O papel da escola para as crianças e jovens das comunidades ciganas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Mariana Raquel Cabral
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3293
Resumo: A escola deve aproximar culturas e assumir-se como um espaço de pertença e de partilha para as crianças e jovens ciganos, tendo em consideração as suas espectativas e estimulando os seus interesses (ACIDI, 2013). Ao longo dos últimos anos tem sido dado cada vez mais destaque ao contexto escolar e ao papel da educação no futuro das crianças e jovens. No entanto, será que são tidas em conta as especificidades das crianças e jovens ciganos? O presente trabalho de projeto aborda o papel da escola nas aspirações futuras das crianças e jovens, aliado ao estudo das comunidades ciganas. Neste sentido, de modo a perceber em que medida é que a escola influencia as aspirações futuras das crianças e jovens ciganos foi desenvolvido o presente estudo de natureza qualitativa, numa resposta social, em contexto de bairro, que intervém com este público-alvo e com as respetivas famílias através de uma relação de proximidade. A recolha dos dados e a análise dos resultados teve por base a observação direta, a análise documental e entrevistas individuais e grupais realizadas a dois técnicos do C.C, resposta social inserida no Bairro Social de P., às crianças que nele são apoiadas e a um jovem cigano estudante no Ensino Superior. Logo, este estudo tem como finalidades perceber a opinião e a motivação das crianças/jovens ciganos face à escola e a dos técnicos que os acompanham diariamente, bem como, compreender que influência é que a escola tem nas suas aspirações futuras, tendo por base, não só os dados recolhidos como também os pressupostos teóricos ligados à intervenção comunitária, à caracterização das comunidades ciganas, à infância e juventude, ao papel da escola e ao conceito de aspirações futuras. Isto culmina numa proposta de intervenção comunitária tendo em consideração uma das necessidades encontradas ao longo do processo de investigação.
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