Crise dos media tradicionais e importância dos novos media : o papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mandim, Andreia Alexandra Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23308
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Jornalismo e Informação)
id RCAP_d419831228c2d03aa8a441112ac47c11
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crise dos media tradicionais e importância dos novos media : o papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinemaCrise dos media tradicionaisJornal PúblicoImprensa escritaJornalismo culturalCiberespaçoSitesBlogosferaBlogues de cinemaTraditional media crisisPúblico newspaperWritten pressCultural journalismCyberspaceBlogosphereCinema's blogs659.3316.77:681.324681.324:316.77Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Jornalismo e Informação)Os media tradicionais foram os primeiros meios de informação que o mundo conheceu. Mas com o desenvolvimento das novas tecnologias e o seu enraizamento no quotidiano do cidadão-comum, os antigos media – imprensa escrita, rádio e televisão – foram obrigados a migrar para o ciberespaço. Como é o caso do jornal onde realizei o estágio, o PÚBLICO. Este fenómeno teve dois lados: um negativo e outro positivo. Nomeadamente, no caso da imprensa escrita foram mais as perdas do que os ganhos. Se por um lado o facto de a informação estar na Internet - acessível a todos a qualquer momento e lugar, sem custos - era uma mais-valia, por outro, fez com que o suporte físico perdesse seguidores, correndo o risco de desaparecer. Para não falar que a Web 2.0 permitiu a liberalização da publicação, através da qual o cidadão-comum passou de apenas leitor a também editor. E, como consequência, começaram a surgir muitos espaços informativos não regulados por quaisquer códigos éticos. Destes espaços, os blogues são, talvez, os meios de divulgação de informação que mais competiram com os media e geraram controvérsia. Por isso, na segunda parte deste relatório, figura um estudo de caso pioneiro sobre estes, intitulado: O papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema. O objectivo do estudo será perceber qual a relação entre estes espaços alternativos especializados e os respectivos meios de comunicação social, tendo em conta o período actual de crise dos media tradicionais.The traditional media were the first means of information the world has known. But with the development of new technologies and their centrality in the everyday life of the common citizen, the old media — print, radio and television — were forced to migrate to the cyberspace. That is the case regarding PÚBLICO, the newspaper where I did my internship. This phenomenon had two sides: a positive and negative one. More specifically, concerning the written press, there were more setbacks than advantages. If on one hand information on the Internet is accessible to everyone, at anytime, anywhere, and without any costs, and was therefore considered an asset, on the other hand it caused the loss of followers of the physical media, and the risk of its extinction. Not to mention that Web 2.0 has enabled the liberalization of publication, through which the common citizen has become not only a reader, but also an editor. As a result, many informative spaces began to appear, spaces which are not regulated by any ethical codes. Of all these, the blogs are, perhaps, the means used to disseminate information which compete the most with the media, generating controversy. Therefore, the second part of this report figures a case study on the groundbreaking case of these, entitled: The role of national blogs as a means to publicize cinema. The purpose of this study is to understand the relation between these specialized alternative spaces and the corresponding means of social communication, given the current period of crisis in traditional media.Fidalgo, JoaquimUniversidade do MinhoMandim, Andreia Alexandra Almeida20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23308porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:16:50Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:09:27.113947Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crise dos media tradicionais e importância dos novos media : o papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema
title Crise dos media tradicionais e importância dos novos media : o papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema
spellingShingle Crise dos media tradicionais e importância dos novos media : o papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema
Mandim, Andreia Alexandra Almeida
Crise dos media tradicionais
Jornal Público
Imprensa escrita
Jornalismo cultural
Ciberespaço
Sites
Blogosfera
Blogues de cinema
Traditional media crisis
Público newspaper
Written press
Cultural journalism
Cyberspace
Blogosphere
Cinema's blogs
659.3
316.77:681.324
681.324:316.77
title_short Crise dos media tradicionais e importância dos novos media : o papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema
title_full Crise dos media tradicionais e importância dos novos media : o papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema
title_fullStr Crise dos media tradicionais e importância dos novos media : o papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema
title_full_unstemmed Crise dos media tradicionais e importância dos novos media : o papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema
title_sort Crise dos media tradicionais e importância dos novos media : o papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema
author Mandim, Andreia Alexandra Almeida
author_facet Mandim, Andreia Alexandra Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fidalgo, Joaquim
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Mandim, Andreia Alexandra Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Crise dos media tradicionais
Jornal Público
Imprensa escrita
Jornalismo cultural
Ciberespaço
Sites
Blogosfera
Blogues de cinema
Traditional media crisis
Público newspaper
Written press
Cultural journalism
Cyberspace
Blogosphere
Cinema's blogs
659.3
316.77:681.324
681.324:316.77
topic Crise dos media tradicionais
Jornal Público
Imprensa escrita
Jornalismo cultural
Ciberespaço
Sites
Blogosfera
Blogues de cinema
Traditional media crisis
Público newspaper
Written press
Cultural journalism
Cyberspace
Blogosphere
Cinema's blogs
659.3
316.77:681.324
681.324:316.77
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Jornalismo e Informação)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/23308
url http://hdl.handle.net/1822/23308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132519876001792