Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Renand, Franck
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/868
Resumo: Este artigo investiga a importância da cultura na gestão global das multinacionais, em particular nos Estados Unidos,  no Japão e na Europa. Baseada em diversos estudos anteriores, a análise demonstra que os ingredientes culturais devem  ser considerados seriamente pelos executivos globais preocupados com a performance da sua organização. Além disso, o autor afirma que mesmo com a tendência uniformizante da globalização, a cultura nacional continua sendo um factor  relevante que formata o modelo de gestão das grandes empresas.
id RCAP_e27d3f05d37fb817641267d1f7b353ca
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/868
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideresPanorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideresPanorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideresPanorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideresArtigo breveEste artigo investiga a importância da cultura na gestão global das multinacionais, em particular nos Estados Unidos,  no Japão e na Europa. Baseada em diversos estudos anteriores, a análise demonstra que os ingredientes culturais devem  ser considerados seriamente pelos executivos globais preocupados com a performance da sua organização. Além disso, o autor afirma que mesmo com a tendência uniformizante da globalização, a cultura nacional continua sendo um factor  relevante que formata o modelo de gestão das grandes empresas.This article investigates the importance of culture in global management, with a focus on the US, Japan and Europe.  The analysis, which draws on various surveys, demonstrates that global managers who are concerned with their  organization performance must seriously consider cultural components. In addition, the author argues that even undersome global tendencies, national culture still remains a critical factor that shapes company’s management.Este artigo investiga a importância da cultura na gestão global das multinacionais, em particular nos Estados Unidos,  no Japão e na Europa. Baseada em diversos estudos anteriores, a análise demonstra que os ingredientes culturais devem  ser considerados seriamente pelos executivos globais preocupados com a performance da sua organização. Além disso, o autor afirma que mesmo com a tendência uniformizante da globalização, a cultura nacional continua sendo um factor  relevante que formata o modelo de gestão das grandes empresas.This article investigates the importance of culture in global management, with a focus on the US, Japan and Europe.  The analysis, which draws on various surveys, demonstrates that global managers who are concerned with their  organization performance must seriously consider cultural components. In addition, the author argues that even undersome global tendencies, national culture still remains a critical factor that shapes company’s management.Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa2012-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/868por2182-29130873-819XRenand, Franckinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T16:34:52Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:00:17.486282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres
Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres
Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres
Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres
title Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres
spellingShingle Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres
Renand, Franck
Artigo breve
title_short Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres
title_full Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres
title_fullStr Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres
title_full_unstemmed Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres
title_sort Panorama da gestão inter-cultural nas multinacionais e países lideres
author Renand, Franck
author_facet Renand, Franck
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Renand, Franck
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo breve
topic Artigo breve
description Este artigo investiga a importância da cultura na gestão global das multinacionais, em particular nos Estados Unidos,  no Japão e na Europa. Baseada em diversos estudos anteriores, a análise demonstra que os ingredientes culturais devem  ser considerados seriamente pelos executivos globais preocupados com a performance da sua organização. Além disso, o autor afirma que mesmo com a tendência uniformizante da globalização, a cultura nacional continua sendo um factor  relevante que formata o modelo de gestão das grandes empresas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/868
url https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2913
0873-819X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Fundação Fernando Pessoa/Publicações Fundação Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130468850860032