Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7313 |
Resumo: | O presente trabalho, dividido em duas partes, descreve por um lado a atividade profissional enquanto professora de Educação Física e, por outro, o estudo de caso com o tema “práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional”. O relatório da atividade profissional descreve o exercício da função de professora de EF do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário entre os anos de 2010 e 2016 incluindo um breve enquadramento biográfico e a análise reflexiva do percurso profissional. O estudo de caso apresentado teve como objetivo identificar as práticas reflexivas dos professores de Educação Física dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário das escolas Básicas e Secundárias da ilha Terceira, estudar a sua implementação e investigar o seu contributo para o desenvolvimento profissional dos professores. A recolha de dados foi colecionada através de análise documental e da aplicação de entrevista semiestruturada a uma amostra constituída por 55 docentes (num universo de 65). Através da análise de conteúdo foi possível concluir que os professores relacionam o conceito de reflexão sobre a prática com um processo de melhoria da prática pedagógica através da análise de aspetos técnicos da sua profissão. Também se constatou que as práticas reflexivas desenvolvidas não obedecem, segundo os professores, a uma metodologia rigorosa e sistemática. Apesar de todos os participantes referirem o contributo da prática reflexiva para o seu desenvolvimento profissional verificou-se que, fruto de constrangimentos de ordem pessoal e organizacional, nem sempre existe uma prática reflexiva conjunta potencializadora desse mesmo desenvolvimento. A dissertação termina assim com uma proposta de mudança em diversos intervenientes no processo educativo, desde a tutela ao professor e aluno. |
id |
RCAP_d4d092493e4d13129bd008492c7ac55c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7313 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissionalEducação físicaProfessoresDesenvolvimento profissionalPráticas reflexivasO presente trabalho, dividido em duas partes, descreve por um lado a atividade profissional enquanto professora de Educação Física e, por outro, o estudo de caso com o tema “práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional”. O relatório da atividade profissional descreve o exercício da função de professora de EF do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário entre os anos de 2010 e 2016 incluindo um breve enquadramento biográfico e a análise reflexiva do percurso profissional. O estudo de caso apresentado teve como objetivo identificar as práticas reflexivas dos professores de Educação Física dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário das escolas Básicas e Secundárias da ilha Terceira, estudar a sua implementação e investigar o seu contributo para o desenvolvimento profissional dos professores. A recolha de dados foi colecionada através de análise documental e da aplicação de entrevista semiestruturada a uma amostra constituída por 55 docentes (num universo de 65). Através da análise de conteúdo foi possível concluir que os professores relacionam o conceito de reflexão sobre a prática com um processo de melhoria da prática pedagógica através da análise de aspetos técnicos da sua profissão. Também se constatou que as práticas reflexivas desenvolvidas não obedecem, segundo os professores, a uma metodologia rigorosa e sistemática. Apesar de todos os participantes referirem o contributo da prática reflexiva para o seu desenvolvimento profissional verificou-se que, fruto de constrangimentos de ordem pessoal e organizacional, nem sempre existe uma prática reflexiva conjunta potencializadora desse mesmo desenvolvimento. A dissertação termina assim com uma proposta de mudança em diversos intervenientes no processo educativo, desde a tutela ao professor e aluno.The forward project, divided in two chapters, describes both the professional activity as a Physical Education teacher and also the case study about “reflective practices: a professional development strategy”. The professional activity is then exploited from 2010 to 2016 throughout a brief biographical framework and also the reflective analysis as a Physical Education teacher. The buildup case study aimed to identify the reflective practice among Physical Education teachers at Terceira island schools, its implementation methodology and investigate the contribution for the teacher’s professional development. Data was collected from document analysis and semi-structured interviews to a sample of 55 teachers (out of 65). Content analysis led to the connection, attributed by teacher, between continuous improvement and reflective practice of technical challenges of teacher’s job. It was also possible to assess that reflective practices used by teachers do not follow a rigorous and systematic methodology. Even though all participants refer to the reflective practice contribute to the professional development it becomes evident that collaborative reflective practice is not always done by teachers. This thesis ends with a change proposal in some of the participants in the education process, from tutorage to teachers and student.2017-02-17T14:23:46Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7313TID:201979225porRelvas, Fedra Alexandra Oliveira Barcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:10Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:18.430470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional |
title |
Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional |
spellingShingle |
Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional Relvas, Fedra Alexandra Oliveira Barcelos Educação física Professores Desenvolvimento profissional Práticas reflexivas |
title_short |
Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional |
title_full |
Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional |
title_fullStr |
Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional |
title_full_unstemmed |
Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional |
title_sort |
Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional |
author |
Relvas, Fedra Alexandra Oliveira Barcelos |
author_facet |
Relvas, Fedra Alexandra Oliveira Barcelos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Relvas, Fedra Alexandra Oliveira Barcelos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Professores Desenvolvimento profissional Práticas reflexivas |
topic |
Educação física Professores Desenvolvimento profissional Práticas reflexivas |
description |
O presente trabalho, dividido em duas partes, descreve por um lado a atividade profissional enquanto professora de Educação Física e, por outro, o estudo de caso com o tema “práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional”. O relatório da atividade profissional descreve o exercício da função de professora de EF do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário entre os anos de 2010 e 2016 incluindo um breve enquadramento biográfico e a análise reflexiva do percurso profissional. O estudo de caso apresentado teve como objetivo identificar as práticas reflexivas dos professores de Educação Física dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário das escolas Básicas e Secundárias da ilha Terceira, estudar a sua implementação e investigar o seu contributo para o desenvolvimento profissional dos professores. A recolha de dados foi colecionada através de análise documental e da aplicação de entrevista semiestruturada a uma amostra constituída por 55 docentes (num universo de 65). Através da análise de conteúdo foi possível concluir que os professores relacionam o conceito de reflexão sobre a prática com um processo de melhoria da prática pedagógica através da análise de aspetos técnicos da sua profissão. Também se constatou que as práticas reflexivas desenvolvidas não obedecem, segundo os professores, a uma metodologia rigorosa e sistemática. Apesar de todos os participantes referirem o contributo da prática reflexiva para o seu desenvolvimento profissional verificou-se que, fruto de constrangimentos de ordem pessoal e organizacional, nem sempre existe uma prática reflexiva conjunta potencializadora desse mesmo desenvolvimento. A dissertação termina assim com uma proposta de mudança em diversos intervenientes no processo educativo, desde a tutela ao professor e aluno. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-02-17T14:23:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7313 TID:201979225 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7313 |
identifier_str_mv |
TID:201979225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137150848991232 |