Relatório final da prática de ensino supervisionada : a iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º ciclo e secundário do ensino artístico especializado da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7972 |
Resumo: | O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório Caldas da Rainha e no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, onde se faz a caracterização das escolas, da aluna de instrumento e dos alunos de classe de conjunto, onde se apresentam as planificações e relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título: A iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º Ciclo e Secundário do Ensino Artístico Especializado da Música. A falta de materiais didáticos sobre esta temática na língua portuguesa e a inexistência de uma pedagogia adequada e adaptada para o ensino das palhetas de fagote foram o mote para a realização desta investigação. Por conseguinte, esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: definição do problema e objetivos do estudo, fundamentação teórica fazendo alusão à história da construção de palhetas para fagote, bem como uma revisão de literatura de autores que abordam a temática da construção de palhetas para fagote. A metodologia utilizada na investigação baseia-se na recolha de dados recorrendo a inquéritos por questionário a professores de fagote, a criação de um manual de apoio a professores e alunos sobre a construção e o acabamento das palhetas, bem como a sua respetiva validação por docentes da área e respetivo tratamento de todos os dados recolhidos. |
id |
RCAP_1fc62ecb2210221e6f1c86cf8c6d62b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7972 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final da prática de ensino supervisionada : a iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º ciclo e secundário do ensino artístico especializado da músicaFagotePalhetas duplasPedagogiaManualEnsino de músicaBassoonDouble reedsPedagogyMusic teachingDomínio/Área Científica : HumanidadesO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório Caldas da Rainha e no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, onde se faz a caracterização das escolas, da aluna de instrumento e dos alunos de classe de conjunto, onde se apresentam as planificações e relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título: A iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º Ciclo e Secundário do Ensino Artístico Especializado da Música. A falta de materiais didáticos sobre esta temática na língua portuguesa e a inexistência de uma pedagogia adequada e adaptada para o ensino das palhetas de fagote foram o mote para a realização desta investigação. Por conseguinte, esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: definição do problema e objetivos do estudo, fundamentação teórica fazendo alusão à história da construção de palhetas para fagote, bem como uma revisão de literatura de autores que abordam a temática da construção de palhetas para fagote. A metodologia utilizada na investigação baseia-se na recolha de dados recorrendo a inquéritos por questionário a professores de fagote, a criação de um manual de apoio a professores e alunos sobre a construção e o acabamento das palhetas, bem como a sua respetiva validação por docentes da área e respetivo tratamento de todos os dados recolhidos.Abstract : This report reflects the teaching practice developed under the curricular unit of Supervised Teaching Practice, as well as the research work developed under the curricular unit of Artistic Teaching Project, being divided into two parts. The first part discusses the Supervised Teaching Practice, developed in Conservatory Caldas da Rainha and Conservatory of Arts Canto Firme de Tomar, where the characterization of the schools, the students of instrument and ensemble class is made, where the lesson plans and reports are presented, presenting also a critical reflection of the work developed throughout this practice. In the second part is exposed the research work developed, under the title: The Initiation to the Construction and Finishing of Bassoon Reeds in the 3rd Cycle and Secondary Specialized Artistic Teaching of Music. The lack of didactic materials on this theme in the Portuguese language and the inexistence of an adequate and adapted pedagogy for the teaching of bassoon reeds were the motto for this research. Therefore, this second part is structured as follows: definition of the problem and objectives of the study, theoretical background referring to the history of bassoon reed construction, as well as a literature review of authors who address the topic of bassoon reed construction. The methodology used in the research is based on data collection through questionnaire surveys to bassoon teachers, the creation of a support manual for teachers and students on the construction and finishing of reeds, as well as its respective validation by teachers of the area and respective treatment of all collected data.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaCarreira, Carolino António Silva NevesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRosa, Tiago Manuel Domingos da2022-04-28T16:28:33Z202120222021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7972TID:203001290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:01Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:23.745114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final da prática de ensino supervisionada : a iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º ciclo e secundário do ensino artístico especializado da música |
title |
Relatório final da prática de ensino supervisionada : a iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º ciclo e secundário do ensino artístico especializado da música |
spellingShingle |
Relatório final da prática de ensino supervisionada : a iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º ciclo e secundário do ensino artístico especializado da música Rosa, Tiago Manuel Domingos da Fagote Palhetas duplas Pedagogia Manual Ensino de música Bassoon Double reeds Pedagogy Music teaching Domínio/Área Científica : Humanidades |
title_short |
Relatório final da prática de ensino supervisionada : a iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º ciclo e secundário do ensino artístico especializado da música |
title_full |
Relatório final da prática de ensino supervisionada : a iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º ciclo e secundário do ensino artístico especializado da música |
title_fullStr |
Relatório final da prática de ensino supervisionada : a iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º ciclo e secundário do ensino artístico especializado da música |
title_full_unstemmed |
Relatório final da prática de ensino supervisionada : a iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º ciclo e secundário do ensino artístico especializado da música |
title_sort |
Relatório final da prática de ensino supervisionada : a iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º ciclo e secundário do ensino artístico especializado da música |
author |
Rosa, Tiago Manuel Domingos da |
author_facet |
Rosa, Tiago Manuel Domingos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia Carreira, Carolino António Silva Neves Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Tiago Manuel Domingos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fagote Palhetas duplas Pedagogia Manual Ensino de música Bassoon Double reeds Pedagogy Music teaching Domínio/Área Científica : Humanidades |
topic |
Fagote Palhetas duplas Pedagogia Manual Ensino de música Bassoon Double reeds Pedagogy Music teaching Domínio/Área Científica : Humanidades |
description |
O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico, sendo dividido em duas partes. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório Caldas da Rainha e no Conservatório de Artes Canto Firme de Tomar, onde se faz a caracterização das escolas, da aluna de instrumento e dos alunos de classe de conjunto, onde se apresentam as planificações e relatórios de aula, apresentando-se também uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação desenvolvido, sob o título: A iniciação à construção e acabamento de palhetas de fagote no 3.º Ciclo e Secundário do Ensino Artístico Especializado da Música. A falta de materiais didáticos sobre esta temática na língua portuguesa e a inexistência de uma pedagogia adequada e adaptada para o ensino das palhetas de fagote foram o mote para a realização desta investigação. Por conseguinte, esta segunda parte encontra-se estruturada da seguinte forma: definição do problema e objetivos do estudo, fundamentação teórica fazendo alusão à história da construção de palhetas para fagote, bem como uma revisão de literatura de autores que abordam a temática da construção de palhetas para fagote. A metodologia utilizada na investigação baseia-se na recolha de dados recorrendo a inquéritos por questionário a professores de fagote, a criação de um manual de apoio a professores e alunos sobre a construção e o acabamento das palhetas, bem como a sua respetiva validação por docentes da área e respetivo tratamento de todos os dados recolhidos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-04-28T16:28:33Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7972 TID:203001290 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7972 |
identifier_str_mv |
TID:203001290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130848215171072 |