NAS MARGENS DA SOCIEDADE EDUCATIVA: PERFIS SOCIAIS, PRÁTICAS E ATITUDES PERANTE A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA EM PORTUGAL DOS ADULTOS QUE NÃO PARTICIPAM EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
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Resumo: | Resumo Nas sociedades atuais, marcadas pela centralidade do conhecimento, da informação e da educação, uma parte da população adulta tem ainda níveis de escolaridade muito baixos e persiste arredada das dinâmicas da chamada Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV). Tratando-se de um segmento da população que, do ponto de vista da análise sociológica e da incidência das políticas públicas, tem sido deixado para trás e sobre o qual pouco se conhece, pretende-se contribuir para o conhecimento e visibilidade do fenómeno dos indivíduos pouco escolarizados que, apesar das iniciativas implementadas no âmbito da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida, permaneceram nas margens da sociedade educativa. Na ausência de estudos extensivos especificamente centrados neste segmento da população, foi mobilizada a edição de 2016 do Inquérito à Educação e Formação de Adultos para tentar mapear o fenómeno em Portugal. Com uma presença transversal na sociedade portuguesa é um grupo de dimensão expressiva, cuja diversidade se captou através da identificação de diferentes perfis. Os mesmos dados permitiram ainda retratar as práticas e atitudes, perante a ALV, da população com baixa escolaridade em Portugal. |
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NAS MARGENS DA SOCIEDADE EDUCATIVA: PERFIS SOCIAIS, PRÁTICAS E ATITUDES PERANTE A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA EM PORTUGAL DOS ADULTOS QUE NÃO PARTICIPAM EM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃOaprendizagem ao longo da vidaadultos pouco escolarizadosabordagem extensivainquérito à educação e formação de adultos.Resumo Nas sociedades atuais, marcadas pela centralidade do conhecimento, da informação e da educação, uma parte da população adulta tem ainda níveis de escolaridade muito baixos e persiste arredada das dinâmicas da chamada Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV). Tratando-se de um segmento da população que, do ponto de vista da análise sociológica e da incidência das políticas públicas, tem sido deixado para trás e sobre o qual pouco se conhece, pretende-se contribuir para o conhecimento e visibilidade do fenómeno dos indivíduos pouco escolarizados que, apesar das iniciativas implementadas no âmbito da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida, permaneceram nas margens da sociedade educativa. Na ausência de estudos extensivos especificamente centrados neste segmento da população, foi mobilizada a edição de 2016 do Inquérito à Educação e Formação de Adultos para tentar mapear o fenómeno em Portugal. Com uma presença transversal na sociedade portuguesa é um grupo de dimensão expressiva, cuja diversidade se captou através da identificação de diferentes perfis. Os mesmos dados permitiram ainda retratar as práticas e atitudes, perante a ALV, da população com baixa escolaridade em Portugal.Associação Portuguesa de Sociologia2022-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372022000100035SOCIOLOGIA ON LINE n.28 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-33372022000100035Carvalho da Silva,VanessaÁvila,Patríciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:25:01Zoai:scielo:S1647-33372022000100035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:37.310220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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