Relevância curricular na perspetiva dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bem, Maria Beatriz Pimentel
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5722
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_d4342cc7f91767452ccd665ab02d2ba9
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5722
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relevância curricular na perspetiva dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino BásicoCriançaCurrículoRelevância CurricularCurriculum RelevanceLearning ExperiencesEducação Pré-EscolarEnsino Básico (1.º Ciclo)ChildrenDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório de estágio, elaborado no âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, teve como principais objetivos compreender a relevância atribuída pelos alunos ao currículo, assim como implementar, em contexto de estágio, práticas pedagógicas centradas nas crianças, partindo da observação do brincar e da análise das experiências dos alunos. Os trabalhos conducentes à elaboração do relatório incluem um estudo, de natureza qualitativa, que foi desenvolvido nos contextos dos estágios pedagógicos, tanto com um grupo de crianças que frequentavam a Educação Pré-escolar, como com uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em duas escolas pertencentes à cidade de Ponta Delgada. Para recolhermos os dados, recorremos à entrevista semiestruturada, a fim de compreendermos as perceções das crianças. Depois de aplicadas individualmente com recurso a fantoches, as entrevistas foram transcritas e analisadas com base no sistema de categorias construído pela mestranda. Nas entrevistas, os participantes explicitaram uma relevância curricular centrada na escola, havendo alguns casos de negação da importância das aprendizagens para a vida extraescolar. De igual modo, os entrevistados situaram a relevância do seu conhecimento num horizonte futuro, especialmente no campo profissional.ABSTRACT: This internship report, which is a requirement of the Master’s program in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, aims at understanding the relevance that students assign to the curriculum, as well as implementing child-centered pedagogical approaches in an internship context, on the basic of both observation of play and the analysis of the student’s experiences. The report includes the presentation of a qualitative study that was carried out in the context of the pedagogical internships, which included teaching a group of pre-school children and a 4th grade class located in the city of Ponta Delgada. To collect the data, we used semi-structured interview in order to understand the children's perceptions. The use of puppets in the interviews facilitated children’s participation. The interviews were transcribed and analyzed on the basis of a category system built by the researcher. The participants tended to express a school-centred perspective on curriculum relevance, which in some cases denied the importance of what they learned in school for their lives outsider the school. After some insistence, most interviewees placed the relevance of school knowledge in a future horizon, especially by mentioning its vocational usefulness.Sousa, Francisco José RodriguesRepositório da Universidade dos AçoresBem, Maria Beatriz Pimentel2020-12-31T17:04:27Z2020-02-172020-02-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5722202461432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:04Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:52.451300Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relevância curricular na perspetiva dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Relevância curricular na perspetiva dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Relevância curricular na perspetiva dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Bem, Maria Beatriz Pimentel
Criança
Currículo
Relevância Curricular
Curriculum Relevance
Learning Experiences
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relevância curricular na perspetiva dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Relevância curricular na perspetiva dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Relevância curricular na perspetiva dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Relevância curricular na perspetiva dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Relevância curricular na perspetiva dos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Bem, Maria Beatriz Pimentel
author_facet Bem, Maria Beatriz Pimentel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Francisco José Rodrigues
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Bem, Maria Beatriz Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Currículo
Relevância Curricular
Curriculum Relevance
Learning Experiences
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Currículo
Relevância Curricular
Curriculum Relevance
Learning Experiences
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1.º Ciclo)
Children
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31T17:04:27Z
2020-02-17
2020-02-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5722
202461432
url http://hdl.handle.net/10400.3/5722
identifier_str_mv 202461432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130736514564096