Influência das relações da vida real na construção de conhecimento em mundos virtuais – Estudo preliminar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Ana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Bettencourt da Cruz, Teresa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/3927
Resumo: Esta comunicação pretende apresentar uma investigação que está a ser desenvolvida pelas autoras no âmbito de um programa doutoral, com o intuito de determinar formas de aperfeiçoar as situações de ensino‐aprendizagem no ensino superior, baseadas em experiências levadas a cabo em mundos virtuais imersivos. As autoras aperceberam‐se que, hoje em dia, os cursos de ensino superior nem sempre preenchem as necessidades da maioria dos estudantes. Eles pertencem a uma geração multitarefa e em rede, e o que recebem das estratégias de ensino‐aprendizagem de hoje em dia não os prepara para serem cidadãos críticos nem lhes fornece as competências necessárias para que sejam autónomos e construtores de conhecimento. Pensamos que poderemos retirar vantagem dos recursos disponíveis nos mundos virtuais imersivos para ultrapassar esta situação e transferir para a vida real. Para atingirmos este fim necessitamos, numa primeira instancia, de perceber como ocorrem as interacções sociais nestes ambientes (em particular em Second Life), como crescem e como se desenvolvem. O que apresentamos aqui é uma amostra preliminar do que pretendemos com a investigação. Lançaremos algumas questões, as mesmas que nos despertaram para a exploração deste assunto.
id RCAP_d4783e6225d6cc4006aa1316f052c59f
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência das relações da vida real na construção de conhecimento em mundos virtuais – Estudo preliminarsecond lifemundos virtuaisconstrução de conhecimentorelações inter‐pessoaisinteracçõesEsta comunicação pretende apresentar uma investigação que está a ser desenvolvida pelas autoras no âmbito de um programa doutoral, com o intuito de determinar formas de aperfeiçoar as situações de ensino‐aprendizagem no ensino superior, baseadas em experiências levadas a cabo em mundos virtuais imersivos. As autoras aperceberam‐se que, hoje em dia, os cursos de ensino superior nem sempre preenchem as necessidades da maioria dos estudantes. Eles pertencem a uma geração multitarefa e em rede, e o que recebem das estratégias de ensino‐aprendizagem de hoje em dia não os prepara para serem cidadãos críticos nem lhes fornece as competências necessárias para que sejam autónomos e construtores de conhecimento. Pensamos que poderemos retirar vantagem dos recursos disponíveis nos mundos virtuais imersivos para ultrapassar esta situação e transferir para a vida real. Para atingirmos este fim necessitamos, numa primeira instancia, de perceber como ocorrem as interacções sociais nestes ambientes (em particular em Second Life), como crescem e como se desenvolvem. O que apresentamos aqui é uma amostra preliminar do que pretendemos com a investigação. Lançaremos algumas questões, as mesmas que nos despertaram para a exploração deste assunto.This paper intends to present a PhD research that is being developed by the authors, with the intention to determine how to improve teaching and learning situations, at the university level, based on experiences in immersive virtual worlds. The authors have realized that nowadays courses don’t fulfill our students’ needs. They belong to a networked and multitasking generation, and what they get from today’s teaching strategy doesn’t prepare them to be critical citizens and professional workers on their specialty, nor give them the skills and competences needed to be autonomous and creators of knowledge. It is our belief that we can take advantage from the immersive virtual worlds’ resources to overcome this situation and there for to transfer it to real life. In order to achieve this we need, at the first instance, to understand how social interactions occur in these environments (in particular at Second Life®), how they grow and how they are developed. What we present here is a preliminary sample of what we intend to work on. We will launch some questions, the same ones that make us very excited to explore this subjectCentro de Competência da Universidade do MinhoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLoureiro, AnaBettencourt da Cruz, Teresa Maria2022-03-30T20:25:03Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3927porLoureiro, A. e Bettencourt, T. (2009). Influência das relações da vida real na construção de conhecimento em mundos virtuais – Estudo preliminar. In Dias, P. e Osório, A. (Eds.). Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2009 (pp. 1437-1450). (CD-ROM) (ISBN: 978-972-98456-6-6)978-972-98456-6-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:36:22Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:36.724664Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência das relações da vida real na construção de conhecimento em mundos virtuais – Estudo preliminar
title Influência das relações da vida real na construção de conhecimento em mundos virtuais – Estudo preliminar
spellingShingle Influência das relações da vida real na construção de conhecimento em mundos virtuais – Estudo preliminar
Loureiro, Ana
second life
mundos virtuais
construção de conhecimento
relações inter‐pessoais
interacções
title_short Influência das relações da vida real na construção de conhecimento em mundos virtuais – Estudo preliminar
title_full Influência das relações da vida real na construção de conhecimento em mundos virtuais – Estudo preliminar
title_fullStr Influência das relações da vida real na construção de conhecimento em mundos virtuais – Estudo preliminar
title_full_unstemmed Influência das relações da vida real na construção de conhecimento em mundos virtuais – Estudo preliminar
title_sort Influência das relações da vida real na construção de conhecimento em mundos virtuais – Estudo preliminar
author Loureiro, Ana
author_facet Loureiro, Ana
Bettencourt da Cruz, Teresa Maria
author_role author
author2 Bettencourt da Cruz, Teresa Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Ana
Bettencourt da Cruz, Teresa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv second life
mundos virtuais
construção de conhecimento
relações inter‐pessoais
interacções
topic second life
mundos virtuais
construção de conhecimento
relações inter‐pessoais
interacções
description Esta comunicação pretende apresentar uma investigação que está a ser desenvolvida pelas autoras no âmbito de um programa doutoral, com o intuito de determinar formas de aperfeiçoar as situações de ensino‐aprendizagem no ensino superior, baseadas em experiências levadas a cabo em mundos virtuais imersivos. As autoras aperceberam‐se que, hoje em dia, os cursos de ensino superior nem sempre preenchem as necessidades da maioria dos estudantes. Eles pertencem a uma geração multitarefa e em rede, e o que recebem das estratégias de ensino‐aprendizagem de hoje em dia não os prepara para serem cidadãos críticos nem lhes fornece as competências necessárias para que sejam autónomos e construtores de conhecimento. Pensamos que poderemos retirar vantagem dos recursos disponíveis nos mundos virtuais imersivos para ultrapassar esta situação e transferir para a vida real. Para atingirmos este fim necessitamos, numa primeira instancia, de perceber como ocorrem as interacções sociais nestes ambientes (em particular em Second Life), como crescem e como se desenvolvem. O que apresentamos aqui é uma amostra preliminar do que pretendemos com a investigação. Lançaremos algumas questões, as mesmas que nos despertaram para a exploração deste assunto.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2022-03-30T20:25:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/3927
url http://hdl.handle.net/10400.15/3927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Loureiro, A. e Bettencourt, T. (2009). Influência das relações da vida real na construção de conhecimento em mundos virtuais – Estudo preliminar. In Dias, P. e Osório, A. (Eds.). Actas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2009 (pp. 1437-1450). (CD-ROM) (ISBN: 978-972-98456-6-6)
978-972-98456-6-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Competência da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Competência da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551341090766848