A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galrinho, Joana Isabel Mendes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1852
Resumo: Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_94bbdb70c74fcec2f17611ffba19f7dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1852
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º cicloestágioformação profissionalmatemáticaresolução de problemasensino exploratóriointernshipprofessional formationmathematicsproblem solvingexploratory teachingRelatório de Estágio apresentado para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico concretizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra o percurso de desenvolvimento profissional que o curso proporciona e uma componente investigativa que decorre da prática profissional. A parte I deste relatório respeita às intervenções realizadas nas Práticas de Ensino Supervisionadas em contexto de 1.º e 2.º CEB e a parte II refere-se ao estudo da resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2.º CEB, concretizado numa turma do 6.º ano de escolaridade. Esta investigação teve como objetivo identificar o contributo da resolução de problemas para a aprendizagem Matemática dos alunos, no âmbito de uma abordagem de ensino exploratória. Os resultados mostram que os alunos da turma usam diferentes estraté-gias e representações para resolver um mesmo problema, podendo estas situações promover a conexão com temas matemáticos e não matemáticos, e que os momentos de discussão sub-jacentes a um ensino exploratório são fundamentais para o desenvolvimento da capacidade dos alunos de analisar e utilizar estratégias diversificadas e para relacionarem e partilharem diferentes conhecimentos.This Final Report was developed under the Master in Teaching 1st and 2nd cycles (grades 1-6) provided at the Escola Superior de Educação at Instituto Politécnico of Santarém and aims to integrate the professional development path through the Supervised Teaching Practice and investigative component performed during this Supervised Teaching Practice. The first part of this Final Report integrates a synthesis about the interventions through teaching practices in context of 1st and 2nd cycles. The second part presents the research on problem solving in the exploratory teaching of mathematics in 2nd cycle, performed in one class of the 6th grade, using problem-solving tasks. This research aimed to identify the contribution of problem solving for mathematics learning under an exploratory teaching. The results show that students use different strategies and representations to solve the same problem, these situa-tions can promote connection with mathematical and non-mathematical topics, and the mo-ments of discussion in exploratory teaching are fundamental to the development of students' ability to analyze and use diverse strategies and to relate and share different know-how.Branco, NeusaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGalrinho, Joana Isabel Mendes2017-08-16T10:42:42Z2014-03-262014-03-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1852TID:201160811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:32:05Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1852Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:02.005217Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo
title A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo
spellingShingle A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo
Galrinho, Joana Isabel Mendes
estágio
formação profissional
matemática
resolução de problemas
ensino exploratório
internship
professional formation
mathematics
problem solving
exploratory teaching
title_short A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo
title_full A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo
title_fullStr A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo
title_full_unstemmed A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo
title_sort A resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2º ciclo
author Galrinho, Joana Isabel Mendes
author_facet Galrinho, Joana Isabel Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Branco, Neusa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Galrinho, Joana Isabel Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv estágio
formação profissional
matemática
resolução de problemas
ensino exploratório
internship
professional formation
mathematics
problem solving
exploratory teaching
topic estágio
formação profissional
matemática
resolução de problemas
ensino exploratório
internship
professional formation
mathematics
problem solving
exploratory teaching
description Relatório de Estágio apresentado para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-26
2014-03-26T00:00:00Z
2017-08-16T10:42:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1852
TID:201160811
url http://hdl.handle.net/10400.15/1852
identifier_str_mv TID:201160811
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137030365511680