Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/3876 |
Resumo: | O presente relatório de estágio de qualificação profissional surge com o intuito de descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela mestranda, ao longo da prática pedagógica. Neste sentido, para os futuros educadores é essencial a mobilização de saberes científicos, pedagógicos e culturais na conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos e curriculares, à luz de modelos concetuais adequados e rigorosos, que fomentam o trabalho intelectual dos sujeitos da aprendizagem. A Educação Pré-Escolar pressupõe, também, a capacidade de pensar e agir nos contextos educativos, com estratégias pedagógicas diferenciadas, visando responder à diversidade dos atores, numa visão inclusiva e equitativa da educação. Sendo assim, estes são considerados aspetos centrais para a co construção e o desenvolvimento das competências profissionais do futuro docente. Este relatório de estágio foi, então, sustentado na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados, de forma a ser possível atingir os objetivos propostos, nomeadamente uma melhoria das práticas e uma melhor compreensão das mesmas. De facto, as estratégias utilizadas surtiram efeitos que possibilitaram a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, facilitadora da tomada de decisões em contextos de complexidade da prática docente, pelo exercício sistemático da reflexão, tal como a ficha curricular da unidade curricular pressupõe. Possibilitou, também, a co construção de saberes profissionais, desenvolvendo e consolidando, de forma fundamentada e reflexiva, as competências socioprofissionais e pessoais à luz de princípios emanados no perfil geral de desempenho profissional do educador de infância, assim como a aprendizagem ao longo da vida. |
id |
RCAP_d3fcab9d1085b559acfcb9d28f3efb97 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/3876 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio em Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarCompetências profissionaisInvestigação-açãoReflexãoPre-Sschool educationProfessional skillsAction-researchReflectionO presente relatório de estágio de qualificação profissional surge com o intuito de descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela mestranda, ao longo da prática pedagógica. Neste sentido, para os futuros educadores é essencial a mobilização de saberes científicos, pedagógicos e culturais na conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos e curriculares, à luz de modelos concetuais adequados e rigorosos, que fomentam o trabalho intelectual dos sujeitos da aprendizagem. A Educação Pré-Escolar pressupõe, também, a capacidade de pensar e agir nos contextos educativos, com estratégias pedagógicas diferenciadas, visando responder à diversidade dos atores, numa visão inclusiva e equitativa da educação. Sendo assim, estes são considerados aspetos centrais para a co construção e o desenvolvimento das competências profissionais do futuro docente. Este relatório de estágio foi, então, sustentado na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados, de forma a ser possível atingir os objetivos propostos, nomeadamente uma melhoria das práticas e uma melhor compreensão das mesmas. De facto, as estratégias utilizadas surtiram efeitos que possibilitaram a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, facilitadora da tomada de decisões em contextos de complexidade da prática docente, pelo exercício sistemático da reflexão, tal como a ficha curricular da unidade curricular pressupõe. Possibilitou, também, a co construção de saberes profissionais, desenvolvendo e consolidando, de forma fundamentada e reflexiva, as competências socioprofissionais e pessoais à luz de princípios emanados no perfil geral de desempenho profissional do educador de infância, assim como a aprendizagem ao longo da vida.Relatório final de Estágio submetido como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-EscolarThis report stage of qualification arises in order to describe and analyze the work of the master's degree, along the pedagogical practice. Thus, for a future educator is essential to mobilize scientific knowledge, pedagogical and cultural in the design, development and evaluation of educational programs and curriculum in the light of appropriate and rigorous conceptual models that foster the intellectual work of the subject of learning. The Preschool Education also implies the ability to think and act in educational contexts, with different teaching strategies in order to respond to the diversity of actors in an equitable and inclusive vision of education Therefore, these aspects are considered central to the co construction and development of the professional skills of future teachers. This internship report was then sustained in the actionresearch methodology, thus leading to the use of various techniques and instruments to collect data in order to be able to respond, reflexively to the issues outlined, and achieve the proposed objectives, including improved practices and comprehension of them. In fact, the strategies used have produced effects that allowed the construction of a professional reflective and investigative attitude, facilitating of decisions in contexts of complexity of teaching practice, by the systematic exercise of reflection, as the record of the course curriculum requires. It has also enabled the co building professional knowledge, developing and consolidating, in a reasoned and reflective way, socio-professional and personal skills in the light of principles set forth in the general profile of the professional performance of kindergarten teacher, as well as lifelong learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Marisa Alexandra Nogueira2014-02-12T19:29:23Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/3876TID:202767191porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:46:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/3876Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:24:51.343963Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar |
title |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar Ferreira, Marisa Alexandra Nogueira Educação pré-escolar Competências profissionais Investigação-ação Reflexão Pre-Sschool education Professional skills Action-research Reflection |
title_short |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar |
title_full |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar |
title_sort |
Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar |
author |
Ferreira, Marisa Alexandra Nogueira |
author_facet |
Ferreira, Marisa Alexandra Nogueira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Sara de Barros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marisa Alexandra Nogueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Competências profissionais Investigação-ação Reflexão Pre-Sschool education Professional skills Action-research Reflection |
topic |
Educação pré-escolar Competências profissionais Investigação-ação Reflexão Pre-Sschool education Professional skills Action-research Reflection |
description |
O presente relatório de estágio de qualificação profissional surge com o intuito de descrever e analisar o trabalho desenvolvido pela mestranda, ao longo da prática pedagógica. Neste sentido, para os futuros educadores é essencial a mobilização de saberes científicos, pedagógicos e culturais na conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos e curriculares, à luz de modelos concetuais adequados e rigorosos, que fomentam o trabalho intelectual dos sujeitos da aprendizagem. A Educação Pré-Escolar pressupõe, também, a capacidade de pensar e agir nos contextos educativos, com estratégias pedagógicas diferenciadas, visando responder à diversidade dos atores, numa visão inclusiva e equitativa da educação. Sendo assim, estes são considerados aspetos centrais para a co construção e o desenvolvimento das competências profissionais do futuro docente. Este relatório de estágio foi, então, sustentado na metodologia de investigação-ação, levando assim à utilização de diversas técnicas e instrumentos para recolher dados, de forma a ser possível atingir os objetivos propostos, nomeadamente uma melhoria das práticas e uma melhor compreensão das mesmas. De facto, as estratégias utilizadas surtiram efeitos que possibilitaram a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, facilitadora da tomada de decisões em contextos de complexidade da prática docente, pelo exercício sistemático da reflexão, tal como a ficha curricular da unidade curricular pressupõe. Possibilitou, também, a co construção de saberes profissionais, desenvolvendo e consolidando, de forma fundamentada e reflexiva, as competências socioprofissionais e pessoais à luz de princípios emanados no perfil geral de desempenho profissional do educador de infância, assim como a aprendizagem ao longo da vida. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-02-12T19:29:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/3876 TID:202767191 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/3876 |
identifier_str_mv |
TID:202767191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131341369901056 |