Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, Leonor Tavares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21592
Resumo: Esta investigação surge de uma curiosidade alicerçada nas diferentes representações sociais para um mesmo objeto, neste caso concreto, a matemática. Pretende-se, segundo o olhar de alunos do 9.º ano de escolaridade, uma reflexão a respeito desta disciplina, onde as representações, os meios sociais em que os indivíduos se inserem, as experiências pessoais e o desempenho escolar são elementos centrais. Fica reforçada a existência de sentimentos muito díspares e, simultaneamente, uma evidente importância dada a esta área do currículo. Sai, igualmente, fortalecida a relação entre as representações sociais da matemática nos jovens e o seu desempenho escolar nessa disciplina, assim como uma tendência para um valor mais expressivo da correlação entre as representações sociais da matemática no contexto de socialização, quando usado como um todo, e nos alunos.
id RCAP_d3ddc0fa4e215f2754c6db5595f939d1
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21592
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolaresRepresentações sociaisMatemáticaContextos de socializaçãoExperiência escolarAlunosSocial representationsMathematicsSocialization contextsSchool experienceStudentsEsta investigação surge de uma curiosidade alicerçada nas diferentes representações sociais para um mesmo objeto, neste caso concreto, a matemática. Pretende-se, segundo o olhar de alunos do 9.º ano de escolaridade, uma reflexão a respeito desta disciplina, onde as representações, os meios sociais em que os indivíduos se inserem, as experiências pessoais e o desempenho escolar são elementos centrais. Fica reforçada a existência de sentimentos muito díspares e, simultaneamente, uma evidente importância dada a esta área do currículo. Sai, igualmente, fortalecida a relação entre as representações sociais da matemática nos jovens e o seu desempenho escolar nessa disciplina, assim como uma tendência para um valor mais expressivo da correlação entre as representações sociais da matemática no contexto de socialização, quando usado como um todo, e nos alunos.This research resulted from a curiosity to explore the different social representations for the same object, in this specific case, mathematics. It is aimed at providing a reflection on this object, based on the opinion of 9th grade students. Different elements are taken into consideration, such as their social environments, established relationships, personal experiences and school performances. The result reinforces the existence of many different feelings amongst students and, at the same time, suggests the importance that is given to this area. The relationship between social representations of mathematics and student’s performance is also strengthened. Also, the correlation between social representations of mathematics in the socialization context, when used as a whole, and those of the students shows a more expressive value.2021-01-27T14:52:04Z2020-12-03T00:00:00Z2020-12-032020-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21592TID:202574245porPimenta, Leonor Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:34:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:45.264561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares
title Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares
spellingShingle Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares
Pimenta, Leonor Tavares
Representações sociais
Matemática
Contextos de socialização
Experiência escolar
Alunos
Social representations
Mathematics
Socialization contexts
School experience
Students
title_short Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares
title_full Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares
title_fullStr Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares
title_full_unstemmed Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares
title_sort Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares
author Pimenta, Leonor Tavares
author_facet Pimenta, Leonor Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pimenta, Leonor Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais
Matemática
Contextos de socialização
Experiência escolar
Alunos
Social representations
Mathematics
Socialization contexts
School experience
Students
topic Representações sociais
Matemática
Contextos de socialização
Experiência escolar
Alunos
Social representations
Mathematics
Socialization contexts
School experience
Students
description Esta investigação surge de uma curiosidade alicerçada nas diferentes representações sociais para um mesmo objeto, neste caso concreto, a matemática. Pretende-se, segundo o olhar de alunos do 9.º ano de escolaridade, uma reflexão a respeito desta disciplina, onde as representações, os meios sociais em que os indivíduos se inserem, as experiências pessoais e o desempenho escolar são elementos centrais. Fica reforçada a existência de sentimentos muito díspares e, simultaneamente, uma evidente importância dada a esta área do currículo. Sai, igualmente, fortalecida a relação entre as representações sociais da matemática nos jovens e o seu desempenho escolar nessa disciplina, assim como uma tendência para um valor mais expressivo da correlação entre as representações sociais da matemática no contexto de socialização, quando usado como um todo, e nos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03T00:00:00Z
2020-12-03
2020-08
2021-01-27T14:52:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/21592
TID:202574245
url http://hdl.handle.net/10071/21592
identifier_str_mv TID:202574245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134715402256384