Influências da palheta na embocadura do fagote: relatório final de prática de ensino supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, José Pedro Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/27443
Resumo: O presente Projeto Educativo encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte é constituída pelo tema de investigação – Influências da Palheta na embocadura do Fagote – e a segunda parte é constituída pelo Relatório de Prática de Ensino Supervisionado (PES). Considerando a palheta do fagote, assim como a embocadura, fundamentais para a execução do fagote, foi importante perceber quais os problemas diagnosticados por dentistas e professores de fagote com vários níveis de experiência. Neste sentido, foi importante perceber toda a evolução do fagote até aos dias de hoje, tal como todos os fatores que influenciam a performance (embocadura, dores musculares e palheta). Por sua vez, a PES refere-se ao estágio realizado na Academia de Música Vilar de Paraíso, nas disciplinas de Fagote e Classe de Conjunto (Orquestra Clássica), disciplinas estas supervisionadas pelos professores Cláudia Torres e Ernesto Coelho. No decorrer da PES, foram realizadas diversas atividades, com vista ao envolvimento na comunidade escolar
id RCAP_d449876bd33ce0379bacf5f4d63dda97
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/27443
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influências da palheta na embocadura do fagote: relatório final de prática de ensino supervisionadaFagotePalhetasEmbocaduraO presente Projeto Educativo encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte é constituída pelo tema de investigação – Influências da Palheta na embocadura do Fagote – e a segunda parte é constituída pelo Relatório de Prática de Ensino Supervisionado (PES). Considerando a palheta do fagote, assim como a embocadura, fundamentais para a execução do fagote, foi importante perceber quais os problemas diagnosticados por dentistas e professores de fagote com vários níveis de experiência. Neste sentido, foi importante perceber toda a evolução do fagote até aos dias de hoje, tal como todos os fatores que influenciam a performance (embocadura, dores musculares e palheta). Por sua vez, a PES refere-se ao estágio realizado na Academia de Música Vilar de Paraíso, nas disciplinas de Fagote e Classe de Conjunto (Orquestra Clássica), disciplinas estas supervisionadas pelos professores Cláudia Torres e Ernesto Coelho. No decorrer da PES, foram realizadas diversas atividades, com vista ao envolvimento na comunidade escolarThe present Educational Project divides into two parts: the first part is regarding the research theme – Influences of the reed in the embouchure – and the second part consist on the report about the Supervised Teaching Practise (STP). Considering the bassoon’s reeds, as well as the embouchure, which are both fundamental for the playing of the bassoon, it was important to understand what problems were diagnosed by dentists and bassoon teachers with varying levels of experience. In this follow-up, it was important to comprehend the evolution of the bassoon until this day, as well as all the factors that influence the performance (embouchure, muscle aches and reeds). For its part, STP mentions the internship at the Vilar de Paraíso Academy of Music, in the disciplines of Bassoon and Ensemble class (Classical Orchestra), disciplines supervised by the teachers Cláudia Torres and Ernesto Coelho. During the STP, several activities took place, which made possible the involvement in the school community2020-01-31T15:10:21Z2019-06-05T00:00:00Z2019-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27443porMartinho, José Pedro Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:53:07Zoai:ria.ua.pt:10773/27443Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:00:12.625488Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influências da palheta na embocadura do fagote: relatório final de prática de ensino supervisionada
title Influências da palheta na embocadura do fagote: relatório final de prática de ensino supervisionada
spellingShingle Influências da palheta na embocadura do fagote: relatório final de prática de ensino supervisionada
Martinho, José Pedro Alves
Fagote
Palhetas
Embocadura
title_short Influências da palheta na embocadura do fagote: relatório final de prática de ensino supervisionada
title_full Influências da palheta na embocadura do fagote: relatório final de prática de ensino supervisionada
title_fullStr Influências da palheta na embocadura do fagote: relatório final de prática de ensino supervisionada
title_full_unstemmed Influências da palheta na embocadura do fagote: relatório final de prática de ensino supervisionada
title_sort Influências da palheta na embocadura do fagote: relatório final de prática de ensino supervisionada
author Martinho, José Pedro Alves
author_facet Martinho, José Pedro Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, José Pedro Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Fagote
Palhetas
Embocadura
topic Fagote
Palhetas
Embocadura
description O presente Projeto Educativo encontra-se dividido em duas partes: a primeira parte é constituída pelo tema de investigação – Influências da Palheta na embocadura do Fagote – e a segunda parte é constituída pelo Relatório de Prática de Ensino Supervisionado (PES). Considerando a palheta do fagote, assim como a embocadura, fundamentais para a execução do fagote, foi importante perceber quais os problemas diagnosticados por dentistas e professores de fagote com vários níveis de experiência. Neste sentido, foi importante perceber toda a evolução do fagote até aos dias de hoje, tal como todos os fatores que influenciam a performance (embocadura, dores musculares e palheta). Por sua vez, a PES refere-se ao estágio realizado na Academia de Música Vilar de Paraíso, nas disciplinas de Fagote e Classe de Conjunto (Orquestra Clássica), disciplinas estas supervisionadas pelos professores Cláudia Torres e Ernesto Coelho. No decorrer da PES, foram realizadas diversas atividades, com vista ao envolvimento na comunidade escolar
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-05T00:00:00Z
2019-06-05
2020-01-31T15:10:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/27443
url http://hdl.handle.net/10773/27443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137656755453952