O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Pedro Artur Tavares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/38928
Resumo: O presente relatório, inserido no Mestrado em Ensino de Música da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, encontra-se dividido em duas secções. A Parte I - Relatório da Prática Profissional, consiste na descrição da minha prática profissional realizada no ano letivo 2021/22 na ARTAVE, nas áreas de especialização de Instrumento – Viola d’Arco e Classe de Conjunto. A Parte II - Relatório do Projeto de Intervenção Pedagógica, consiste na apresentação do relatório do projeto de intervenção pedagógica cujo tema é “O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada”. Este PIP teve como objetivo principal a apropriação de alguns dos ideais de Karen Tuttle de forma a melhorar a postura, eliminar tensões na performance instrumental e obter uma melhor consciência corporal por parte dos alunos de uma das classes de Viola d’Arco da ARTAVE. A intervenção foi dividida em duas sessões de quarenta e cinco minutos por aluno, baseando a metodologia de ensino nos ideais da violetista e pedagoga Karen Tuttle. Esta investigação tem caracter qualitativo e baseia-se numa metodologia de investigação ação, fazendo o uso da recolha de imagens, de questionários, notas de campo em diário de bordo e entrevistas semiestruturadas como técnicas de recolha, produção, análise e interpretação de dados.
id RCAP_d40c633b77f0625247043665f87aad75
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibradaPrática profissionalProjeto de intervenção pedagógicaKaren TuttlePosturaTécnica da viola d’ArcoProfessional practicePedagogical intervention projectPostureViola d'Arco techniqueDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório, inserido no Mestrado em Ensino de Música da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, encontra-se dividido em duas secções. A Parte I - Relatório da Prática Profissional, consiste na descrição da minha prática profissional realizada no ano letivo 2021/22 na ARTAVE, nas áreas de especialização de Instrumento – Viola d’Arco e Classe de Conjunto. A Parte II - Relatório do Projeto de Intervenção Pedagógica, consiste na apresentação do relatório do projeto de intervenção pedagógica cujo tema é “O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada”. Este PIP teve como objetivo principal a apropriação de alguns dos ideais de Karen Tuttle de forma a melhorar a postura, eliminar tensões na performance instrumental e obter uma melhor consciência corporal por parte dos alunos de uma das classes de Viola d’Arco da ARTAVE. A intervenção foi dividida em duas sessões de quarenta e cinco minutos por aluno, baseando a metodologia de ensino nos ideais da violetista e pedagoga Karen Tuttle. Esta investigação tem caracter qualitativo e baseia-se numa metodologia de investigação ação, fazendo o uso da recolha de imagens, de questionários, notas de campo em diário de bordo e entrevistas semiestruturadas como técnicas de recolha, produção, análise e interpretação de dados.This report, carried out within the scope of the Masters in Music Teaching at Escola das Artes of Universidade Católica Portuguesa, is divided into two sections. Part I - Professional Practice Report, consists on the description of my professional practice carried out in the academic year 2021/22 at ARTAVE, in the areas of specialization of Instrument - Viola d'Arco and Chamber Music. Part II - Pedagogical Intervention Project Report, consists of the presentation of the pedagogical intervention project report whose theme is “The impact of Karen Tuttle's teaching strategies on a natural and balanced violet practice”. This PIP had as main objective the appropriation of some of Karen Tuttle's ideals in order to improve posture, eliminate tensions in the instrumental performance and obtain a better body awareness of the students of one of the Viola d'Arco classes at ARTAVE. The intervention was divided into two separate sessions of forty-five minutes per student, basing the teaching methodology on the ideals of violist and pedagogue Karen Tuttle. This investigation has a qualitative character and is based on an action-research methodology, making use of the collection of images, questionnaires, field notes in a logbook and semistructured interviews as techniques for collecting, producing, analyzing and interpreting techniques.Lloyd, David WinVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPires, Pedro Artur Tavares2022-07-222022-062023-09-19T00:00:00Z2022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/38928TID:203058895porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:44:25Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/38928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:31:48.038581Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada
title O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada
spellingShingle O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada
Pires, Pedro Artur Tavares
Prática profissional
Projeto de intervenção pedagógica
Karen Tuttle
Postura
Técnica da viola d’Arco
Professional practice
Pedagogical intervention project
Posture
Viola d'Arco technique
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada
title_full O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada
title_fullStr O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada
title_full_unstemmed O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada
title_sort O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada
author Pires, Pedro Artur Tavares
author_facet Pires, Pedro Artur Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lloyd, David Win
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Pedro Artur Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Prática profissional
Projeto de intervenção pedagógica
Karen Tuttle
Postura
Técnica da viola d’Arco
Professional practice
Pedagogical intervention project
Posture
Viola d'Arco technique
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Prática profissional
Projeto de intervenção pedagógica
Karen Tuttle
Postura
Técnica da viola d’Arco
Professional practice
Pedagogical intervention project
Posture
Viola d'Arco technique
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O presente relatório, inserido no Mestrado em Ensino de Música da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, encontra-se dividido em duas secções. A Parte I - Relatório da Prática Profissional, consiste na descrição da minha prática profissional realizada no ano letivo 2021/22 na ARTAVE, nas áreas de especialização de Instrumento – Viola d’Arco e Classe de Conjunto. A Parte II - Relatório do Projeto de Intervenção Pedagógica, consiste na apresentação do relatório do projeto de intervenção pedagógica cujo tema é “O impacto das estratégias de ensino de Karen Tuttle numa prática violetística natural e equilibrada”. Este PIP teve como objetivo principal a apropriação de alguns dos ideais de Karen Tuttle de forma a melhorar a postura, eliminar tensões na performance instrumental e obter uma melhor consciência corporal por parte dos alunos de uma das classes de Viola d’Arco da ARTAVE. A intervenção foi dividida em duas sessões de quarenta e cinco minutos por aluno, baseando a metodologia de ensino nos ideais da violetista e pedagoga Karen Tuttle. Esta investigação tem caracter qualitativo e baseia-se numa metodologia de investigação ação, fazendo o uso da recolha de imagens, de questionários, notas de campo em diário de bordo e entrevistas semiestruturadas como técnicas de recolha, produção, análise e interpretação de dados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-22
2022-06
2022-07-22T00:00:00Z
2023-09-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/38928
TID:203058895
url http://hdl.handle.net/10400.14/38928
identifier_str_mv TID:203058895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132041603710976