A inclusão dos alunos da comunidade cigana numa escola pública da Área Metropolitana de Lisboa – Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pombeiro, Sónia Maria Carvoeiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/61137
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023
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spelling A inclusão dos alunos da comunidade cigana numa escola pública da Área Metropolitana de Lisboa – Um estudo de casoDiretores de estabelecimentos de ensinoComunidade ciganaInclusãoSegregaçãoEquidadeIntervenção comunitáriaDissertações de mestrado - 2023Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de Especialidade em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023O Decreto-Lei n.º 75/2008 reforçou a autonomia e a flexibilização organizacional e pedagógica, criando em simultâneo o cargo de Diretor, responsável pela gestão administrativa, financeira e pedagógica, alterando assim o anterior órgão de gestão colegial para um órgão de gestão unipessoal. O Decreto-Lei n.º 54/2018 estabeleceu princípios e normas para garantir a inclusão de todos os alunos, permitindo a cada escola delinear o seu modo de atuação. Estes dois diplomas, em conjunto, permitem, ao mesmo tempo que exigem, que cada Diretor adapte processos e mobilize os meios de que dispõe para que todos os alunos aprendam e participem. Os alunos da comunidade cigana parecem constituir um desafio acrescido, pois continuam a apresentar baixos índices de escolaridade, elevadas taxas de absentismo e abandono escolar. O Agrupamento de escolas (AE) no qual este estudo se centrou, situado na Área Metropolitana de Lisboa, não é exceção. Os alunos da comunidade cigana apresentam elevadas taxas de absentismo, comportamentos irregulares, retenções e risco de abandono escolar. Por essa razão, no âmbito desta dissertação de Mestrado em Educação, especialidade em Administração Educacional, pretendemos compreender que estratégias e medidas têm sido promovidas para promover a inclusão dos alunos da comunidade cigana. Para isso, analisámos as perceções da Diretora, equipa da Direção, Coordenador da Escola e Equipa de Intervenção Comunitária (composta por uma Psicóloga e uma Assistente Social) relativamente aos fatores que impedem e potenciam a inclusão dos alunos da comunidade cigana. Combinámos a realização de entrevistas semi-diretivas com a análise documental, a observação participante e o registo de um diário de campo. Entre as diferentes estratégias implementadas neste AE para reduzir as elevadas taxas de insucesso escolar dos alunos ciganos, destaca-se o Projeto Turma Mais, ao abrigo do qual os alunos mais velhos da comunidade cigana frequentavam aulas de Português e Matemática em conjunto, separados das suas turmas de origem. Este projeto contribuiu para que cerca de metade dos alunos que o frequentaram conseguissem ter concluído o 2.º ciclo. Ainda assim, não terá continuidade, dado que o comportamento e a assiduidade dos estudantes ciganos não melhoraram significativamente. Neste AE parece predominar uma grande desmotivação por não se terem conseguido obter os resultados esperados com os projetos implementados e uma descrença relativamente à possibilidade de se conseguir vir a promover a inclusão dos estudantes ciganos na escola. Colocando a tónica da resolução do problema na necessidade de alteração de comportamentos por parte da comunidade cigana, os atores escolares não põem em causa o modo como a instituição escolar, os programas e as metodologias de ensino-aprendizagem continuam a ser organizados. Já as técnicas (Psicóloga e Assistente Social) entendem que a escola deveria passar a disponibilizar um outro tipo de ofertas formativas e desenvolver estratégias pedagógico-didáticas de natureza mais prática e adequada aos interesses dos alunos da comunidade cigana. A cultura ágrafa da comunidade cigana, baseada na transmissão oral, sem escrita, diverge substancialmente da cultura letrada da escola. Esta diferença basilar cria desconfiança e resistência por parte da comunidade cigana e incompreensão por parte da escola. Apenas um trabalho consistente e continuado de parceria entre a escola, instituições de intervenção social e a comunidade cigana poderá diminuir o fosso que persiste entre estas instituições e resultar em processos de inclusão.Decree-Law no. 75/2008 reinforced autonomy, organizational and pedagogical flexibility and simultaneously created the Director figure, responsible for administrative, financial and pedagogical management, changing the former collegial management body to a single member management. Decree-Law no. 54/2018 established principles and norms to ensure all students’ inclusion, allowing each school to outline its strategies. These two legal documents allow, and at the same time require, each Director to adapt processes and mobilize the available resources so that all students can learn and participate. Roma community students seem to be an added challenge, as they continue to have low levels of education, high rates of absenteeism and school dropout. The School Group on which this study focused, located in the Lisbon Metropolitan Area, is no exception. Students from the Roma community have high rates of absenteeism, irregular behavior, retention and risk of dropping out of school. For this reason, within the scope of this Master's thesis in Education, specialty in Educational Administration, we intend to understand what strategies and measures have been promoted to promote the inclusion of Roma students. To do this, we analyzed the perceptions of the Director, Management Team, School Coordinator and Community Intervention Team (Psychologist and Social Worker) regarding the factors that interfere and enhance the inclusion of Roma students. We combined semi-directive interviews, document analysis, participant observation and a field journal. Among the different strategies implemented in this School Group to reduce the high rates of academic failure among Roma students, the Turma Mais Project stands out. Older Roma students attended Portuguese and Mathematics classes together, separated from their origin classes. This project helped around half of the students who attended it to complete the 2nd stage of basic education. However, it will not continue, given that the behavior and attendance of Roma students have not improved significantly. A great lack of motivation seems to prevail in this School Group, because the results from the implemented projects have not been as good as expected and also a disbelief regarding the possibility of being able to promote the inclusion of Roma students in school. Focusing on changing the behaviour of the Roma community to solve the problems, school actors do not question the way in which the school institution, programs and teaching-learning methodologies continue to be organized. The technicians (Psychologist and Social Worker) think that the school should start presenting a wider range of training offers and develop pedagogical-didactic strategies with a more practical nature and adapted to the interests of Roma students. The Roma community unscripted culture, based on oral transmission, with no writing, dissents substantially from the literate culture of the majority society, of school. This key difference generates suspicion and resistance on the part of the Roma community and misunderstanding on the part of the school. Only consistent and continued combined work between school, social intervention institutions and the Roma community can reduce the existing gap.Melo, Benedita Portugal eRepositório da Universidade de LisboaPombeiro, Sónia Maria Carvoeiro2023-12-05T10:02:38Z20232023-10-032023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61137porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:25:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:25:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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