Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21592 |
Resumo: | Esta investigação surge de uma curiosidade alicerçada nas diferentes representações sociais para um mesmo objeto, neste caso concreto, a matemática. Pretende-se, segundo o olhar de alunos do 9.º ano de escolaridade, uma reflexão a respeito desta disciplina, onde as representações, os meios sociais em que os indivíduos se inserem, as experiências pessoais e o desempenho escolar são elementos centrais. Fica reforçada a existência de sentimentos muito díspares e, simultaneamente, uma evidente importância dada a esta área do currículo. Sai, igualmente, fortalecida a relação entre as representações sociais da matemática nos jovens e o seu desempenho escolar nessa disciplina, assim como uma tendência para um valor mais expressivo da correlação entre as representações sociais da matemática no contexto de socialização, quando usado como um todo, e nos alunos. |
id |
RCAP_d3ddc0fa4e215f2754c6db5595f939d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21592 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolaresRepresentações sociaisMatemáticaContextos de socializaçãoExperiência escolarAlunosSocial representationsMathematicsSocialization contextsSchool experienceStudentsEsta investigação surge de uma curiosidade alicerçada nas diferentes representações sociais para um mesmo objeto, neste caso concreto, a matemática. Pretende-se, segundo o olhar de alunos do 9.º ano de escolaridade, uma reflexão a respeito desta disciplina, onde as representações, os meios sociais em que os indivíduos se inserem, as experiências pessoais e o desempenho escolar são elementos centrais. Fica reforçada a existência de sentimentos muito díspares e, simultaneamente, uma evidente importância dada a esta área do currículo. Sai, igualmente, fortalecida a relação entre as representações sociais da matemática nos jovens e o seu desempenho escolar nessa disciplina, assim como uma tendência para um valor mais expressivo da correlação entre as representações sociais da matemática no contexto de socialização, quando usado como um todo, e nos alunos.This research resulted from a curiosity to explore the different social representations for the same object, in this specific case, mathematics. It is aimed at providing a reflection on this object, based on the opinion of 9th grade students. Different elements are taken into consideration, such as their social environments, established relationships, personal experiences and school performances. The result reinforces the existence of many different feelings amongst students and, at the same time, suggests the importance that is given to this area. The relationship between social representations of mathematics and student’s performance is also strengthened. Also, the correlation between social representations of mathematics in the socialization context, when used as a whole, and those of the students shows a more expressive value.2021-01-27T14:52:04Z2020-12-03T00:00:00Z2020-12-032020-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21592TID:202574245porPimenta, Leonor Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:34:52Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21592Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:15:45.264561Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares |
title |
Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares |
spellingShingle |
Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares Pimenta, Leonor Tavares Representações sociais Matemática Contextos de socialização Experiência escolar Alunos Social representations Mathematics Socialization contexts School experience Students |
title_short |
Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares |
title_full |
Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares |
title_fullStr |
Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares |
title_full_unstemmed |
Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares |
title_sort |
Os jovens e a matemática: representações sociais e trajetos escolares |
author |
Pimenta, Leonor Tavares |
author_facet |
Pimenta, Leonor Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pimenta, Leonor Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais Matemática Contextos de socialização Experiência escolar Alunos Social representations Mathematics Socialization contexts School experience Students |
topic |
Representações sociais Matemática Contextos de socialização Experiência escolar Alunos Social representations Mathematics Socialization contexts School experience Students |
description |
Esta investigação surge de uma curiosidade alicerçada nas diferentes representações sociais para um mesmo objeto, neste caso concreto, a matemática. Pretende-se, segundo o olhar de alunos do 9.º ano de escolaridade, uma reflexão a respeito desta disciplina, onde as representações, os meios sociais em que os indivíduos se inserem, as experiências pessoais e o desempenho escolar são elementos centrais. Fica reforçada a existência de sentimentos muito díspares e, simultaneamente, uma evidente importância dada a esta área do currículo. Sai, igualmente, fortalecida a relação entre as representações sociais da matemática nos jovens e o seu desempenho escolar nessa disciplina, assim como uma tendência para um valor mais expressivo da correlação entre as representações sociais da matemática no contexto de socialização, quando usado como um todo, e nos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-03T00:00:00Z 2020-12-03 2020-08 2021-01-27T14:52:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/21592 TID:202574245 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/21592 |
identifier_str_mv |
TID:202574245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134715402256384 |