As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, José Francisco Nunes Pires Caramelo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40850
Resumo: O impacto da utilização das obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica é o objeto de estudo deste Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), que foi implementado no Conservatório d’Artes de Loures, durante o 2º e o 3º período do ano letivo de 2021/2022. Nesta investigação participaram 16 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos. Como metodologia de investigação para o projeto foi utilizada a Investigação-Ação, de tipologia empírica, através da divisão dos participantes em dois grupos distintos - um grupo de experiência e um grupo de controlo - durante a primeira fase do projeto (2º período). Estes papéis foram invertidos numa segunda fase (3º período), de modo a consolidar os resultados obtidos. Ambos os grupos trabalharam a mesma quantidade de peças durante cada período, com a diferença de o grupo experimental ter incluído uma peça de Carlos Gutkin no seu repertório. As técnicas e os instrumentos de recolha e produção de dados empregados foram: questionários realizados aos alunos, grelhas de observação, notas de campo, avaliação contínua e periódica. Foi ainda incluída uma breve referência a uma peça de Gutkin e uma entrevista ao compositor. Os resultados indiciam que a inclusão destas obras no repertório dos alunos lhes terá proporcionado um acréscimo de motivação. Desta forma, o trabalho que aqui se apresenta pretende ser um contributo para uma melhor compreensão da relação entre a escolha de repertório e a motivação dos alunos.
id RCAP_d3f1143ff50bb76a0e01083022114cd8
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40850
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra ClássicaEnsino musical formalGuitarra clássicaRepertórioMotivaçãoCarlos GutkinFormal music educationClassical guitarRepertoireMotivationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO impacto da utilização das obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica é o objeto de estudo deste Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), que foi implementado no Conservatório d’Artes de Loures, durante o 2º e o 3º período do ano letivo de 2021/2022. Nesta investigação participaram 16 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos. Como metodologia de investigação para o projeto foi utilizada a Investigação-Ação, de tipologia empírica, através da divisão dos participantes em dois grupos distintos - um grupo de experiência e um grupo de controlo - durante a primeira fase do projeto (2º período). Estes papéis foram invertidos numa segunda fase (3º período), de modo a consolidar os resultados obtidos. Ambos os grupos trabalharam a mesma quantidade de peças durante cada período, com a diferença de o grupo experimental ter incluído uma peça de Carlos Gutkin no seu repertório. As técnicas e os instrumentos de recolha e produção de dados empregados foram: questionários realizados aos alunos, grelhas de observação, notas de campo, avaliação contínua e periódica. Foi ainda incluída uma breve referência a uma peça de Gutkin e uma entrevista ao compositor. Os resultados indiciam que a inclusão destas obras no repertório dos alunos lhes terá proporcionado um acréscimo de motivação. Desta forma, o trabalho que aqui se apresenta pretende ser um contributo para uma melhor compreensão da relação entre a escolha de repertório e a motivação dos alunos.The impact of using Carlos Gutkin’s works as a motivational factor in the formal teaching of the classical guitar is the object of study of this Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), that was implemented at the Conservatório d’Artes de Loures, during the 2nd and 3rd terms of the academic year of 2021/2022. For this investigation, 16 students participated, aged between 12 and 20 years old. As a research methodology for this project, Investigation-Action was used, of empirical typology, by dividing the participants into two distinct groups – an experience group and a control group – during both phases of the project (the first phase took place during the 2nd term, and the second phase took place during the 3rd term). To consolidate the obtained results, the group roles were reversed from the first to the second phase. Both groups worked the same amount of repertoire during each term, with the difference that the experimental group worked a Carlos Gutkin piece, while the control group worked mainly traditional repertoire. The techniques and instruments used to collect and produce data were questionnaire surveys carried out with the students, and observation and assessment grids. A brief reference to one of Gutkin’s pieces and an interview with the composer were also included. The results indicate that the inclusion of these works in the students’ repertoire might have provided an increase in motivation. This way, the work presented here intends to be a contribution to a better understanding of the relationship between the choice of repertoire and the students' motivation.Marques, Maria Paula Brandão AirãoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, José Francisco Nunes Pires Caramelo2023-04-17T10:32:31Z2022-10-212022-092022-10-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40850TID:203223659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:32.560303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica
title As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica
spellingShingle As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica
Gomes, José Francisco Nunes Pires Caramelo
Ensino musical formal
Guitarra clássica
Repertório
Motivação
Carlos Gutkin
Formal music education
Classical guitar
Repertoire
Motivation
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica
title_full As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica
title_fullStr As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica
title_full_unstemmed As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica
title_sort As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica
author Gomes, José Francisco Nunes Pires Caramelo
author_facet Gomes, José Francisco Nunes Pires Caramelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Maria Paula Brandão Airão
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, José Francisco Nunes Pires Caramelo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino musical formal
Guitarra clássica
Repertório
Motivação
Carlos Gutkin
Formal music education
Classical guitar
Repertoire
Motivation
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Ensino musical formal
Guitarra clássica
Repertório
Motivação
Carlos Gutkin
Formal music education
Classical guitar
Repertoire
Motivation
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O impacto da utilização das obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica é o objeto de estudo deste Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), que foi implementado no Conservatório d’Artes de Loures, durante o 2º e o 3º período do ano letivo de 2021/2022. Nesta investigação participaram 16 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos. Como metodologia de investigação para o projeto foi utilizada a Investigação-Ação, de tipologia empírica, através da divisão dos participantes em dois grupos distintos - um grupo de experiência e um grupo de controlo - durante a primeira fase do projeto (2º período). Estes papéis foram invertidos numa segunda fase (3º período), de modo a consolidar os resultados obtidos. Ambos os grupos trabalharam a mesma quantidade de peças durante cada período, com a diferença de o grupo experimental ter incluído uma peça de Carlos Gutkin no seu repertório. As técnicas e os instrumentos de recolha e produção de dados empregados foram: questionários realizados aos alunos, grelhas de observação, notas de campo, avaliação contínua e periódica. Foi ainda incluída uma breve referência a uma peça de Gutkin e uma entrevista ao compositor. Os resultados indiciam que a inclusão destas obras no repertório dos alunos lhes terá proporcionado um acréscimo de motivação. Desta forma, o trabalho que aqui se apresenta pretende ser um contributo para uma melhor compreensão da relação entre a escolha de repertório e a motivação dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-21
2022-09
2022-10-21T00:00:00Z
2023-04-17T10:32:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/40850
TID:203223659
url http://hdl.handle.net/10400.14/40850
identifier_str_mv TID:203223659
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132061568598016