Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2874 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
id |
RCAP_d47b29daad84bcf6107f3adf0e942d0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2874 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º anoTecnologias de informação e comunicaçãoRecursos educativos digitais1º ciclo do ensino básicoPrática de ensino supervisionadaCommunication, information technologiesDigital education resources1st cycle of basic educationSupervised practical educationRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório de estágio foi realizado para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau mestre em Educação Pré-Escola e Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico. O estudo foi concretizado numa turma do 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB, constituída por 27 alunos, na Escola EB1 Quinta da Granja, onde se realizou a Prática de Ensino Supervisionada (PES). O objetivo da investigação pretende averiguar quais os potenciais contributos que a utilização complementar de um recurso em formato digital, com a utilização de um recurso em formato papel, pode contribuir para melhorar a motivação e o envolvimento dos alunos no sentido de promover mais e melhores aprendizagens. A questão de investigação que norteou a intervenção prática foi a seguinte: «Em que medida a utilização dos RED - Recursos Educativos Digitais – poderá melhorar o processo de ensino e aprendizagem?». Partindo desta questão, os objetivos formulados foram: 1. Promover a utilização das TIC em contexto educativo; 2. Enquadrar a utilização dos RED – Recursos Educativos Digitais - no processo de ensino e de aprendizagem; 3. Investigar quais as potencialidades do RED na promoção de aprendizagens mais significativas; 4. Implementar a diversificação de recursos educativos em contexto de sala de aula: formato papel (manual escolar) e formato digital (RED). Relativamente ao tipo de investigação, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas as notas de campo, a observação participante, a entrevista semiestruturada, o inquérito por questionário e os registos fotográficos. Nesta recolha de dados houve a participação direta dos alunos da turma, da Orientadora Cooperante, do «Par Pedagógico» e dos professores titulares de turma da Escola EB1 Quinta da Granja. Os resultados obtidos após a análise e tratamento dos dados permitiram concluir que ao utilizar este RED os alunos demonstraram terem adquirido aprendizagens mais significativas, pelo facto de se terem potenciado níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa no decorrer das atividades propostas.Abstract - The current internship report was drown up to fulfil the necessary prerequisites to obtain the de degree of master in nursery and primary school education. Research was conducted in a 1st year class of the 1st Basic education cycle, comprised of 27 students, of the “Quinta da Granja” school where the supervised internship took place. The objective of the present research is to ascertain the potential contributions of a complementary digital resource along with the traditional paper resource as to better motivate and involve the students, promoting greater and better learning. The starting question that guided this practical intervention is as follows: « To what extent do the use of DER-Digital Education Resources, better the teaching and learning process? » From this starting point the objectives are: 1- Promote the use of information and communication technologies in the education process; 2- Put into context the use of DER- Digital Education Resources in the teaching/ learning process; 3- Look into the potential of DER in promoting significant learning; 4- Implementing the diversification of educational resources in the classroom: paper format (school book) and digital format (DER). Relating to the kind of research, the adopted methodology was of a qualitative nature, based on active research. The data collection techniques used where, field notes participant observation, semi structured interviews, questionnaire surveys and photographic records. This data collection counted with the direct participation of students, of cooperating teacher, the «pedagogical pair» and the head teachers of “Quinta da Granja EB1” School. The results obtained, following the analysis and treatment of data, concluded that the use of DER led the students to a more in depth learning, by the fact that they promote higher levels of interest, commitment motivation, involvement and initiative in the course of the proposed activities.Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRibeiro, Joana Patrícia Agostinho2015-07-07T09:42:06Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2874TID:201039672porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:05Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:06.191236Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano |
title |
Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano |
spellingShingle |
Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano Ribeiro, Joana Patrícia Agostinho Tecnologias de informação e comunicação Recursos educativos digitais 1º ciclo do ensino básico Prática de ensino supervisionada Communication, information technologies Digital education resources 1st cycle of basic education Supervised practical education |
title_short |
Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano |
title_full |
Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano |
title_fullStr |
Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano |
title_full_unstemmed |
Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano |
title_sort |
Contributo da utilização dos recursos educativos digitais (RED) no 1.º ciclo do ensino básico : aula digital : o mundo da carochinha 1.º ano |
author |
Ribeiro, Joana Patrícia Agostinho |
author_facet |
Ribeiro, Joana Patrícia Agostinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Joana Patrícia Agostinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de informação e comunicação Recursos educativos digitais 1º ciclo do ensino básico Prática de ensino supervisionada Communication, information technologies Digital education resources 1st cycle of basic education Supervised practical education |
topic |
Tecnologias de informação e comunicação Recursos educativos digitais 1º ciclo do ensino básico Prática de ensino supervisionada Communication, information technologies Digital education resources 1st cycle of basic education Supervised practical education |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-07T09:42:06Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2874 TID:201039672 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2874 |
identifier_str_mv |
TID:201039672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130802898862080 |