Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Joana Patrícia Agostinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2874
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_d47b29daad84bcf6107f3adf0e942d0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º anoTecnologias de informação e comunicaçãoRecursos educativos digitais1º ciclo do ensino básicoPrática de ensino supervisionadaCommunication, information technologiesDigital education resources1st cycle of basic educationSupervised practical educationRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório de estágio foi realizado para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau mestre em Educação Pré-Escola e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O estudo foi concretizado numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB, constituída por 27 alunos, na Escola EB1 Quinta da Granja, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). O objetivo da investigação pretende averiguar quais os potenciais contributos que a utilização complementar de um recurso em formato digital, com a utilização de um recurso em formato papel, pode contribuir para melhorar a motivação e o envolvimento dos alunos no sentido de promover mais e melhores aprendizagens. A questão de investigação que norteou a intervenção prática foi a seguinte: «Em que medida a utilização dos RED - Recursos Educativos Digitais – poderá melhorar o processo de ensino e aprendizagem?». Partindo desta questão, os objetivos formulados foram: 1. Promover a utilização das TIC em contexto educativo; 2. Enquadrar a utilização dos RED – Recursos Educativos Digitais - no processo de ensino e de aprendizagem; 3. Investigar quais as potencialidades do RED na promoção de aprendizagens mais significativas; 4. Implementar a diversificação de recursos educativos em contexto de sala de aula: formato papel (manual escolar) e formato digital (RED). Relativamente ao tipo de investigação, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas as notas de campo, a observação participante, a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e os registos fotográficos. Nesta recolha de dados houve a participação direta dos alunos da turma, da Orientadora Cooperante, do «Par Pedagógico» e dos professores titulares de turma da Escola EB1 Quinta da Granja. Os resultados obtidos após a análise e tratamento dos dados permitiram concluir que ao utilizar este RED os alunos demonstraram terem adquirido aprendizagens mais significativas, pelo facto de se terem potenciado níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa no decorrer das atividades propostas.Abstract - The current internship report was drown up to fulfil the necessary prerequisites to obtain the de degree of master in nursery and primary school education. Research was conducted in a 1st year class of the 1st Basic education cycle, comprised of 27 students, of the “Quinta da Granja” school where the supervised internship took place. The objective of the present research is to ascertain the potential contributions of a complementary digital resource along with the traditional paper resource as to better motivate and involve the students, promoting greater and better learning. The starting question that guided this practical intervention is as follows: « To what extent do the use of DER-Digital Education Resources, better the teaching and learning process? » From this starting point the objectives are: 1- Promote the use of information and communication technologies in the education process; 2- Put into context the use of DER- Digital Education Resources in the teaching/ learning process; 3- Look into the potential of DER in promoting significant learning; 4- Implementing the diversification of educational resources in the classroom: paper format (school book) and digital format (DER). Relating to the kind of research, the adopted methodology was of a qualitative nature, based on active research. The data collection techniques used where, field notes participant observation, semi structured interviews, questionnaire surveys and photographic records. This data collection counted with the direct participation of students, of cooperating teacher, the «pedagogical pair» and the head teachers of “Quinta da Granja EB1” School. The results obtained, following the analysis and treatment of data, concluded that the use of DER led the students to a more in depth learning, by the fact that they promote higher levels of interest, commitment motivation, involvement and initiative in the course of the proposed activities.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRibeiro, Joana Patrícia Agostinho2015-07-07T09:42:06Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2874TID:201039672porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:05Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:06.191236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano
title Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano
spellingShingle Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano
Ribeiro, Joana Patrícia Agostinho
Tecnologias de informação e comunicação
Recursos educativos digitais
1º ciclo do ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Communication, information technologies
Digital education resources
1st cycle of basic education
Supervised practical education
title_short Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano
title_full Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano
title_fullStr Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano
title_full_unstemmed Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano
title_sort Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano
author Ribeiro, Joana Patrícia Agostinho
author_facet Ribeiro, Joana Patrícia Agostinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Joana Patrícia Agostinho
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de informação e comunicação
Recursos educativos digitais
1º ciclo do ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Communication, information technologies
Digital education resources
1st cycle of basic education
Supervised practical education
topic Tecnologias de informação e comunicação
Recursos educativos digitais
1º ciclo do ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Communication, information technologies
Digital education resources
1st cycle of basic education
Supervised practical education
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07T09:42:06Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2874
TID:201039672
url http://hdl.handle.net/10400.11/2874
identifier_str_mv TID:201039672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130802898862080