Construção e Validação de um Instrumento de Avaliação de Literacia em Saúde Mental para Adolescentes e Jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Susana Isabel Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=JdsSsV
Resumo: O conceito de Literacia em Saúde Mental é recente, tendo sido introduzido por Jorm et al. (1997), referindo-se ao conhecimento e crenças sobre as perturbações mentais e que incluiu o seu reconhecimento, gestão e prevenção. Uma vez que estas perturbações atingem uma prevalência de 15 a 20%, nos adolescentes e jovens (OMS, 2001), o aumento da Literacia em Saúde Mental nestas faixas etárias tende a aumentar resultados positivos face a estes problemas. (Kelly, Jorm e Wright, 2007). Devido à inexistência de instrumentos de avaliação da Literacia em Saúde Mental dos adolescentes e jovens em Portugal foi realizada a adaptação e validação do questionário desenvolvidodo por Jorm et al. (1997). Este processo englobou a sua tradução, a sua avaliação através da realização de um Painel de Delphi com um grupo de especialistas, da realização de um focus group de 8 adolescentes e da sua aplicação numa amostra de 468 jovens universitários. O QuALiSMental demonstrou ser um instrumento útil e adequado; é composto por questões socio-demográficas e 3 vinhetas com cenários de depressão, psicose e abuso de álcool seguidas de questões sobre reconhecimento das perturbações; intenção de procura de ajuda e barreiras percebidas; crenças e intenções sobre prestar ajuda; crenças sobre intervenções; crenças sobre prevenção; atitudes estigmatizantes e distância social; e exposição às perturbações mentais. O 3.º grupo de questões é relacionado com a exposição à informação sobre Saúde Mental e finalmente é apresentado o ICDM (Loureiro, Dias e Ferreira, 2006). Foi ainda realizado o estudo das características psicométricas do questionário que abonam em prol da sua utilização como instrumento de avaliação da Literacia em Saúde Mental de adolescentes e jovens.
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