Criação e gestão de catálogos electrónicos em museologia: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1041 |
Resumo: | Este artigo centra-se na relação entre a criação e gestão de unidades de informação museológica e as novas tecnologias da informação como meio prático de registar objectos com teor cultural e patrimonial, representativos de comportamentos sociais. Com a premissa da caracterização das colecções museológicas e o avanço tecnológico, os museus tentam adaptar algumas práticas museológicas ao panorama inovador das tecnologias informáticas. Assim, surgem os catálogos electrónicos criados a partir de Sistemas de Gestão de Colecções para os quais utilizam a hipermédia como principal meio de visualização em ambiente digital, num conjunto de elementos multimédia. A divulgação dos mesmos na Internet depende da relação dos museus com os recursos informáticos, dos quais são detentores, e das estratégias de sociabilização na difusão da informação museológica, afirmando assim a posição dos Sistemas de Gestão de Colecções na defesa dos valores de cidadania e culturais e na preservação da memória colectiva, dos quais os museus se distinguem como pioneiros. |
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Criação e gestão de catálogos electrónicos em museologia: estudo de casoCriação e gestão de catálogos electrónicos em museologia: estudo de casoCriação e gestão de catálogos electrónicos em museologia: estudo de casoCriação e gestão de catálogos electrónicos em museologia: estudo de casoArtigo breveEste artigo centra-se na relação entre a criação e gestão de unidades de informação museológica e as novas tecnologias da informação como meio prático de registar objectos com teor cultural e patrimonial, representativos de comportamentos sociais. Com a premissa da caracterização das colecções museológicas e o avanço tecnológico, os museus tentam adaptar algumas práticas museológicas ao panorama inovador das tecnologias informáticas. Assim, surgem os catálogos electrónicos criados a partir de Sistemas de Gestão de Colecções para os quais utilizam a hipermédia como principal meio de visualização em ambiente digital, num conjunto de elementos multimédia. A divulgação dos mesmos na Internet depende da relação dos museus com os recursos informáticos, dos quais são detentores, e das estratégias de sociabilização na difusão da informação museológica, afirmando assim a posição dos Sistemas de Gestão de Colecções na defesa dos valores de cidadania e culturais e na preservação da memória colectiva, dos quais os museus se distinguem como pioneiros.This article focuses on the interconnection between the creation of museum and the management of information units and the new information technologies as practical means of registering objects with cultural and heritage content. These are also analysed as representative of social behavior. Having in mind the characterization of collections and the use of technological novelties, museums try to adapt some traditional practices to the new realm of innovative computer technologies. As such, combining multimedia elements and electronic catalogs created from Collections Management Systems hypermedia used as primary resource to present museological items gained space. By posting those catalogs in the Internet the museum reveals its relationship with electronic resources. Furthermore, the socialization strategies of the museum on what concerns information dissemination are also made clearer by the use of these new collection management systems. Statements on citizenship and cultural values are made evident side by side with strategies to preserve collective memory in a field where museums have been working as pioneers.Este artigo centra-se na relação entre a criação e gestão de unidades de informação museológica e as novas tecnologias da informação como meio prático de registar objectos com teor cultural e patrimonial, representativos de comportamentos sociais. Com a premissa da caracterização das colecções museológicas e o avanço tecnológico, os museus tentam adaptar algumas práticas museológicas ao panorama inovador das tecnologias informáticas. Assim, surgem os catálogos electrónicos criados a partir de Sistemas de Gestão de Colecções para os quais utilizam a hipermédia como principal meio de visualização em ambiente digital, num conjunto de elementos multimédia. A divulgação dos mesmos na Internet depende da relação dos museus com os recursos informáticos, dos quais são detentores, e das estratégias de sociabilização na difusão da informação museológica, afirmando assim a posição dos Sistemas de Gestão de Colecções na defesa dos valores de cidadania e culturais e na preservação da memória colectiva, dos quais os museus se distinguem como pioneiros.This article focuses on the interconnection between the creation of museum and the management of information units and the new information technologies as practical means of registering objects with cultural and heritage content. These are also analysed as representative of social behavior. Having in mind the characterization of collections and the use of technological novelties, museums try to adapt some traditional practices to the new realm of innovative computer technologies. As such, combining multimedia elements and electronic catalogs created from Collections Management Systems hypermedia used as primary resource to present museological items gained space. By posting those catalogs in the Internet the museum reveals its relationship with electronic resources. Furthermore, the socialization strategies of the museum on what concerns information dissemination are also made clearer by the use of these new collection management systems. Statements on citizenship and cultural values are made evident side by side with strategies to preserve collective memory in a field where museums have been working as pioneers.Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa2012-08-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/1041por2182-29130873-819Xda Santa Vilar, Ana Sofiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:35:06Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/1041Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:24.037020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo centra-se na relação entre a criação e gestão de unidades de informação museológica e as novas tecnologias da informação como meio prático de registar objectos com teor cultural e patrimonial, representativos de comportamentos sociais. Com a premissa da caracterização das colecções museológicas e o avanço tecnológico, os museus tentam adaptar algumas práticas museológicas ao panorama inovador das tecnologias informáticas. Assim, surgem os catálogos electrónicos criados a partir de Sistemas de Gestão de Colecções para os quais utilizam a hipermédia como principal meio de visualização em ambiente digital, num conjunto de elementos multimédia. A divulgação dos mesmos na Internet depende da relação dos museus com os recursos informáticos, dos quais são detentores, e das estratégias de sociabilização na difusão da informação museológica, afirmando assim a posição dos Sistemas de Gestão de Colecções na defesa dos valores de cidadania e culturais e na preservação da memória colectiva, dos quais os museus se distinguem como pioneiros. |
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