Avaliação e Intervenção em Famílias que integram pessoas dependentes no autocuidado que estão acamadas - Projeto de desenvolvimento de competências clínicas especializadas na área de Enfermagem de Saúde Familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Joana Marina Moreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49973
Resumo: A Enfermagem de Saúde Familiar é uma área especializada de enfermagem que tem sido estudada por diferentes autores. Assente em diferentes perspetivas concetuais que se complementam, desenvolvidas para a prestação de cuidados com as famílias procurando colmatar necessidades em saúde vivenciadas pelas mesmas. No âmbito das unidades curriculares Estágio de natureza profissional com relatório - Módulo I e II inseridas no Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar da Escola Superior de Enfermagem do Porto, decorre o presente relatório, implementado numa Unidade de Saúde Familiar de modelo B, na zona norte do país. Estes contribuíram para o desenvolvimento de competências especializadas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar na abordagem às famílias que integrem pessoas dependentes no autocuidado que estão acamadas. Foi desenvolvida uma Scoping Review - Modelos Teóricos usados pelos Enfermeiros na abordagem a famílias que integram pessoas dependentes, com o objetivo de mapear os modelos e intervenções usadas pelos enfermeiros na abordagem a estas famílias. A interação com as famílias com um método organizado, dinâmico e sistematizado de pensamento crítico em saúde familiar, foi sustentada pelo Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar. A realização da colheita de dados sobre cada família permitiu a identificação de problemas e a formulação de diagnósticos de enfermagem, a formulação de objetivos, o planeamento da intervenção, a implementação da intervenção com o contrato de ação com as famílias e ainda a avaliação de resultados. No âmbito da competência de liderança e colaboração nos processos de intervenção foram ao encontro de objetivos específicos estabelecidos previamente, como a promoção da cultura organizacional, de formação, prática e de investigação através de uma ação de formação realizada com a equipa de enfermagem da unidade de saúde familiar. As atividades desenvolvidas contribuíram para o enriquecimento pessoal e desenvolvimento de competências profissionais a nível da Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. Os estágios constituíram-se como momentos privilegiados de reflexão critico reflexiva sobre a prestação de cuidados com as famílias decorrendo daí a identificação de necessidades de autoformação e o estabelecer prioridades.
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No âmbito das unidades curriculares Estágio de natureza profissional com relatório - Módulo I e II inseridas no Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar da Escola Superior de Enfermagem do Porto, decorre o presente relatório, implementado numa Unidade de Saúde Familiar de modelo B, na zona norte do país. Estes contribuíram para o desenvolvimento de competências especializadas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar na abordagem às famílias que integrem pessoas dependentes no autocuidado que estão acamadas. Foi desenvolvida uma Scoping Review - Modelos Teóricos usados pelos Enfermeiros na abordagem a famílias que integram pessoas dependentes, com o objetivo de mapear os modelos e intervenções usadas pelos enfermeiros na abordagem a estas famílias. A interação com as famílias com um método organizado, dinâmico e sistematizado de pensamento crítico em saúde familiar, foi sustentada pelo Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar. A realização da colheita de dados sobre cada família permitiu a identificação de problemas e a formulação de diagnósticos de enfermagem, a formulação de objetivos, o planeamento da intervenção, a implementação da intervenção com o contrato de ação com as famílias e ainda a avaliação de resultados. No âmbito da competência de liderança e colaboração nos processos de intervenção foram ao encontro de objetivos específicos estabelecidos previamente, como a promoção da cultura organizacional, de formação, prática e de investigação através de uma ação de formação realizada com a equipa de enfermagem da unidade de saúde familiar. As atividades desenvolvidas contribuíram para o enriquecimento pessoal e desenvolvimento de competências profissionais a nível da Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar. Os estágios constituíram-se como momentos privilegiados de reflexão critico reflexiva sobre a prestação de cuidados com as famílias decorrendo daí a identificação de necessidades de autoformação e o estabelecer prioridades.Family Health Nursing is a specialised area of nursing that has been studied by different authors. It is based on different conceptual perspectives that complement each other, developed to provide care for families, in order to fulfil the health needs they experience. As part of the curricular units Internship of a professional nature with report - Module I and II included in the Master's Degree in Community Nursing in the area of Family Health Nursing at the Escola Superior de Enfermagem do Porto, this report is being carried out in a model B Family Health Unit in the north of the country. These have contributed to the development of specialised competences for Community Nurse Specialists in the area of Family Health Nursing in the approach to families integrating dependent people into self-care who are bedridden. A Scoping Review - Theoretical Models used by Nurses in the approach to families integrating dependent people was developed, with the aim of mapping the models and interventions used by nurses in the approach to these families. Interaction with families using an organised, dynamic and systematised method of critical thinking in family health was supported by the Dynamic Model of Family Assessment and Intervention. The collection of information on each family allowed for the identification of problems and the formulation of nursing diagnoses, the formulation of objectives, the planning of the intervention, the implementation of the intervention with the action contract with the families and the evaluation of results. In the area of leadership skills and collaboration in the intervention processes, specific objectives established previously were met, such as the promotion of organisational culture, training, practice and research through a training session held with the nursing team of the family health unit. The activities carried out contributed to personal enrichment and the development of professional skills in Community Nursing in the area of Family Health Nursing. The internships were privileged moments for critical reflection on the provision of care to families, which led to the identification of selftraining needs and the establishment of priorities.Campos ,  Maria JoanaRepositório ComumRocha, Joana Marina Moreira2024-02-21T16:17:11Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49973TID:203528204porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49973Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:10:47.478711Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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