O desenvolvimento das habilidades posturais: um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Renata Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1393
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Durante PES II foi desenvolvido um estudo de intervenção que visou melhorar o desempenho das crianças ao nível das habilidades posturais. Com intuito de avaliar a eficácia desta intervenção, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo/comparativo foi conduzido com os seguintes objetivos: i) descrever e comparar o desempenho motor das crianças antes e após a intervenção motora; ii) comparar o desempenho motor dos rapazes e as raparigas; e por último, iii) determinar os erros mais frequentes na realização do pé-coxinho dinâmico. Participaram no estudo vinte e uma crianças (12 meninos e 9 meninas) com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos de idade, de um Jardim-de-Infância, do Agrupamento de Escolas do Atlântico. O desempenho motor foi avaliado, através da bateria PDMS – 2 (Peabody Developmental Motor Scales-2), antes e após a intervenção. Os erros mais comuns na execução do pé-coxinho foram determinados de acordo com critérios de Gallahue e Ozmun (2005). Em termos globais, as crianças melhoraram o desempenho das habilidades posturais após nove sessões de motricidade infantil. Particularmente, no teste de equilíbrio em bicos de pés, saltar ao pé-coxinho entre linhas, salto lateral e no teste de flexões de braços registaram-se progressos significativamente estatísticos. As taxas mais altas foram registadas na imitação de movimentos, no salto ao pé-coxinho em velocidade, no salto ao pé-coxinho entre linhas e nos abdominais. As taxas mais baixas verificaram-se na execução do salto lateral, no rolamento à frente, nas flexões de braços e no equilíbrio em bicos de pés. Os erros mais frequentes na execução do pé-coxinho dinâmico foram: o movimento exagerado dos braços, o movimento exagerado da perna oposta à de sustentação, a falta de fluência rítmica de movimento e prender um braço ao lado do corpo. Este estudo reforça que é essencial desenvolver sessões de motricidade infantil de forma sistemática, com intencionalidade educativa para que as crianças atinjam um nível maturo das habilidades motoras fundamentais.
id RCAP_d462a6bba1b7703112b995de67b231ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1393
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O desenvolvimento das habilidades posturais: um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolarDesenvolvimento motorHabilidades posturaisEquilíbrioEducação pré-escolarMotor developmentStationary skillsBalancePreschool educationO presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Durante PES II foi desenvolvido um estudo de intervenção que visou melhorar o desempenho das crianças ao nível das habilidades posturais. Com intuito de avaliar a eficácia desta intervenção, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo/comparativo foi conduzido com os seguintes objetivos: i) descrever e comparar o desempenho motor das crianças antes e após a intervenção motora; ii) comparar o desempenho motor dos rapazes e as raparigas; e por último, iii) determinar os erros mais frequentes na realização do pé-coxinho dinâmico. Participaram no estudo vinte e uma crianças (12 meninos e 9 meninas) com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos de idade, de um Jardim-de-Infância, do Agrupamento de Escolas do Atlântico. O desempenho motor foi avaliado, através da bateria PDMS – 2 (Peabody Developmental Motor Scales-2), antes e após a intervenção. Os erros mais comuns na execução do pé-coxinho foram determinados de acordo com critérios de Gallahue e Ozmun (2005). Em termos globais, as crianças melhoraram o desempenho das habilidades posturais após nove sessões de motricidade infantil. Particularmente, no teste de equilíbrio em bicos de pés, saltar ao pé-coxinho entre linhas, salto lateral e no teste de flexões de braços registaram-se progressos significativamente estatísticos. As taxas mais altas foram registadas na imitação de movimentos, no salto ao pé-coxinho em velocidade, no salto ao pé-coxinho entre linhas e nos abdominais. As taxas mais baixas verificaram-se na execução do salto lateral, no rolamento à frente, nas flexões de braços e no equilíbrio em bicos de pés. Os erros mais frequentes na execução do pé-coxinho dinâmico foram: o movimento exagerado dos braços, o movimento exagerado da perna oposta à de sustentação, a falta de fluência rítmica de movimento e prender um braço ao lado do corpo. Este estudo reforça que é essencial desenvolver sessões de motricidade infantil de forma sistemática, com intencionalidade educativa para que as crianças atinjam um nível maturo das habilidades motoras fundamentais.The present report was elaborated for the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (STP II) of the Master’s degree in Preschool Education, at the higher School of Education of Viana do Castelo. During STP II, an intervention program was developed aiming to improve stationary skills of preschool children. In order to assess this intervention’s efficiency, a quantitative and descriptive/comparative study was conducted with the following goals: i) to describe and compare the children’s motor performance before and after the motor intervention; ii) to compare the motor development between boys and girls; and last, iii) to determine the most common errors in performing the dynamic one-legged hop after the intervention. A total of twenty one children (12 boys and 9 girls) between ages of four and five participated in this study. The stationary skills were assessed by the Peabody Developmental Motor Scales-2, before and after the intervention. The most developmental difficulties in hopping were determined according the Gallahue and Ozmun criteria (2005). Overall, children improved their stationary skills after nine physical education lessons. Statistically significant improvements were seen in the following motor tests:standing on tiptoes, hopping between lines, jumping sideways, and the push-ups. The highest rates were registered in imitating movements, hopping, and sit-ups. The lower rates were registered in the execution of the jumping sideways, rolling forward, push-ups and standing on tiptoes The most common errors in hopping were: exaggerated movements of arms,exaggerated movement of non supporting leg, the lack of rhythmical fluidity of movement, and tying one arm to side of body. Finally, the girls performed better in some stationary skills. This study reinforces that the structured physical activity is essential to achieve a mature level of fundamental motor skills.2015-11-20T15:59:31Z2013-10-10T00:00:00Z2013-10-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1393TID:201508621porDias, Renata Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:51Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1393Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:06.971128Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento das habilidades posturais: um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar
title O desenvolvimento das habilidades posturais: um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar
spellingShingle O desenvolvimento das habilidades posturais: um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar
Dias, Renata Ferreira
Desenvolvimento motor
Habilidades posturais
Equilíbrio
Educação pré-escolar
Motor development
Stationary skills
Balance
Preschool education
title_short O desenvolvimento das habilidades posturais: um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar
title_full O desenvolvimento das habilidades posturais: um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar
title_fullStr O desenvolvimento das habilidades posturais: um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed O desenvolvimento das habilidades posturais: um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar
title_sort O desenvolvimento das habilidades posturais: um estudo de intervenção com crianças em idade pré-escolar
author Dias, Renata Ferreira
author_facet Dias, Renata Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Renata Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
Habilidades posturais
Equilíbrio
Educação pré-escolar
Motor development
Stationary skills
Balance
Preschool education
topic Desenvolvimento motor
Habilidades posturais
Equilíbrio
Educação pré-escolar
Motor development
Stationary skills
Balance
Preschool education
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Durante PES II foi desenvolvido um estudo de intervenção que visou melhorar o desempenho das crianças ao nível das habilidades posturais. Com intuito de avaliar a eficácia desta intervenção, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo/comparativo foi conduzido com os seguintes objetivos: i) descrever e comparar o desempenho motor das crianças antes e após a intervenção motora; ii) comparar o desempenho motor dos rapazes e as raparigas; e por último, iii) determinar os erros mais frequentes na realização do pé-coxinho dinâmico. Participaram no estudo vinte e uma crianças (12 meninos e 9 meninas) com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos de idade, de um Jardim-de-Infância, do Agrupamento de Escolas do Atlântico. O desempenho motor foi avaliado, através da bateria PDMS – 2 (Peabody Developmental Motor Scales-2), antes e após a intervenção. Os erros mais comuns na execução do pé-coxinho foram determinados de acordo com critérios de Gallahue e Ozmun (2005). Em termos globais, as crianças melhoraram o desempenho das habilidades posturais após nove sessões de motricidade infantil. Particularmente, no teste de equilíbrio em bicos de pés, saltar ao pé-coxinho entre linhas, salto lateral e no teste de flexões de braços registaram-se progressos significativamente estatísticos. As taxas mais altas foram registadas na imitação de movimentos, no salto ao pé-coxinho em velocidade, no salto ao pé-coxinho entre linhas e nos abdominais. As taxas mais baixas verificaram-se na execução do salto lateral, no rolamento à frente, nas flexões de braços e no equilíbrio em bicos de pés. Os erros mais frequentes na execução do pé-coxinho dinâmico foram: o movimento exagerado dos braços, o movimento exagerado da perna oposta à de sustentação, a falta de fluência rítmica de movimento e prender um braço ao lado do corpo. Este estudo reforça que é essencial desenvolver sessões de motricidade infantil de forma sistemática, com intencionalidade educativa para que as crianças atinjam um nível maturo das habilidades motoras fundamentais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-10T00:00:00Z
2013-10-10
2015-11-20T15:59:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1393
TID:201508621
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1393
identifier_str_mv TID:201508621
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131516858531840