Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão, Cláudia Maria Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11802
Resumo: O presente relatório da prática educativa supervisionada para a obtenção do grau de Mestre no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar propõe-se a abordar, de forma crítica e reflexiva, o processo desenvolvido no decorrer dos estágios profissionalizantes realizados na valência de Creche e de Educação Pré-Escolar. De salientar que esta formação abrangeu a integração de diferentes processos indissociáveis – observação, planificação, ação, avaliação e reflexão – que foram articulados com referenciais teóricos e legais numa perspetiva de contínua investigação e reflexão e que surgiram, desta forma, na aproximação à abordagem de uma metodologia de investigação-ação que constituiu a base da intervenção pedagógica em ambas as valências. Ao longo do relatório evidencia-se a perspetiva da conceção da criança como sujeito ativo na construção das suas aprendizagens e como centro do processo educativo com direito de ser escutado. Assim, enaltecendo o papel preponderante do/a educador/a de infância e do meio que envolve a criança, desenvolveu-se um conjunto de ações que procuraram a atribuição de sentido, através da adoção de práticas pedagógicas participativas, tendo sempre em conta os interesses, as necessidades e os talentos das crianças, de forma a construir um ambiente que promova aprendizagens significativas, numa perspetiva globalizante e integradora. Para além do mencionado, evidencia-se a construção profissional da mestranda que através da reflexão sobre, na e para ação permitiu a transformação das práticas e o desenvolvimento de competências, profissionais, pessoais e sociais.
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