Estéticas e políticas do revivalismo da sanfona em Portugal (1976-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Julieta Ferreira da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/14843
Resumo: Com a presente investigação pretendo compreender e discutir razões da reemergência da Sanfona em Portugal e compreender o papel de instrumentos musicais “antigos” e/ou “tradicionais” na construção de uma nova estética musical urbana e na afirmação de um projeto político “revolucionário”. Procurei enquadrar a revitalização da Sanfona num contexto mais alargado de valorização de instrumentos musicais populares, distinguindo este movimento de outros, igualmente assentes em processos de tradicionalização, pela importância que aqui detiveram as sonoridades da “música tradicional”, recorrendo, para tal, ao conceito de “imaginação sónica” (Sterne 2012). Comecei por analisar o movimento estético e político que surgiu em torno de grupos como o Coro da Incrível Almadense e o Coro da Juventude Musical Portuguesa – ainda durante o regime totalitário do Estado Novo – e o Grupo de Acção Cultural – Vozes na Luta, para depois me centrar no papel do Museu Nacional de Etnologia, nos seus etnólogos e nas coleções reunidas sob o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian na década de 1960, num grupo – os Gaiteiros de Lisboa – e num músico e construtor de instrumentos musicais – Carlos Guerreiro. Relativamente a este músico, realizei com a sua colaboração uma história de vida que me permitiu conhecer os protagonistas, as suas motivações e o contexto social, político, cultural e institucional do período de reemergência da Sanfona em Portugal, depois de Abril de 1974. Uma das vertentes deste estudo compreendeu uma investigação-ação com observação participante, desenvolvida no âmbito de um projeto performativo levado a cabo por mim e por Carlos Guerreiro, com a apresentação de duas sanfonas, cujo objetivo foi conhecer as especificidades performativas e características sónicas da Sanfona e discutir a sua operacionalização com instrumentos e tecnologias contemporâneas.
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