O Twitter: interação com a comunidade educativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Jorge
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sobral, Sónia Rolland
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1245
Resumo: Este presente trabalho enquadra-se na investigação “O Twitter na vida escolar- Interação entre uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e a Comunidade Educativa”, realizado na Escola Básica de Moinhos, conselho de Paredes. O estudo assentou sobre a aplicação de um inquérito, análise de dados, relatos escritos, os tweets, assim como sobre atividades desenvolvidas dentro e fora do ambiente escolar. O seu tratamento é de natureza qualitativa: análise, de uma forma não formal, de conteúdo, relacionamento de dados e informações, sustentação de argumentos com base na multiplicidade de fontes e sua coerência. Ligando a Escola e Comunidade Educativa e com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mais concretamente o Twitter, pretende-se avaliar em que medida esta tecnologia se tornar numa mais-valia na aproximação entre estes agentes, sobretudo entre a Escola e os Pais/Encarregados de Educação.
id RCAP_d49ac4eff2e087f745b658bef59e314a
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/1245
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Twitter: interação com a comunidade educativa.TwitterTICComunidade educacionalEste presente trabalho enquadra-se na investigação “O Twitter na vida escolar- Interação entre uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e a Comunidade Educativa”, realizado na Escola Básica de Moinhos, conselho de Paredes. O estudo assentou sobre a aplicação de um inquérito, análise de dados, relatos escritos, os tweets, assim como sobre atividades desenvolvidas dentro e fora do ambiente escolar. O seu tratamento é de natureza qualitativa: análise, de uma forma não formal, de conteúdo, relacionamento de dados e informações, sustentação de argumentos com base na multiplicidade de fontes e sua coerência. Ligando a Escola e Comunidade Educativa e com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mais concretamente o Twitter, pretende-se avaliar em que medida esta tecnologia se tornar numa mais-valia na aproximação entre estes agentes, sobretudo entre a Escola e os Pais/Encarregados de Educação.Universidade Portucalense2015-07-01T11:22:49Z2015-07-012014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/1245http://hdl.handle.net/11328/1245porSampaio, J., & Sobral, S. R. (2014). O Twitter: interação com a comunidade educativa. Revista DICT, 5, 25-30.1647-4023Sampaio, JorgeSobral, Sónia Rollandinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:12:59Zoai:repositorio.upt.pt:11328/1245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:41:32.425806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Twitter: interação com a comunidade educativa.
title O Twitter: interação com a comunidade educativa.
spellingShingle O Twitter: interação com a comunidade educativa.
Sampaio, Jorge
Twitter
TIC
Comunidade educacional
title_short O Twitter: interação com a comunidade educativa.
title_full O Twitter: interação com a comunidade educativa.
title_fullStr O Twitter: interação com a comunidade educativa.
title_full_unstemmed O Twitter: interação com a comunidade educativa.
title_sort O Twitter: interação com a comunidade educativa.
author Sampaio, Jorge
author_facet Sampaio, Jorge
Sobral, Sónia Rolland
author_role author
author2 Sobral, Sónia Rolland
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Jorge
Sobral, Sónia Rolland
dc.subject.por.fl_str_mv Twitter
TIC
Comunidade educacional
topic Twitter
TIC
Comunidade educacional
description Este presente trabalho enquadra-se na investigação “O Twitter na vida escolar- Interação entre uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e a Comunidade Educativa”, realizado na Escola Básica de Moinhos, conselho de Paredes. O estudo assentou sobre a aplicação de um inquérito, análise de dados, relatos escritos, os tweets, assim como sobre atividades desenvolvidas dentro e fora do ambiente escolar. O seu tratamento é de natureza qualitativa: análise, de uma forma não formal, de conteúdo, relacionamento de dados e informações, sustentação de argumentos com base na multiplicidade de fontes e sua coerência. Ligando a Escola e Comunidade Educativa e com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mais concretamente o Twitter, pretende-se avaliar em que medida esta tecnologia se tornar numa mais-valia na aproximação entre estes agentes, sobretudo entre a Escola e os Pais/Encarregados de Educação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01T00:00:00Z
2015-07-01T11:22:49Z
2015-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/1245
http://hdl.handle.net/11328/1245
url http://hdl.handle.net/11328/1245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sampaio, J., & Sobral, S. R. (2014). O Twitter: interação com a comunidade educativa. Revista DICT, 5, 25-30.
1647-4023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
publisher.none.fl_str_mv Universidade Portucalense
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134978961833984