoresRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCosta, AnabelaFerreira da Vinha, AnaNunes, M. AntóniaAlves, Rita C.Oliveira, M. Beatriz P.P.2021-04-26T14:59:47Z2013-10-01T00:00:00Z2013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/9793porCosta, A.S.G., Vinha, A.F., Nunes, M.A., Alves, R.C., Oliveira, M.B.P.P. 2013. Pele de prata do café como fonte de compostos bioativos para incorporação em peloides. In: INOVA - Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores (Ed.), Livro de Atas do “III Congresso Iberoamericano de Peloides”. 356-362.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:09:03Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/9793Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:46:34.148096Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pele de prata do café como fonte de compostos bioativos para incorporação em peloides
title Pele de prata do café como fonte de compostos bioativos para incorporação em peloides
spellingShingle Pele de prata do café como fonte de compostos bioativos para incorporação em peloides
Costa, Anabela
Pele de prata
Compostos bioativos
Atividade antioxidante
Sustentabilidade
title_short Pele de prata do café como fonte de compostos bioativos para incorporação em peloides
title_full Pele de prata do café como fonte de compostos bioativos para incorporação em peloides
title_fullStr Pele de prata do café como fonte de compostos bioativos para incorporação em peloides
title_full_unstemmed Pele de prata do café como fonte de compostos bioativos para incorporação em peloides
title_sort Pele de prata do café como fonte de compostos bioativos para incorporação em peloides
author Costa, Anabela
author_facet Costa, Anabela
Ferreira da Vinha, Ana
Nunes, M. Antónia
Alves, Rita C.
Oliveira, M. Beatriz P.P.
author_role author
author2 Ferreira da Vinha, Ana
Nunes, M. Antónia
Alves, Rita C.
Oliveira, M. Beatriz P.P.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Anabela
Ferreira da Vinha, Ana
Nunes, M. Antónia
Alves, Rita C.
Oliveira, M. Beatriz P.P.
dc.subject.por.fl_str_mv Pele de prata
Compostos bioativos
Atividade antioxidante
Sustentabilidade
topic Pele de prata
Compostos bioativos
Atividade antioxidante
Sustentabilidade
description A valorização de resíduos agroalimentares em subprodutos de valor acrescentado é uma necessidade premente numa sociedade que visa a sustentabilidade ambiental, social e económica. Deste modo, promove-se a redução dos lixos a tratar, obtendo-se mais-valias onde só se tinha despesa. Neste estudo usou-se a pele de prata do café, um subproduto sem valor acrescentado da indústria de torrefação do café como fonte de compostos bioativos com ação antioxidante. Estudou-se o efeito das principais variáveis que afetam os rendimentos de extração e a atividade antioxidante dos extratos. Quantificou-se o teor em compostos fenólicos totais e flavonoides, bem como a atividade antioxidante (FRAP) e anti-radicalar (DPPH•). A composição dos extratos variou significativamente com as condições utilizadas. No entanto, é possível obter uma solução de compromisso entre os vários métodos de extração e os parâmetros analisados. A extração com 50% de etanol e 50% de água, durante 60 minutos, à temperatura de 40°C, permitiu a obtenção dos extratos mais ricos em compostos fenólicos e, simultaneamente, com uma elevada capacidade antioxidante. Estas condições permitem, comparativamente com outras “mais eficazes” para um ou outro parâmetro, uma redução de custos, por economia de tempo e de energia. A atividade antioxidante determinada sugere que a incorporação deste tipo de extratos em peloides poderá ter efeito benéfico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01T00:00:00Z
2013-10-01T00:00:00Z
2021-04-26T14:59:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/9793
url http://hdl.handle.net/10284/9793
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Costa, A.S.G., Vinha, A.F., Nunes, M.A., Alves, R.C., Oliveira, M.B.P.P. 2013. Pele de prata do café como fonte de compostos bioativos para incorporação em peloides. In: INOVA - Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores (Ed.), Livro de Atas do “III Congresso Iberoamericano de Peloides”. 356-362.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INOVA - Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores
publisher.none.fl_str_mv INOVA - Instituto de Inovação Tecnológica dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130331364720640