Gestão do conhecimento : modelação dos incidentes e das respostas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Francisco Manuel de Sousa Canelas
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/7327
Resumo: Este trabalho pretende demonstrar que as políticas de gestão de uma organização podem ter influência directa na segurança de informação, não bastando apenas o recurso à tecnologia para a sua eficaz protecção. Neste sentido a Gestão do Conhecimento pode contribuir positivamente, tendo em conta o desenvolvimento e a autonomia dos indivíduos que integram e constituem a organização, estimulando a partilha da informação, a partilha do conhecimento e a aprendizagem. A cultura organizacional tem um papel determinante na partilha do conhecimento e na definição de poderes. É neste contexto que a Gestão de Incidentes pode contribuir com a detecção, registo e investigação de incidentes que podem auxiliar à mitigação de riscos, contribuindo para a inexistência de falhas parciais ou mesmo totais. As políticas de gestão como incentivos ou recriminações às notificações de incidentes, assim como a atribuição de recursos apropriados às investigações destes, podem ter resultados surpreendentes e promissores espelhados neste trabalho, através do estudo de variáveis comportamentais de gestão num modelo de simulação dinâmica.
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