Impacto das marcas de luxo na qualidade percebida e intenção de compra do consumidor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24915 |
Resumo: | O conceito de luxo tem vindo a sofrer diversas alterações ao longo dos anos, sabe-se que o mercado de luxo está em crescimento, e que por sua vez, as estratégias de marketing desenvolvidas pelas marcas têm vindo a mudar procurando adaptar-se à mudança do mercado e às mudanças do consumo. A tendência para o crescimento do consumo de luxo surge com a simbologia de determinados bens colocarem o consumidor uma posição privilegiada na sociedade e muitos consumidores atribuírem uma maior importância ao status face à função utilitária do bem. Nos últimos anos e apesar da crise económica mundial as marcas de luxo estão em claro crescimento, o mercado torna-se cada vez mais complexo e competitivo e as marcas sentem necessidade em adaptar-se à constante mudança. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo investigar quais são as motivações de compra dos consumidores de marcas de luxo, quais as suas características e perceber se efetivamente o aumento do consumo de marcas de luxo está relacionado com o conceito de consumo conspícuo. |
id |
RCAP_d49bca83878daf56f022804a2a168c22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24915 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Impacto das marcas de luxo na qualidade percebida e intenção de compra do consumidorLuxoConsumo conspícuoComportamento ConsumidorMarketing de luxoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoO conceito de luxo tem vindo a sofrer diversas alterações ao longo dos anos, sabe-se que o mercado de luxo está em crescimento, e que por sua vez, as estratégias de marketing desenvolvidas pelas marcas têm vindo a mudar procurando adaptar-se à mudança do mercado e às mudanças do consumo. A tendência para o crescimento do consumo de luxo surge com a simbologia de determinados bens colocarem o consumidor uma posição privilegiada na sociedade e muitos consumidores atribuírem uma maior importância ao status face à função utilitária do bem. Nos últimos anos e apesar da crise económica mundial as marcas de luxo estão em claro crescimento, o mercado torna-se cada vez mais complexo e competitivo e as marcas sentem necessidade em adaptar-se à constante mudança. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo investigar quais são as motivações de compra dos consumidores de marcas de luxo, quais as suas características e perceber se efetivamente o aumento do consumo de marcas de luxo está relacionado com o conceito de consumo conspícuo.The concept of luxury has undergone several changes over the years, it is known that the luxury market is growing, and that in turn, the marketing strategies developed by brands have been changing looking to adapt to change changes in consumption. The trend towards the growth of luxury consumption comes with the symbolism of certain goods placing the consumer in a privileged position in the society and many consumers attach more importance to the status than the utilitarian function of the good. In recent years, and despite the global economic crisis, luxury brands are clearly growing, the market becomes increasingly complex and competitive, and the brands feel a need to adapt to the constant change. This sense, this dissertation aims to investigate the motivations of purchase of consumers of luxury brands, what their characteristics are and to see if the increase of consumption of luxury brands is related to the concept of conspicuous consumption.Costa, Sandra PereiraRepositório ComumFernandes, Rafaela Alexandra Leonardo2018-11-20T16:32:50Z2018-10-09T00:00:00Z2018-10-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24915202025420pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24915Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:07.715972Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto das marcas de luxo na qualidade percebida e intenção de compra do consumidor |
title |
Impacto das marcas de luxo na qualidade percebida e intenção de compra do consumidor |
spellingShingle |
Impacto das marcas de luxo na qualidade percebida e intenção de compra do consumidor Fernandes, Rafaela Alexandra Leonardo Luxo Consumo conspícuo Comportamento Consumidor Marketing de luxo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Impacto das marcas de luxo na qualidade percebida e intenção de compra do consumidor |
title_full |
Impacto das marcas de luxo na qualidade percebida e intenção de compra do consumidor |
title_fullStr |
Impacto das marcas de luxo na qualidade percebida e intenção de compra do consumidor |
title_full_unstemmed |
Impacto das marcas de luxo na qualidade percebida e intenção de compra do consumidor |
title_sort |
Impacto das marcas de luxo na qualidade percebida e intenção de compra do consumidor |
author |
Fernandes, Rafaela Alexandra Leonardo |
author_facet |
Fernandes, Rafaela Alexandra Leonardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Sandra Pereira Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Rafaela Alexandra Leonardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Luxo Consumo conspícuo Comportamento Consumidor Marketing de luxo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Luxo Consumo conspícuo Comportamento Consumidor Marketing de luxo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
O conceito de luxo tem vindo a sofrer diversas alterações ao longo dos anos, sabe-se que o mercado de luxo está em crescimento, e que por sua vez, as estratégias de marketing desenvolvidas pelas marcas têm vindo a mudar procurando adaptar-se à mudança do mercado e às mudanças do consumo. A tendência para o crescimento do consumo de luxo surge com a simbologia de determinados bens colocarem o consumidor uma posição privilegiada na sociedade e muitos consumidores atribuírem uma maior importância ao status face à função utilitária do bem. Nos últimos anos e apesar da crise económica mundial as marcas de luxo estão em claro crescimento, o mercado torna-se cada vez mais complexo e competitivo e as marcas sentem necessidade em adaptar-se à constante mudança. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo investigar quais são as motivações de compra dos consumidores de marcas de luxo, quais as suas características e perceber se efetivamente o aumento do consumo de marcas de luxo está relacionado com o conceito de consumo conspícuo. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-20T16:32:50Z 2018-10-09T00:00:00Z 2018-10-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/24915 202025420 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/24915 |
identifier_str_mv |
202025420 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130007615832064 |