Abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18153 |
Resumo: | Este relatório pretende descrever e analisar de forma crítica e reflexiva a execução de um projeto de estágio realizado em contexto de internamento e comunidade, que se intitula abordagem psicoeducativa nos cuidados de enfermagem no âmbito da saúde mental e psiquiátrica. Com este projeto pretendi evidenciar a abordagem psicoeducativa efetuada pelo enfermeiro, na pessoa com doença mental grave e na sua família. O enfermeiro pode ajudar a pessoa com patologia mental a compreender e a lidar melhor com sua doença, minimizando os sintomas e prevenindo as recaídas. É igualmente importante capacitar a família de informação para que esta se sinta acompanhada e apoiada. As intervenções de enfermagem foram suportadas pelo pensamento de Afaf Meleis - teoria das transições, uma vez que esta teoria permite aos enfermeiros uma melhor compreensão das pessoas, nomeadamente nas situações de transição que vivenciam. Quando um elemento da família sofre de doença mental considera-se que há um processo de transição, levando a um conjunto de mudanças na situação de vida. Os enfermeiros podem marcar a diferença neste processo de transição, providenciando intervenções adequadas para ajudar as pessoas neste processo de mudança, nomeadamente, promover na pessoa com doença mental grave e na sua família a aquisição de competências que os ajudem a incorporar novos conhecimentos e a alterar comportamentos para lidar com a situação de doença. Ajudar as pessoas no processo de transição envolve o fornecimento de informação sobre a patologia e sobre os sistemas de apoio social, a promoção de ligações fortes com os outros e a orientação da pessoa/família para estratégias de adaptação à mudança. A conjugação entre os conhecimentos teóricos, a prática clínica e a reflexão sobre a mesma permitiu adquirir um conjunto de aprendizagens e vivenciar um conjunto de experiências que culminaram na aquisição de competências específicas como enfermeira especialista em saúde mental e psiquiatria. |
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