A proteção do consumidor de serviços financeiros : em especial sobre uso de informação enganosa na captação de investimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37362 |
Resumo: | A presente tese de mestrado versa sobre o tema da proteção dos consumidores de serviços financeiros, enquanto a parte mais fraca nas relações constituída com as instituições financeiras, no âmbito da comercialização de serviços e produtos financeiros. Trata-se, atualmente, de um tema constantemente na ordem do dia em Portugal fruto dos sucessivos escândalos financeiros que se têm verificamos e dos quais são vários os casos de cliente-lesados por alegadas condutas desleais e fraudulentas imputáveis às instituições financeiras, sobretudo na captação de investimentos. O ponto de partida para a elaboração deste estudo será, assim, os recentes casos dos apelidados lesados do BES e BANIF. Ou seja, tendo como exemplos estes casos, pretendemos a partir da sua análise extrair quais são os problemas e desafios que os clientes/consumidores de serviços financeiros enfrentam, designadamente na procura por soluções de investimento do seu capital. A este propósito iremos identificar e analisar quais os temas e matérias que importam considerar termos de proteção dos consumidores de serviços financeiros. Designadamente de quais são os seus direitos, da relevância exercida pela informação, da necessidade de regulação e supervisão da conduta dos prestadores de serviços financeiros, de quais os vícios ou falhas da regulação pública da informação que se assumem como negativas ou prejudiciais para os investidores e, finalmente, de quais são as medidas e mecanismos de disponíveis no nosso ordenamento jurídico para tutela destes. |
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A proteção do consumidor de serviços financeiros : em especial sobre uso de informação enganosa na captação de investimentoDireito bancárioProdutos financeirosProtecção do consumidorMercados financeirosInvestidoresDever de informaçãoResponsabilidade civilTeses de mestrado - 2018DireitoA presente tese de mestrado versa sobre o tema da proteção dos consumidores de serviços financeiros, enquanto a parte mais fraca nas relações constituída com as instituições financeiras, no âmbito da comercialização de serviços e produtos financeiros. Trata-se, atualmente, de um tema constantemente na ordem do dia em Portugal fruto dos sucessivos escândalos financeiros que se têm verificamos e dos quais são vários os casos de cliente-lesados por alegadas condutas desleais e fraudulentas imputáveis às instituições financeiras, sobretudo na captação de investimentos. O ponto de partida para a elaboração deste estudo será, assim, os recentes casos dos apelidados lesados do BES e BANIF. Ou seja, tendo como exemplos estes casos, pretendemos a partir da sua análise extrair quais são os problemas e desafios que os clientes/consumidores de serviços financeiros enfrentam, designadamente na procura por soluções de investimento do seu capital. A este propósito iremos identificar e analisar quais os temas e matérias que importam considerar termos de proteção dos consumidores de serviços financeiros. Designadamente de quais são os seus direitos, da relevância exercida pela informação, da necessidade de regulação e supervisão da conduta dos prestadores de serviços financeiros, de quais os vícios ou falhas da regulação pública da informação que se assumem como negativas ou prejudiciais para os investidores e, finalmente, de quais são as medidas e mecanismos de disponíveis no nosso ordenamento jurídico para tutela destes.The present master's thesis is about the protection of consumers of financial services, while the weaker subject in relations with financial institutions, in the marketing of financial products and services. This is currently a topic constantly on the order of the day in Portugal, as a result of the successive financial scandals that have happened and of that there are several cases of clientes aggrieved by alleged unfair and fraudulent conducts imputed to financial institutions, namely in attracting investments. Therefore, we start the analysis of cases of clientes aggrieved by portuguese financial institutions, like BES or BANIF. In this way, we intend on the basis of these exemples to consider what are the problems and challenges that the financial services represent for customers, especially in the search for investment solutions of their capital. In this regard, we will identify and analyze which issues and matters that are important to consider in terms of protection of consumers of financial services. Namely what are their rights, the relevance of information, the need for regulation and supervision of the conduct of service providers financial, of which the failures of the public regulation of the information that are assumed as negative or harmful to the investors and, finally, of which are the measures and mechanisms available in our legal order to protect them.Cordeiro, António Barreto MenezesRepositório da Universidade de LisboaSerra, João Artur Pereira2019-03-07T16:03:57Z2018-10-292018-10-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:34:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:26.248656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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