Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/13406 |
Resumo: | Neste artigo reportamos um estudo com alunos de 10 e 11 anos, realizado numa escola do sul de Portugal, tendo como principal objetivo averiguar quais as estratégias por eles utilizadas na resolução de problemas de valor omisso, sem uma abordagem prévia a este domínio da matemática. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo que decorreu em contexto escolar, em duas aulas organizadas seguindo uma abordagem de ensino exploratório. Os principais resultados revelaram que os alunos apresentavam competências na resolução de problemas de valor omisso que envolviam a proporcionalidade direta, sendo as estratégias predominantes razão unitária, fator de mudança e algoritmo do produto cruzado. Os resultados revelaram igualmente que o conhecimento acerca do algoritmo do produto cruzado surge como um fator condicionador da criatividade dos alunos quanto à conceção de estratégias alternativas. |
id |
RCAP_d44dd95890f580da42ca6e3de7292aa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13406 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omissoProporcionalidade diretaEnsino exploratórioResolução de problemasEstratégias matemáticasNeste artigo reportamos um estudo com alunos de 10 e 11 anos, realizado numa escola do sul de Portugal, tendo como principal objetivo averiguar quais as estratégias por eles utilizadas na resolução de problemas de valor omisso, sem uma abordagem prévia a este domínio da matemática. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo que decorreu em contexto escolar, em duas aulas organizadas seguindo uma abordagem de ensino exploratório. Os principais resultados revelaram que os alunos apresentavam competências na resolução de problemas de valor omisso que envolviam a proporcionalidade direta, sendo as estratégias predominantes razão unitária, fator de mudança e algoritmo do produto cruzado. Os resultados revelaram igualmente que o conhecimento acerca do algoritmo do produto cruzado surge como um fator condicionador da criatividade dos alunos quanto à conceção de estratégias alternativas.Revista Educação Matemática em FocoSapientiaViegas, CátiaGuerreiro, AntónioVeia, Luciano2020-01-07T15:47:25Z2019-122019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/13406porViegas, C., Guerreiro, A. & Veia, L. (2019). Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso. Revista Educação Matemática em Foco. 8 (1), 28-54.1981-6979info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:25:31Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/13406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:04:36.138431Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso |
title |
Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso |
spellingShingle |
Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso Viegas, Cátia Proporcionalidade direta Ensino exploratório Resolução de problemas Estratégias matemáticas |
title_short |
Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso |
title_full |
Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso |
title_fullStr |
Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso |
title_full_unstemmed |
Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso |
title_sort |
Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso |
author |
Viegas, Cátia |
author_facet |
Viegas, Cátia Guerreiro, António Veia, Luciano |
author_role |
author |
author2 |
Guerreiro, António Veia, Luciano |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viegas, Cátia Guerreiro, António Veia, Luciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Proporcionalidade direta Ensino exploratório Resolução de problemas Estratégias matemáticas |
topic |
Proporcionalidade direta Ensino exploratório Resolução de problemas Estratégias matemáticas |
description |
Neste artigo reportamos um estudo com alunos de 10 e 11 anos, realizado numa escola do sul de Portugal, tendo como principal objetivo averiguar quais as estratégias por eles utilizadas na resolução de problemas de valor omisso, sem uma abordagem prévia a este domínio da matemática. Trata-se de um estudo qualitativo e interpretativo que decorreu em contexto escolar, em duas aulas organizadas seguindo uma abordagem de ensino exploratório. Os principais resultados revelaram que os alunos apresentavam competências na resolução de problemas de valor omisso que envolviam a proporcionalidade direta, sendo as estratégias predominantes razão unitária, fator de mudança e algoritmo do produto cruzado. Os resultados revelaram igualmente que o conhecimento acerca do algoritmo do produto cruzado surge como um fator condicionador da criatividade dos alunos quanto à conceção de estratégias alternativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12 2019-12-01T00:00:00Z 2020-01-07T15:47:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/13406 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/13406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Viegas, C., Guerreiro, A. & Veia, L. (2019). Estratégias matemáticas dos alunos em problemas de valor omisso. Revista Educação Matemática em Foco. 8 (1), 28-54. 1981-6979 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação Matemática em Foco |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação Matemática em Foco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133283353624576 |