As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40850 |
Resumo: | O impacto da utilização das obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica é o objeto de estudo deste Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), que foi implementado no Conservatório d’Artes de Loures, durante o 2º e o 3º período do ano letivo de 2021/2022. Nesta investigação participaram 16 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos. Como metodologia de investigação para o projeto foi utilizada a Investigação-Ação, de tipologia empírica, através da divisão dos participantes em dois grupos distintos - um grupo de experiência e um grupo de controlo - durante a primeira fase do projeto (2º período). Estes papéis foram invertidos numa segunda fase (3º período), de modo a consolidar os resultados obtidos. Ambos os grupos trabalharam a mesma quantidade de peças durante cada período, com a diferença de o grupo experimental ter incluído uma peça de Carlos Gutkin no seu repertório. As técnicas e os instrumentos de recolha e produção de dados empregados foram: questionários realizados aos alunos, grelhas de observação, notas de campo, avaliação contínua e periódica. Foi ainda incluída uma breve referência a uma peça de Gutkin e uma entrevista ao compositor. Os resultados indiciam que a inclusão destas obras no repertório dos alunos lhes terá proporcionado um acréscimo de motivação. Desta forma, o trabalho que aqui se apresenta pretende ser um contributo para uma melhor compreensão da relação entre a escolha de repertório e a motivação dos alunos. |
id |
RCAP_d3f1143ff50bb76a0e01083022114cd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40850 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra ClássicaEnsino musical formalGuitarra clássicaRepertórioMotivaçãoCarlos GutkinFormal music educationClassical guitarRepertoireMotivationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO impacto da utilização das obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica é o objeto de estudo deste Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), que foi implementado no Conservatório d’Artes de Loures, durante o 2º e o 3º período do ano letivo de 2021/2022. Nesta investigação participaram 16 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos. Como metodologia de investigação para o projeto foi utilizada a Investigação-Ação, de tipologia empírica, através da divisão dos participantes em dois grupos distintos - um grupo de experiência e um grupo de controlo - durante a primeira fase do projeto (2º período). Estes papéis foram invertidos numa segunda fase (3º período), de modo a consolidar os resultados obtidos. Ambos os grupos trabalharam a mesma quantidade de peças durante cada período, com a diferença de o grupo experimental ter incluído uma peça de Carlos Gutkin no seu repertório. As técnicas e os instrumentos de recolha e produção de dados empregados foram: questionários realizados aos alunos, grelhas de observação, notas de campo, avaliação contínua e periódica. Foi ainda incluída uma breve referência a uma peça de Gutkin e uma entrevista ao compositor. Os resultados indiciam que a inclusão destas obras no repertório dos alunos lhes terá proporcionado um acréscimo de motivação. Desta forma, o trabalho que aqui se apresenta pretende ser um contributo para uma melhor compreensão da relação entre a escolha de repertório e a motivação dos alunos.The impact of using Carlos Gutkin’s works as a motivational factor in the formal teaching of the classical guitar is the object of study of this Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), that was implemented at the Conservatório d’Artes de Loures, during the 2nd and 3rd terms of the academic year of 2021/2022. For this investigation, 16 students participated, aged between 12 and 20 years old. As a research methodology for this project, Investigation-Action was used, of empirical typology, by dividing the participants into two distinct groups – an experience group and a control group – during both phases of the project (the first phase took place during the 2nd term, and the second phase took place during the 3rd term). To consolidate the obtained results, the group roles were reversed from the first to the second phase. Both groups worked the same amount of repertoire during each term, with the difference that the experimental group worked a Carlos Gutkin piece, while the control group worked mainly traditional repertoire. The techniques and instruments used to collect and produce data were questionnaire surveys carried out with the students, and observation and assessment grids. A brief reference to one of Gutkin’s pieces and an interview with the composer were also included. The results indicate that the inclusion of these works in the students’ repertoire might have provided an increase in motivation. This way, the work presented here intends to be a contribution to a better understanding of the relationship between the choice of repertoire and the students' motivation.Marques, Maria Paula Brandão AirãoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, José Francisco Nunes Pires Caramelo2023-04-17T10:32:31Z2022-10-212022-092022-10-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40850TID:203223659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:46:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:33:32.560303Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica |
title |
As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica |
spellingShingle |
As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica Gomes, José Francisco Nunes Pires Caramelo Ensino musical formal Guitarra clássica Repertório Motivação Carlos Gutkin Formal music education Classical guitar Repertoire Motivation Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica |
title_full |
As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica |
title_fullStr |
As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica |
title_full_unstemmed |
As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica |
title_sort |
As obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica |
author |
Gomes, José Francisco Nunes Pires Caramelo |
author_facet |
Gomes, José Francisco Nunes Pires Caramelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Maria Paula Brandão Airão Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, José Francisco Nunes Pires Caramelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino musical formal Guitarra clássica Repertório Motivação Carlos Gutkin Formal music education Classical guitar Repertoire Motivation Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Ensino musical formal Guitarra clássica Repertório Motivação Carlos Gutkin Formal music education Classical guitar Repertoire Motivation Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
O impacto da utilização das obras de Carlos Gutkin como fator motivacional no ensino formal da Guitarra Clássica é o objeto de estudo deste Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), que foi implementado no Conservatório d’Artes de Loures, durante o 2º e o 3º período do ano letivo de 2021/2022. Nesta investigação participaram 16 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 20 anos. Como metodologia de investigação para o projeto foi utilizada a Investigação-Ação, de tipologia empírica, através da divisão dos participantes em dois grupos distintos - um grupo de experiência e um grupo de controlo - durante a primeira fase do projeto (2º período). Estes papéis foram invertidos numa segunda fase (3º período), de modo a consolidar os resultados obtidos. Ambos os grupos trabalharam a mesma quantidade de peças durante cada período, com a diferença de o grupo experimental ter incluído uma peça de Carlos Gutkin no seu repertório. As técnicas e os instrumentos de recolha e produção de dados empregados foram: questionários realizados aos alunos, grelhas de observação, notas de campo, avaliação contínua e periódica. Foi ainda incluída uma breve referência a uma peça de Gutkin e uma entrevista ao compositor. Os resultados indiciam que a inclusão destas obras no repertório dos alunos lhes terá proporcionado um acréscimo de motivação. Desta forma, o trabalho que aqui se apresenta pretende ser um contributo para uma melhor compreensão da relação entre a escolha de repertório e a motivação dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-21 2022-09 2022-10-21T00:00:00Z 2023-04-17T10:32:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/40850 TID:203223659 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/40850 |
identifier_str_mv |
TID:203223659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132061568598016 |