O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18563 |
Resumo: | No âmbito do mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, foram realizados dois estágios profissionais: um ano no 1.º ciclo e outro a lecionar em turmas do 2.º CEB. Este relatório final prevê a reflexão sobre esses mesmos estágios e, ainda, inclui uma linha de trabalho investigativo. Assim, este documento resume-se, essencialmente, a três partes. Na primeira, referente à investigação, exploram-se os resultados associados a um estágio realizado em algumas escolas escocesas, na periferia de Glasgow. Aqui lecionou-se Português como Língua Estrangeira (PLE), introduzindo o Português nestas escolas. Nesta investigação analisa-se o sistema de ensino escocês, explora-se a documentação existente associada ao PLE, descrevem-se as atividades e discutem-se os resultados. A segunda parte diz respeito ao 1.º ciclo e aí caracteriza-se o contexto da intervenção, fundamentam-se as opções metodológicas, reflete-se sobre as aulas e ainda se salientam algumas experiências-chave. A terceira parte refere-se ao estágio em 2.º ciclo Aí se caracteriza o contexto da intervenção para cada uma das disciplinas (Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais) e se fundamentam as estratégias adotadas e se reflete sobre as aulas. No final do documento tecem-se, ainda, algumas considerações finais. |
id |
RCAP_d45d4dab1d47fdcfe6cd0282e9f95d3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/18563 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesasPortuguês Língua EstrangeiraSistema de Ensino na EscóciaEnsino nos 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoNo âmbito do mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, foram realizados dois estágios profissionais: um ano no 1.º ciclo e outro a lecionar em turmas do 2.º CEB. Este relatório final prevê a reflexão sobre esses mesmos estágios e, ainda, inclui uma linha de trabalho investigativo. Assim, este documento resume-se, essencialmente, a três partes. Na primeira, referente à investigação, exploram-se os resultados associados a um estágio realizado em algumas escolas escocesas, na periferia de Glasgow. Aqui lecionou-se Português como Língua Estrangeira (PLE), introduzindo o Português nestas escolas. Nesta investigação analisa-se o sistema de ensino escocês, explora-se a documentação existente associada ao PLE, descrevem-se as atividades e discutem-se os resultados. A segunda parte diz respeito ao 1.º ciclo e aí caracteriza-se o contexto da intervenção, fundamentam-se as opções metodológicas, reflete-se sobre as aulas e ainda se salientam algumas experiências-chave. A terceira parte refere-se ao estágio em 2.º ciclo Aí se caracteriza o contexto da intervenção para cada uma das disciplinas (Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais) e se fundamentam as estratégias adotadas e se reflete sobre as aulas. No final do documento tecem-se, ainda, algumas considerações finais.Custódio, Pedro Balaus, 1964-Rato, Virgílio José Monteiro, 1964-Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950-Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948-Repositório ComumSampaio, Ricardo Marco Pimenta2017-06-23T10:23:28Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18563201706466porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18563Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:49.765556Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas |
title |
O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas |
spellingShingle |
O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas Sampaio, Ricardo Marco Pimenta Português Língua Estrangeira Sistema de Ensino na Escócia Ensino nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
title_short |
O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas |
title_full |
O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas |
title_fullStr |
O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas |
title_full_unstemmed |
O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas |
title_sort |
O português como língua estrangeira: uma intervenção em escolas escocesas |
author |
Sampaio, Ricardo Marco Pimenta |
author_facet |
Sampaio, Ricardo Marco Pimenta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Custódio, Pedro Balaus, 1964- Rato, Virgílio José Monteiro, 1964- Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952- Albuquerque, Ana Maria Mendes de, 1950- Costa, Maria da Conceição Monteiro da, 1948- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Ricardo Marco Pimenta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português Língua Estrangeira Sistema de Ensino na Escócia Ensino nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
topic |
Português Língua Estrangeira Sistema de Ensino na Escócia Ensino nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
description |
No âmbito do mestrado em Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, foram realizados dois estágios profissionais: um ano no 1.º ciclo e outro a lecionar em turmas do 2.º CEB. Este relatório final prevê a reflexão sobre esses mesmos estágios e, ainda, inclui uma linha de trabalho investigativo. Assim, este documento resume-se, essencialmente, a três partes. Na primeira, referente à investigação, exploram-se os resultados associados a um estágio realizado em algumas escolas escocesas, na periferia de Glasgow. Aqui lecionou-se Português como Língua Estrangeira (PLE), introduzindo o Português nestas escolas. Nesta investigação analisa-se o sistema de ensino escocês, explora-se a documentação existente associada ao PLE, descrevem-se as atividades e discutem-se os resultados. A segunda parte diz respeito ao 1.º ciclo e aí caracteriza-se o contexto da intervenção, fundamentam-se as opções metodológicas, reflete-se sobre as aulas e ainda se salientam algumas experiências-chave. A terceira parte refere-se ao estágio em 2.º ciclo Aí se caracteriza o contexto da intervenção para cada uma das disciplinas (Português, Matemática, História e Geografia de Portugal e Ciências Naturais) e se fundamentam as estratégias adotadas e se reflete sobre as aulas. No final do documento tecem-se, ainda, algumas considerações finais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-23T10:23:28Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/18563 201706466 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/18563 |
identifier_str_mv |
201706466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130022778241024 |