Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física no Colégio Moderno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11761 |
Resumo: | O ano letivo de 2019/20, nomeadamente o processo de estágio curricular, coincidiu com a minha atividade profissional enquanto professor no Colégio Moderno. No âmbito do processo de Estágio, este documento reflete as minhas decisões, reflexões e progressos, nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Neste ano letivo, o Grupo de Educação Física (GEF) comprometeu-se a criar e a reformular os documentos orientadores da disciplina e para tal iniciei a elaboração e reformulação dos mesmos segundo as novas orientações educativas, que apresentei ao GEF antes do início do ano letivo. O reforço do trabalho por etapas, o envolvimento dos alunos no processo de avaliação, a gestão dos espaços de aulas, a formação de grupos de trabalho e cooperação entre alunos foram contributos significativos na área da Lecionação. No âmbito da Direção de Turma o maior contributo disse respeito ao trabalho interdisciplinar, onde estudei os documentos orientadores das restantes disciplinas, promovendo reuniões com os professores. Este trabalho iria culminar na Saída de Campo No Desporto Escolar, o maior contributo prendeu-se com a decisão de criar oportunidades de competição para todos os alunos e, mais importante ainda, adaptados às suas necessidades e potencialidades, realizando parcerias com Colégios e Associações. O Seminário foi realizado no âmbito da avaliação dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC). Os resultados do processo de Investigação Ação mostraram que houve uma diferença significativa na concordância entre os professores relativamente à avaliação que faziam da prestação dos alunos nos JDC, antes e depois do Seminário. O GEF comprometeu-se a adotar as propostas apresentadas por mim. |
id |
RCAP_d3cf76adde6e3ecd9f2f9fe34167b5c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11761 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física no Colégio ModernoMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICASPORTPHYSICAL EDUCATIONPHYSICAL EDUCATION TEACHINGO ano letivo de 2019/20, nomeadamente o processo de estágio curricular, coincidiu com a minha atividade profissional enquanto professor no Colégio Moderno. No âmbito do processo de Estágio, este documento reflete as minhas decisões, reflexões e progressos, nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Neste ano letivo, o Grupo de Educação Física (GEF) comprometeu-se a criar e a reformular os documentos orientadores da disciplina e para tal iniciei a elaboração e reformulação dos mesmos segundo as novas orientações educativas, que apresentei ao GEF antes do início do ano letivo. O reforço do trabalho por etapas, o envolvimento dos alunos no processo de avaliação, a gestão dos espaços de aulas, a formação de grupos de trabalho e cooperação entre alunos foram contributos significativos na área da Lecionação. No âmbito da Direção de Turma o maior contributo disse respeito ao trabalho interdisciplinar, onde estudei os documentos orientadores das restantes disciplinas, promovendo reuniões com os professores. Este trabalho iria culminar na Saída de Campo No Desporto Escolar, o maior contributo prendeu-se com a decisão de criar oportunidades de competição para todos os alunos e, mais importante ainda, adaptados às suas necessidades e potencialidades, realizando parcerias com Colégios e Associações. O Seminário foi realizado no âmbito da avaliação dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC). Os resultados do processo de Investigação Ação mostraram que houve uma diferença significativa na concordância entre os professores relativamente à avaliação que faziam da prestação dos alunos nos JDC, antes e depois do Seminário. O GEF comprometeu-se a adotar as propostas apresentadas por mim.The 2019/20 academic year, namely the internship process, coincided with my professional activity as a teacher at Colégio Moderno. As a part of the Internship process, this document reflects my decisions, reflections and progress in the areas of Teaching, Class Management, School Sports and Seminar. In this academic year, the Physical Education Group (GEF) committed itself to creating and reformulating the guiding documents of the subject, and for this purpose I began to elaborate and reformulate them according to the new educational guidelines, which I presented to the GEF before the beginning of the school year. The reinforcement of the work in stages, the student involvement in the evaluation process, the management of class spaces, the formation of work groups and cooperation between students were notable contributions to the area of Teaching. Within the scope of Class Management, the greatest contribution related to interdisciplinary work where I studied the guiding documents of the other subjects, promoting meetings with teachers. This work would culminate in an Outdoor Learning Activity. In School Sports, the most significant contribution came from the decision to create competitive opportunities for all students that, more importantly, were adapted to their needs and potential through establishing partnerships with other Schools and Associations. The Seminar was held as a part of the Collective Sports Games (JDC) evaluation. The results of the Action Research process showed that there was a significant difference in the coherency among teachers regarding their assessment of student performance at JDC before and after the Seminar. The GEF is committed to adopting my proposals as presented.2021-03-30T15:54:37Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11761TID:202634612porGodinho, Diogo de Oliveira Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:19Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:21.638126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física no Colégio Moderno |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física no Colégio Moderno |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física no Colégio Moderno Godinho, Diogo de Oliveira Neto MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física no Colégio Moderno |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física no Colégio Moderno |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física no Colégio Moderno |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física no Colégio Moderno |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico de Educação Física no Colégio Moderno |
author |
Godinho, Diogo de Oliveira Neto |
author_facet |
Godinho, Diogo de Oliveira Neto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godinho, Diogo de Oliveira Neto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA SPORT PHYSICAL EDUCATION PHYSICAL EDUCATION TEACHING |
description |
O ano letivo de 2019/20, nomeadamente o processo de estágio curricular, coincidiu com a minha atividade profissional enquanto professor no Colégio Moderno. No âmbito do processo de Estágio, este documento reflete as minhas decisões, reflexões e progressos, nas áreas de Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Neste ano letivo, o Grupo de Educação Física (GEF) comprometeu-se a criar e a reformular os documentos orientadores da disciplina e para tal iniciei a elaboração e reformulação dos mesmos segundo as novas orientações educativas, que apresentei ao GEF antes do início do ano letivo. O reforço do trabalho por etapas, o envolvimento dos alunos no processo de avaliação, a gestão dos espaços de aulas, a formação de grupos de trabalho e cooperação entre alunos foram contributos significativos na área da Lecionação. No âmbito da Direção de Turma o maior contributo disse respeito ao trabalho interdisciplinar, onde estudei os documentos orientadores das restantes disciplinas, promovendo reuniões com os professores. Este trabalho iria culminar na Saída de Campo No Desporto Escolar, o maior contributo prendeu-se com a decisão de criar oportunidades de competição para todos os alunos e, mais importante ainda, adaptados às suas necessidades e potencialidades, realizando parcerias com Colégios e Associações. O Seminário foi realizado no âmbito da avaliação dos Jogos Desportivos Coletivos (JDC). Os resultados do processo de Investigação Ação mostraram que houve uma diferença significativa na concordância entre os professores relativamente à avaliação que faziam da prestação dos alunos nos JDC, antes e depois do Seminário. O GEF comprometeu-se a adotar as propostas apresentadas por mim. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2020 2021-03-30T15:54:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/11761 TID:202634612 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/11761 |
identifier_str_mv |
TID:202634612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131260541468672 |