Renderização de curvas implícitas discretizadas no domínio da imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelino, Vera Alexandra Henriques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3732
Resumo: A representação gráfica de curvas implícitas continua a ser um tópico de investigação importante em computação gráfica e geometria computacional, e tem aplicações em várias áreas de interesse como sejam, por exemplo, representação de símbolos em tipografia digital, delimitação de contornos em imagem médica gerada por tomografia axial, bem como na definição de trajetórias para a simulação de movimento de personagens em animação computacional e jogos de vídeo. De forma sumária, pode dizer-se que esta dissertação propõe um algoritmo de pixelização de curvas implícitas que, ao que parece, não tem paralelo na literatura, a não ser nos algoritmos de rasterização de linhas retas e circunferências que incorporavam os sistemas gráficos primitivos, como por exemplo o algoritmo de Bresenham. De alguma maneira, o referido algoritmo de pixelização pode ser visto como uma generalização daqueles algoritmos primitivos no sentido de que se aplica a qualquer curva implícita, mesmo que ela apresente singularidades, pontos isolados, e outros pontos críticos.
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