O projecto educativo de escola como instrumento de liderança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Agripina Carriço, 1959-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10202
Resumo: Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
id RCAP_d40ae8331d861d2a3bf69e5d7ca20fab
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O projecto educativo de escola como instrumento de liderançaAdministração educacional - PortugalDirectores de estabelecimentos de ensinoProjecto educativo de escolaEscola rural - PortugalTrabalhos de projecto de mestrado - 2013Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013Neste trabalho procuramos compreender a escola enquanto organização, detentora de uma estrutura, de uma cadeia de poderes e regulamentada por um conjunto de normativos, quer externos, quer internos Pretende-se reflectir sobre alguns dos factores que condicionam e afectam o trabalho dos directores escolares em Portugal, centrando-nos essencialmente nas mudanças mais significativas no domínio da regulação da acção pública em educação. No processo de reconfiguração do papel regulador do Estado, abrem-se espaços de regulação, cabendo a cada organização escolar a construção do seu projecto educativo de escola, que se assume como a expressão de uma identidade própria (singular, educativa e social), nascendo quer de um tempo, quer de um contexto, quer ainda das relações que os seus actores entretecem entre si. Nesta investigação qualitativa sob a forma de estudo de caso, é nosso propósito problematizar o processo de territorialização das políticas educativas, tendo em conta uma realidade específica. Interessa-nos, analisar o processo de construção, implementação e avaliação do projecto educativo de escola à luz dos diferentes papéis que o director vai assumindo na direcção diária da organização escolar inserida num contexto rural.Ce travail cherche à comprendre l’école en tant qu’organisation, pourvu d’une structure, d’une chaîne de pouvoirs et réglée par un ensemble de normatifs aussi bien internes qu’externes. Nous nous proposons de réfléchir sur quelques uns des facteurs qui conditionnent et affectent le travail des directeurs d’école au Portugal. On se centrera essentiellement sur les changements plus significatifs dans les domaines de la régulation de l’action publique en éducation. Dans le processus de reconfiguration du rôle régulateur de l’État, des espaces de régulation s’ouvrent, où chaque organisation scolaire construit son projet éducatif d’école, qui se constitue comme l’expression d’une identité propre (singulière, éducative et sociale), qui est le résultat d’un temps, d’un contexte, mais aussi des rapports que ses acteurs entretiennent entre eux. Dans cette investigation qualitative à travers «l'étude de cas», nous voulons questionner le processus de territorialisation des politiques éducatives, en tenant compte d’une réalité spécifique. Il s’agit pour nous d’analyser le processus de construction, d’implémentation et d’évaluation du projet éducatif d’école implémentée en milieu rural à travers les différents rôles que le directeur d’école assume quotidiennementCosta, EstelaRepositório da Universidade de LisboaVieira, Agripina Carriço, 1959-2014-01-20T18:04:27Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10202TID:201226308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:13.034259Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O projecto educativo de escola como instrumento de liderança
title O projecto educativo de escola como instrumento de liderança
spellingShingle O projecto educativo de escola como instrumento de liderança
Vieira, Agripina Carriço, 1959-
Administração educacional - Portugal
Directores de estabelecimentos de ensino
Projecto educativo de escola
Escola rural - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2013
title_short O projecto educativo de escola como instrumento de liderança
title_full O projecto educativo de escola como instrumento de liderança
title_fullStr O projecto educativo de escola como instrumento de liderança
title_full_unstemmed O projecto educativo de escola como instrumento de liderança
title_sort O projecto educativo de escola como instrumento de liderança
author Vieira, Agripina Carriço, 1959-
author_facet Vieira, Agripina Carriço, 1959-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Estela
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Agripina Carriço, 1959-
dc.subject.por.fl_str_mv Administração educacional - Portugal
Directores de estabelecimentos de ensino
Projecto educativo de escola
Escola rural - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2013
topic Administração educacional - Portugal
Directores de estabelecimentos de ensino
Projecto educativo de escola
Escola rural - Portugal
Trabalhos de projecto de mestrado - 2013
description Trabalho de Projecto de mestrado, Ciências da Educação (Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-20T18:04:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10202
TID:201226308
url http://hdl.handle.net/10451/10202
identifier_str_mv TID:201226308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134237144645632