Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Cátia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guerreiro, António, Veia, Luciano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/13406
Resumo: Neste artigo reportamos um estudo com alunos de 10 e 11 anos, realizado numa escola do sul de Portugal, tendo como principal objetivo averiguar quais as estratégias por eles utilizadas na resolução de problemas de valor omisso, sem uma abordagem prévia a este domínio da matemática. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo que decorreu em contexto escolar, em duas aulas organizadas seguindo uma abordagem de ensino exploratório. Os principais resultados revelaram que os alunos apresentavam competências na resolução de problemas de valor omisso que envolviam a proporcionalidade direta, sendo as estratégias predominantes razão unitária, fator de mudança e algoritmo do produto cruzado. Os resultados revelaram igualmente que o conhecimento acerca do algoritmo do produto cruzado surge como um fator condicionador da criatividade dos alunos quanto à conceção de estratégias alternativas.
id RCAP_d44dd95890f580da42ca6e3de7292aa3
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13406
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omissoProporcionalidade diretaEnsino exploratórioResolução de problemasEstratégias matemáticasNeste artigo reportamos um estudo com alunos de 10 e 11 anos, realizado numa escola do sul de Portugal, tendo como principal objetivo averiguar quais as estratégias por eles utilizadas na resolução de problemas de valor omisso, sem uma abordagem prévia a este domínio da matemática. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo que decorreu em contexto escolar, em duas aulas organizadas seguindo uma abordagem de ensino exploratório. Os principais resultados revelaram que os alunos apresentavam competências na resolução de problemas de valor omisso que envolviam a proporcionalidade direta, sendo as estratégias predominantes razão unitária, fator de mudança e algoritmo do produto cruzado. Os resultados revelaram igualmente que o conhecimento acerca do algoritmo do produto cruzado surge como um fator condicionador da criatividade dos alunos quanto à conceção de estratégias alternativas.Revista Educação Matemática em FocoSapientiaViegas, CátiaGuerreiro, AntónioVeia, Luciano2020-01-07T15:47:25Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/13406porViegas, C., Guerreiro, A. & Veia, L. (2019). Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso. Revista Educação Matemática em Foco. 8 (1), 28-54.1981-6979info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:25:31Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:36.138431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso
title Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso
spellingShingle Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso
Viegas, Cátia
Proporcionalidade direta
Ensino exploratório
Resolução de problemas
Estratégias matemáticas
title_short Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso
title_full Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso
title_fullStr Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso
title_full_unstemmed Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso
title_sort Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso
author Viegas, Cátia
author_facet Viegas, Cátia
Guerreiro, António
Veia, Luciano
author_role author
author2 Guerreiro, António
Veia, Luciano
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Cátia
Guerreiro, António
Veia, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Proporcionalidade direta
Ensino exploratório
Resolução de problemas
Estratégias matemáticas
topic Proporcionalidade direta
Ensino exploratório
Resolução de problemas
Estratégias matemáticas
description Neste artigo reportamos um estudo com alunos de 10 e 11 anos, realizado numa escola do sul de Portugal, tendo como principal objetivo averiguar quais as estratégias por eles utilizadas na resolução de problemas de valor omisso, sem uma abordagem prévia a este domínio da matemática. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo que decorreu em contexto escolar, em duas aulas organizadas seguindo uma abordagem de ensino exploratório. Os principais resultados revelaram que os alunos apresentavam competências na resolução de problemas de valor omisso que envolviam a proporcionalidade direta, sendo as estratégias predominantes razão unitária, fator de mudança e algoritmo do produto cruzado. Os resultados revelaram igualmente que o conhecimento acerca do algoritmo do produto cruzado surge como um fator condicionador da criatividade dos alunos quanto à conceção de estratégias alternativas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12
2019-12-01T00:00:00Z
2020-01-07T15:47:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/13406
url http://hdl.handle.net/10400.1/13406
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Viegas, C., Guerreiro, A. & Veia, L. (2019). Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso. Revista Educação Matemática em Foco. 8 (1), 28-54.
1981-6979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação Matemática em Foco
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação Matemática em Foco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133283353624576