Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Ruben Nave
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/12701
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_d4d77544e35211c815e56879b747df3b
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/12701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboabranding de lugaresbrandingmarketing de locaismarketing de cidadesatração de investimentocidade startupLisboaplace brandingplace marketingcity marketinginvestment attractionstartup cityLisbonMestrado em MarketingO place branding é um conceito bastante recente na área do marketing e, apesar do crescente número de publicações ainda procura uma definição e modelo de aplicação consensual. Devido à complexidade dos locais, considerando as várias dimensões e os mais variados stakeholders envolvidos torna-se uma tarefa difícil definir uma estratégia de marketing e branding para os mesmos. Como tal, o presente trabalho aborda a evolução do conceito e um conjunto de dimensões sugeridas por Kavaratzis (2009), sobre as quais os gestores das cidades devem agir, servindo também de comparação com o caso da cidade de Lisboa. Os resultados revelam que existe uma crescente importância na criação e gestão de uma marca da cidade de Lisboa, ainda que de forma embrionária, algo que não foi impeditivo de alcançar os objetivos propostos pela gestão da Câmara Municipal.Place branding is a quite recent discipline in the marketing area, and despite the growing amount of publications there is still a lack of a conclusive definition or framework about the theme. Due to the complexity of places, considering the many dimensions and stakeholders involved it becomes a difficult task to plan a marketing and branding strategy to places. As such, this work takes on the evolution of the concept and a group of dimensions sugested by Kavaratzis (2009) upon which city managers should act on, being also used to analyze the case of the city of Lisbon. Results reveal that there is a growing importance given to the creation of a brand to the city of Lisbon, yet still on a embryonic level, something that seemed to have not been an obstacle to the objetives proposed by the City Council management.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, Joanna SilveiraRepositório da Universidade de LisboaRocha, Ruben Nave2016-12-15T11:14:48Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12701porRocha, Ruben Nave (2016). "Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:47.931903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa
title Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa
spellingShingle Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa
Rocha, Ruben Nave
branding de lugares
branding
marketing de locais
marketing de cidades
atração de investimento
cidade startup
Lisboa
place branding
place marketing
city marketing
investment attraction
startup city
Lisbon
title_short Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa
title_full Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa
title_fullStr Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa
title_full_unstemmed Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa
title_sort Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa
author Rocha, Ruben Nave
author_facet Rocha, Ruben Nave
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna Silveira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Ruben Nave
dc.subject.por.fl_str_mv branding de lugares
branding
marketing de locais
marketing de cidades
atração de investimento
cidade startup
Lisboa
place branding
place marketing
city marketing
investment attraction
startup city
Lisbon
topic branding de lugares
branding
marketing de locais
marketing de cidades
atração de investimento
cidade startup
Lisboa
place branding
place marketing
city marketing
investment attraction
startup city
Lisbon
description Mestrado em Marketing
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15T11:14:48Z
2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12701
url http://hdl.handle.net/10400.5/12701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rocha, Ruben Nave (2016). "Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131074695004160