Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/12701 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboabranding de lugaresbrandingmarketing de locaismarketing de cidadesatração de investimentocidade startupLisboaplace brandingplace marketingcity marketinginvestment attractionstartup cityLisbonMestrado em MarketingO place branding é um conceito bastante recente na área do marketing e, apesar do crescente número de publicações ainda procura uma definição e modelo de aplicação consensual. Devido à complexidade dos locais, considerando as várias dimensões e os mais variados stakeholders envolvidos torna-se uma tarefa difícil definir uma estratégia de marketing e branding para os mesmos. Como tal, o presente trabalho aborda a evolução do conceito e um conjunto de dimensões sugeridas por Kavaratzis (2009), sobre as quais os gestores das cidades devem agir, servindo também de comparação com o caso da cidade de Lisboa. Os resultados revelam que existe uma crescente importância na criação e gestão de uma marca da cidade de Lisboa, ainda que de forma embrionária, algo que não foi impeditivo de alcançar os objetivos propostos pela gestão da Câmara Municipal.Place branding is a quite recent discipline in the marketing area, and despite the growing amount of publications there is still a lack of a conclusive definition or framework about the theme. Due to the complexity of places, considering the many dimensions and stakeholders involved it becomes a difficult task to plan a marketing and branding strategy to places. As such, this work takes on the evolution of the concept and a group of dimensions sugested by Kavaratzis (2009) upon which city managers should act on, being also used to analyze the case of the city of Lisbon. Results reveal that there is a growing importance given to the creation of a brand to the city of Lisbon, yet still on a embryonic level, something that seemed to have not been an obstacle to the objetives proposed by the City Council management.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, Joanna SilveiraRepositório da Universidade de LisboaRocha, Ruben Nave2016-12-15T11:14:48Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/12701porRocha, Ruben Nave (2016). "Processo integrado de place branding: : o caso da cidade de Lisboa". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:42:51Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/12701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:58:47.931903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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