O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Ricardo Marco Pimenta
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/18563
Resumo: No âmbito do mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, foram realizados dois estágios profissionais: um ano no 1.º ciclo e outro a lecionar em turmas do 2.º CEB. Este relatório final prevê a reflexão sobre esses mesmos estágios e, ainda, inclui uma linha de trabalho investigativo. Assim, este documento resume-se, essencialmente, a três partes. Na primeira, referente à investigação, exploram-se os resultados associados a um estágio realizado em algumas escolas escocesas, na periferia de Glasgow. Aqui lecionou-se Português como Língua Estrangeira (PLE), introduzindo o Português nestas escolas. Nesta investigação analisa-se o sistema de ensino escocês, explora-se a documentação existente associada ao PLE, descrevem-se as atividades e discutem-se os resultados. A segunda parte diz respeito ao 1.º ciclo e aí caracteriza-se o contexto da intervenção, fundamentam-se as opções metodológicas, reflete-se sobre as aulas e ainda se salientam algumas experiências-chave. A terceira parte refere-se ao estágio em 2.º ciclo Aí se caracteriza o contexto da intervenção para cada uma das disciplinas (Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais) e se fundamentam as estratégias adotadas e se reflete sobre as aulas. No final do documento tecem-se, ainda, algumas considerações finais.
id RCAP_d45d4dab1d47fdcfe6cd0282e9f95d3c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18563
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesasPortuguês Língua EstrangeiraSistema de Ensino na EscóciaEnsino nos 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoNo âmbito do mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, foram realizados dois estágios profissionais: um ano no 1.º ciclo e outro a lecionar em turmas do 2.º CEB. Este relatório final prevê a reflexão sobre esses mesmos estágios e, ainda, inclui uma linha de trabalho investigativo. Assim, este documento resume-se, essencialmente, a três partes. Na primeira, referente à investigação, exploram-se os resultados associados a um estágio realizado em algumas escolas escocesas, na periferia de Glasgow. Aqui lecionou-se Português como Língua Estrangeira (PLE), introduzindo o Português nestas escolas. Nesta investigação analisa-se o sistema de ensino escocês, explora-se a documentação existente associada ao PLE, descrevem-se as atividades e discutem-se os resultados. A segunda parte diz respeito ao 1.º ciclo e aí caracteriza-se o contexto da intervenção, fundamentam-se as opções metodológicas, reflete-se sobre as aulas e ainda se salientam algumas experiências-chave. A terceira parte refere-se ao estágio em 2.º ciclo Aí se caracteriza o contexto da intervenção para cada uma das disciplinas (Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais) e se fundamentam as estratégias adotadas e se reflete sobre as aulas. No final do documento tecem-se, ainda, algumas considerações finais.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Repositório ComumSampaio, Ricardo Marco Pimenta2017-06-23T10:23:28Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18563201706466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:49.765556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas
title O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas
spellingShingle O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas
Sampaio, Ricardo Marco Pimenta
Português Língua Estrangeira
Sistema de Ensino na Escócia
Ensino nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
title_short O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas
title_full O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas
title_fullStr O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas
title_full_unstemmed O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas
title_sort O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas
author Sampaio, Ricardo Marco Pimenta
author_facet Sampaio, Ricardo Marco Pimenta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Custódio, Pedro Balaus, 1964-
Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-
Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-
Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Ricardo Marco Pimenta
dc.subject.por.fl_str_mv Português Língua Estrangeira
Sistema de Ensino na Escócia
Ensino nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
topic Português Língua Estrangeira
Sistema de Ensino na Escócia
Ensino nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
description No âmbito do mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, foram realizados dois estágios profissionais: um ano no 1.º ciclo e outro a lecionar em turmas do 2.º CEB. Este relatório final prevê a reflexão sobre esses mesmos estágios e, ainda, inclui uma linha de trabalho investigativo. Assim, este documento resume-se, essencialmente, a três partes. Na primeira, referente à investigação, exploram-se os resultados associados a um estágio realizado em algumas escolas escocesas, na periferia de Glasgow. Aqui lecionou-se Português como Língua Estrangeira (PLE), introduzindo o Português nestas escolas. Nesta investigação analisa-se o sistema de ensino escocês, explora-se a documentação existente associada ao PLE, descrevem-se as atividades e discutem-se os resultados. A segunda parte diz respeito ao 1.º ciclo e aí caracteriza-se o contexto da intervenção, fundamentam-se as opções metodológicas, reflete-se sobre as aulas e ainda se salientam algumas experiências-chave. A terceira parte refere-se ao estágio em 2.º ciclo Aí se caracteriza o contexto da intervenção para cada uma das disciplinas (Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais) e se fundamentam as estratégias adotadas e se reflete sobre as aulas. No final do documento tecem-se, ainda, algumas considerações finais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-23T10:23:28Z
2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/18563
201706466
url http://hdl.handle.net/10400.26/18563
identifier_str_mv 201706466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130022778241024