Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Relvas, Fedra Alexandra Oliveira Barcelos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7313
Resumo: O presente trabalho, dividido em duas partes, descreve por um lado a atividade profissional enquanto professora de Educação Física e, por outro, o estudo de caso com o tema “práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional”. O relatório da atividade profissional descreve o exercício da função de professora de EF do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário entre os anos de 2010 e 2016 incluindo um breve enquadramento biográfico e a análise reflexiva do percurso profissional. O estudo de caso apresentado teve como objetivo identificar as práticas reflexivas dos professores de Educação Física dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário das escolas Básicas e Secundárias da ilha Terceira, estudar a sua implementação e investigar o seu contributo para o desenvolvimento profissional dos professores. A recolha de dados foi colecionada através de análise documental e da aplicação de entrevista semiestruturada a uma amostra constituída por 55 docentes (num universo de 65). Através da análise de conteúdo foi possível concluir que os professores relacionam o conceito de reflexão sobre a prática com um processo de melhoria da prática pedagógica através da análise de aspetos técnicos da sua profissão. Também se constatou que as práticas reflexivas desenvolvidas não obedecem, segundo os professores, a uma metodologia rigorosa e sistemática. Apesar de todos os participantes referirem o contributo da prática reflexiva para o seu desenvolvimento profissional verificou-se que, fruto de constrangimentos de ordem pessoal e organizacional, nem sempre existe uma prática reflexiva conjunta potencializadora desse mesmo desenvolvimento. A dissertação termina assim com uma proposta de mudança em diversos intervenientes no processo educativo, desde a tutela ao professor e aluno.
id RCAP_d4d092493e4d13129bd008492c7ac55c
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/7313
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissionalEducação físicaProfessoresDesenvolvimento profissionalPráticas reflexivasO presente trabalho, dividido em duas partes, descreve por um lado a atividade profissional enquanto professora de Educação Física e, por outro, o estudo de caso com o tema “práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional”. O relatório da atividade profissional descreve o exercício da função de professora de EF do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário entre os anos de 2010 e 2016 incluindo um breve enquadramento biográfico e a análise reflexiva do percurso profissional. O estudo de caso apresentado teve como objetivo identificar as práticas reflexivas dos professores de Educação Física dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário das escolas Básicas e Secundárias da ilha Terceira, estudar a sua implementação e investigar o seu contributo para o desenvolvimento profissional dos professores. A recolha de dados foi colecionada através de análise documental e da aplicação de entrevista semiestruturada a uma amostra constituída por 55 docentes (num universo de 65). Através da análise de conteúdo foi possível concluir que os professores relacionam o conceito de reflexão sobre a prática com um processo de melhoria da prática pedagógica através da análise de aspetos técnicos da sua profissão. Também se constatou que as práticas reflexivas desenvolvidas não obedecem, segundo os professores, a uma metodologia rigorosa e sistemática. Apesar de todos os participantes referirem o contributo da prática reflexiva para o seu desenvolvimento profissional verificou-se que, fruto de constrangimentos de ordem pessoal e organizacional, nem sempre existe uma prática reflexiva conjunta potencializadora desse mesmo desenvolvimento. A dissertação termina assim com uma proposta de mudança em diversos intervenientes no processo educativo, desde a tutela ao professor e aluno.The forward project, divided in two chapters, describes both the professional activity as a Physical Education teacher and also the case study about “reflective practices: a professional development strategy”. The professional activity is then exploited from 2010 to 2016 throughout a brief biographical framework and also the reflective analysis as a Physical Education teacher. The buildup case study aimed to identify the reflective practice among Physical Education teachers at Terceira island schools, its implementation methodology and investigate the contribution for the teacher’s professional development. Data was collected from document analysis and semi-structured interviews to a sample of 55 teachers (out of 65). Content analysis led to the connection, attributed by teacher, between continuous improvement and reflective practice of technical challenges of teacher’s job. It was also possible to assess that reflective practices used by teachers do not follow a rigorous and systematic methodology. Even though all participants refer to the reflective practice contribute to the professional development it becomes evident that collaborative reflective practice is not always done by teachers. This thesis ends with a change proposal in some of the participants in the education process, from tutorage to teachers and student.2017-02-17T14:23:46Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7313TID:201979225porRelvas, Fedra Alexandra Oliveira Barcelosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:10Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7313Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:18.430470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional
title Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional
spellingShingle Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional
Relvas, Fedra Alexandra Oliveira Barcelos
Educação física
Professores
Desenvolvimento profissional
Práticas reflexivas
title_short Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional
title_full Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional
title_fullStr Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional
title_sort Práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional
author Relvas, Fedra Alexandra Oliveira Barcelos
author_facet Relvas, Fedra Alexandra Oliveira Barcelos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Relvas, Fedra Alexandra Oliveira Barcelos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Professores
Desenvolvimento profissional
Práticas reflexivas
topic Educação física
Professores
Desenvolvimento profissional
Práticas reflexivas
description O presente trabalho, dividido em duas partes, descreve por um lado a atividade profissional enquanto professora de Educação Física e, por outro, o estudo de caso com o tema “práticas reflexivas: uma estratégia de desenvolvimento profissional”. O relatório da atividade profissional descreve o exercício da função de professora de EF do 3.º ciclo do Ensino Básico e Secundário entre os anos de 2010 e 2016 incluindo um breve enquadramento biográfico e a análise reflexiva do percurso profissional. O estudo de caso apresentado teve como objetivo identificar as práticas reflexivas dos professores de Educação Física dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário das escolas Básicas e Secundárias da ilha Terceira, estudar a sua implementação e investigar o seu contributo para o desenvolvimento profissional dos professores. A recolha de dados foi colecionada através de análise documental e da aplicação de entrevista semiestruturada a uma amostra constituída por 55 docentes (num universo de 65). Através da análise de conteúdo foi possível concluir que os professores relacionam o conceito de reflexão sobre a prática com um processo de melhoria da prática pedagógica através da análise de aspetos técnicos da sua profissão. Também se constatou que as práticas reflexivas desenvolvidas não obedecem, segundo os professores, a uma metodologia rigorosa e sistemática. Apesar de todos os participantes referirem o contributo da prática reflexiva para o seu desenvolvimento profissional verificou-se que, fruto de constrangimentos de ordem pessoal e organizacional, nem sempre existe uma prática reflexiva conjunta potencializadora desse mesmo desenvolvimento. A dissertação termina assim com uma proposta de mudança em diversos intervenientes no processo educativo, desde a tutela ao professor e aluno.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-02-17T14:23:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/7313
TID:201979225
url http://hdl.handle.net/10348/7313
identifier_str_mv TID:201979225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137150848991232